A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Sistema Just-in-time (JIT) X Total Quality Control (TQC) Administração da Produção Gestão em Logística

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Sistema Just-in-time (JIT) X Total Quality Control (TQC) Administração da Produção Gestão em Logística"— Transcrição da apresentação:

1 O Sistema Just-in-time (JIT) X Total Quality Control (TQC) Administração da Produção Gestão em Logística

2 Possetti/2005Adm.produção/logística Sistema JIT – Just-in-Time

3 Possetti/2005Adm.produção/logística Satisfazer as Necessidades dos Clientes è Significa entender e responder aos anseios dos clientes, fornecendo produtos de qualidade no momento em que for solicitado. 4 Entenda-se como clientes, tanto os participantes da cadeia produtiva interna como os da cadeia externa à empresa. 4 Existem várias maneiras de melhorar o relacionamento com os clientes, pode-se citar algumas: –Reduzir os custos internos dos clientes; –Produzir pequenos lotes com qualidade; –Ser flexível; –Reduzir os estoques do cliente; –Projetar em conjunto com o cliente.

4 Possetti/2005Adm.produção/logística Eliminar Desperdícios è Significa analisar todas as atividades realizadas no sistema de produção e eliminar aquelas que não agregam valor ao produto. 4 Identificar o que acrescenta valor para o cliente do produto (informações úteis para melhorar o projeto e produção dos bens/serviços), e em seguida o que não acrescenta valor. –Desperdício de superprodução; –Desperdício de espera; –Desperdício de movimentação e transporte; –Desperdício da função processamento; –Desperdício de estoques; –Desperdícios de movimentos improdutivos; –Desperdícios de produtos defeituosos.

5 Possetti/2005Adm.produção/logística Melhorar Continuamente ( Kaizen ) è Significa que nenhum dia deve se passar sem que a empresa melhore sua posição competitiva. Todos dentro da empresa são responsáveis por isto, e devem trabalhar neste sentido. 4 Desta forma um problema, ou um erro, acontecido dentro do sistema deve ser visto como uma oportunidade de melhoramento. 4 É importante, sob a ótica do melhoramento contínuo, estabelecer metas bastante otimistas, mesmo que inatingíveis, como forma de direcionar o incremento de produtividade. –Zero de defeitos; Zero de estoques; Zero de movimentações; Zero de lead time; Zero de tempos de setups; Lotes unitários.

6 Possetti/2005Adm.produção/logística Envolver Totalmente as Pessoas è Praticamente todos os aspectos relacionados à filosofia JIT/TQC requerem um envolvimento total das pessoas. è Mudanças de atitude no nível humano são solicitadas por toda a empresa, principalmente nos níveis gerenciais. 4 A gerência deve travar um compromisso pela participação das pessoas, desenvolvendo treinamentos contínuos em atividades de equipes de trabalho, com o devido aporte financeiro. è É importante deixar claro que as pessoas, e não a tecnologia, são a prioridade número um da empresa.

7 Possetti/2005Adm.produção/logística Organização e Visibilidade è A organização e a visibilidade do ambiente de trabalho é um requisito fundamental da filosofia JIT/TQC. É o início da luta contra os desperdícios e a base para a motivação das pessoas. 4 A organização do ambiente de trabalho passa pela reformulação dos layouts convencionais, pela definição de locais específicos para armazenagem de materiais em processo e ferramentas, e pela própria postura dos funcionários ao seguirem os padrões de higiene e segurança. 4 A organização leva ao benefício da visibilidade dos problemas, de forma que qualquer situação anormal seja óbvia.

8 Possetti/2005Adm.produção/logística Sistema de Produção Convencional Almoxarifado PC/MP Almoxarifado PA ? PCP Demanda ?OF/RM PMP OM OC WIP

9 Possetti/2005Adm.produção/logística Sistema de Produção JIT

10 Possetti/2005Adm.produção/logística Produção Convencional è Problemas das grandes fábricas centralizadas: 4 excessivos níveis hierárquicos; 4 dificuldades em exercer o planejamento e controle do processo produtivo; 4 gerenciamento a distância com base em relatórios periódicos; 4 busca pelo incremento da produtividade individual dos funcionários retirando-lhes funções de apoio a produção;

11 Possetti/2005Adm.produção/logística Produção Focalizada è O que se pretende com a produção focalizada é reverter esse crescimento excessivo, fazendo com que cada produto possa ser tratado como um negócio específico, com suas características produtivas e mercadológicas próprias, segundo a definição de uma estratégia competitiva adequada para cada produto. 4 as empresas dividiriam fisicamente seus recursos, montando fábricas focalizadas em produtos, ou famílias, específicos. O crescimento não se daria mais pelo aumento dos antigos departamentos e linhas de montagem, mas sim pela criação de novas unidades de negócios focalizadas

12 Possetti/2005Adm.produção/logística Produção Focalizada è Uma fábrica focalizada possui as seguintes vantagens na busca pelos princípios da filosofia JIT/TQC: 4 domínio do processo produtivo; 4 gerência junto à produção; 4 staff reduzido e exclusivo; 4 estímulo à polivalência de funções; 4 uso limitado de recursos.

