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O Sistema Just-in-time (JIT) X Total Quality Control (TQC)

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Apresentação em tema: "O Sistema Just-in-time (JIT) X Total Quality Control (TQC)"— Transcrição da apresentação:

1 O Sistema Just-in-time (JIT) X Total Quality Control (TQC)
Administração da Produção Gestão em Logística

2 Sistema JIT – Just-in-Time
Possetti/2005 Adm.produção/logística

3 Satisfazer as Necessidades dos Clientes
Significa entender e responder aos anseios dos clientes, fornecendo produtos de qualidade no momento em que for solicitado. Entenda-se como clientes, tanto os participantes da cadeia produtiva interna como os da cadeia externa à empresa. Existem várias maneiras de melhorar o relacionamento com os clientes, pode-se citar algumas: Reduzir os custos internos dos clientes; Produzir pequenos lotes com qualidade; Ser flexível; Reduzir os estoques do cliente; Projetar em conjunto com o cliente. Possetti/2005 Adm.produção/logística

4 Eliminar Desperdícios
Significa analisar todas as atividades realizadas no sistema de produção e eliminar aquelas que não agregam valor ao produto. Identificar o que acrescenta valor para o cliente do produto (informações úteis para melhorar o projeto e produção dos bens/serviços), e em seguida o que não acrescenta valor. Desperdício de superprodução; Desperdício de espera; Desperdício de movimentação e transporte; Desperdício da função processamento; Desperdício de estoques; Desperdícios de movimentos improdutivos; Desperdícios de produtos defeituosos. Possetti/2005 Adm.produção/logística

5 Melhorar Continuamente (Kaizen)
Significa que nenhum dia deve se passar sem que a empresa melhore sua posição competitiva. Todos dentro da empresa são responsáveis por isto, e devem trabalhar neste sentido. Desta forma um problema, ou um erro, acontecido dentro do sistema deve ser visto como uma oportunidade de melhoramento. É importante, sob a ótica do melhoramento contínuo, estabelecer metas bastante otimistas, mesmo que inatingíveis, como forma de direcionar o incremento de produtividade. Zero de defeitos; Zero de estoques; Zero de movimentações; Zero de lead time; Zero de tempos de setups; Lotes unitários. Possetti/2005 Adm.produção/logística

6 Envolver Totalmente as Pessoas
Praticamente todos os aspectos relacionados à filosofia JIT/TQC requerem um envolvimento total das pessoas. Mudanças de atitude no nível humano são solicitadas por toda a empresa, principalmente nos níveis gerenciais. A gerência deve travar um compromisso pela participação das pessoas, desenvolvendo treinamentos contínuos em atividades de equipes de trabalho, com o devido aporte financeiro. É importante deixar claro que as pessoas, e não a tecnologia, são a prioridade número um da empresa. Possetti/2005 Adm.produção/logística

7 Organização e Visibilidade
A organização e a visibilidade do ambiente de trabalho é um requisito fundamental da filosofia JIT/TQC. É o início da luta contra os desperdícios e a base para a motivação das pessoas. A organização do ambiente de trabalho passa pela reformulação dos layouts convencionais, pela definição de locais específicos para armazenagem de materiais em processo e ferramentas, e pela própria postura dos funcionários ao seguirem os padrões de higiene e segurança. A organização leva ao benefício da visibilidade dos problemas, de forma que qualquer situação anormal seja óbvia. Possetti/2005 Adm.produção/logística

8 Adm.produção/logística
Sistema de Produção Convencional Almoxarifado PC/MP PA ? PCP Demanda ? OF/RM PMP OM OC WIP Possetti/2005 Adm.produção/logística

9 Adm.produção/logística
Sistema de Produção JIT Possetti/2005 Adm.produção/logística

10 Produção Convencional
Problemas das grandes fábricas centralizadas: excessivos níveis hierárquicos; dificuldades em exercer o planejamento e controle do processo produtivo; gerenciamento a distância com base em relatórios periódicos; busca pelo incremento da produtividade individual dos funcionários retirando-lhes funções de apoio a produção; Possetti/2005 Adm.produção/logística

11 Adm.produção/logística
Produção Focalizada O que se pretende com a produção focalizada é reverter esse crescimento excessivo, fazendo com que cada produto possa ser tratado como um negócio específico, com suas características produtivas e mercadológicas próprias, segundo a definição de uma estratégia competitiva adequada para cada produto. as empresas dividiriam fisicamente seus recursos, montando fábricas focalizadas em produtos, ou famílias, específicos. O crescimento não se daria mais pelo aumento dos antigos departamentos e linhas de montagem, mas sim pela criação de novas unidades de negócios focalizadas Possetti/2005 Adm.produção/logística

12 Adm.produção/logística
Produção Focalizada Uma fábrica focalizada possui as seguintes vantagens na busca pelos princípios da filosofia JIT/TQC: domínio do processo produtivo; gerência junto à produção; staff reduzido e exclusivo; estímulo à polivalência de funções; uso limitado de recursos. Possetti/2005 Adm.produção/logística

13 Focalização nos processos repetitivos em lotes
Layout Departamental Possetti/2005 Adm.produção/logística

14 Focalização nos processos repetitivos em lotes
Fatores que justificam o layout departamental: aumento da produção pelo emprego do tempo ocioso; conceito contábil de “valor agregado”; facilidade em elaborar o layout; instabilidade na demanda; facilidade no trato com os funcionários; equipamentos de difícil integração. Possetti/2005 Adm.produção/logística

15 Focalização nos processos repetitivos em lotes
A escolha indiscriminada pelo layout departamental levou a uma série de desperdícios que durante muitos anos ajudaram a deteriorar o desempenho dos sistemas produtivos com fabricação em lotes, quais sejam: desperdício de superprodução; desperdício de espera; desperdício de movimentação e transporte; desperdício de processamento; desperdício de estoque; desperdício de produtos defeituosos. Possetti/2005 Adm.produção/logística

16 Focalização nos processos repetitivos em lotes
Layout celular Possetti/2005 Adm.produção/logística

17 Focalização nos processos repetitivos em lotes
Como conseqüência direta da redução dos lead times de fabricação dos itens, a adoção do layout celular aumenta a flexibilidade do sistema produtivo e diminui a necessidade de estoques em processo (WIP) entre células, pois há uma conversão mais rápida dos itens em produtos acabados