13 Possetti/2005Adm.produção/logística Focalização nos processos repetitivos em lotes Layout Departamental

14 Possetti/2005Adm.produção/logística Focalização nos processos repetitivos em lotes è Fatores que justificam o layout departamental: 4 aumento da produção pelo emprego do tempo ocioso; 4 conceito contábil de valor agregado; 4 facilidade em elaborar o layout; 4 instabilidade na demanda; 4 facilidade no trato com os funcionários; 4 equipamentos de difícil integração.

15 Possetti/2005Adm.produção/logística Focalização nos processos repetitivos em lotes è A escolha indiscriminada pelo layout departamental levou a uma série de desperdícios que durante muitos anos ajudaram a deteriorar o desempenho dos sistemas produtivos com fabricação em lotes, quais sejam: 4 desperdício de superprodução; 4 desperdício de espera; 4 desperdício de movimentação e transporte; 4 desperdício de processamento; 4 desperdício de estoque; 4 desperdício de produtos defeituosos.

16 Possetti/2005Adm.produção/logística Focalização nos processos repetitivos em lotes Layout celular

17 Possetti/2005Adm.produção/logística Focalização nos processos repetitivos em lotes è Como conseqüência direta da redução dos lead times de fabricação dos itens, a adoção do layout celular aumenta a flexibilidade do sistema produtivo e diminui a necessidade de estoques em processo (WIP) entre células, pois há uma conversão mais rápida dos itens em produtos acabados, podendo-se atender diretamente a demanda com a produção. 4 Exemplo: fábrica da Azaléia em Parobé/RS. (Olympicus): –reduziu o leadtime interno de 5 dias para 3,5 horas; –reduziu o prazo de pedidos de 3 meses para 10 dias; –preço 25% abaixo dos importados similares.

18 Possetti/2005Adm.produção/logística Focalização nos processos repetitivos em lotes è Eliminando-se os estoques em processo entre máquinas, as células contribuem para a inspeção imediata da qualidade pelo próprio operador que ao manusear a peça pode pegar imediatamente o defeito, evitando sua multiplicação. 4 Fica mais fácil de se introduzir a técnica de detecção de problemas conhecida como autonomação, ou controle autônomo dos defeitos, onde procura-se incorporar ao processo produtivo um mecanismo de detecção de anormalidades e um mecanismo para parada do processo caso um problema ocorra. 4 Múltiplos operadores facilitam a detecção de problemas.

19 Possetti/2005Adm.produção/logística Focalização nos processos repetitivos em lotes è Eliminando-se os estoques em processo entre máquinas, as células contribuem para a inspeção imediata da qualidade pelo próprio operador que ao manusear a peça pode pegar imediatamente o defeito, evitando sua multiplicação. 4 Fica mais fácil de se introduzir a técnica de detecção de problemas conhecida como autonomação, ou controle autônomo dos defeitos, onde procura-se incorporar ao processo produtivo um mecanismo de detecção de anormalidades e um mecanismo para parada do processo caso um problema ocorra. 4 Múltiplos operadores facilitam a detecção de problemas.

20 Possetti/2005Adm.produção/logística Configuração das células de fabricação Flexibilidade na capacidade de produção

21 Possetti/2005Adm.produção/logística Focalização nos processos de montagem è Duas características associadas aos processos de montagem que fazem com que os processos convencionais possam ser remodelados de forma simples e com ganhos significativos. 4 a grande maioria dos processos de montagem fazem uso intensivo de mão-de-obra permitindo que técnicas motivacionais de trabalho em equipe possam ser implantadas com baixos investimentos; 4 os processos de montagem são na sua grande maioria os geradores dos estoques por toda a fábrica. O tamanho da linha está associado ao uso intensivo de estoques amortecedores (buffers) de componentes dentro dela.

22 Possetti/2005Adm.produção/logística Focalização nos processos de montagem è A proposta da produção JIT é fazer com que o layout da fábrica favoreça as ações de trabalho em grupo voltadas para a garantia da qualidade. 4 Nesse sentido as linhas de montagem devem dar prioridade ao formato em L ou U para as pequenas linhas (de dois a oito posições), e ao formato em serpentina para linhas maiores: –mesmas vantagens das células de fabricação em U; –reduz as distâncias e custos de retorno das plataformas; –favorecem a distribuição e movimentação dos estoques; –permite um layout global focalizado.


Carregar ppt "O Sistema Just-in-time (JIT) X Total Quality Control (TQC) Administração da Produção Gestão em Logística"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google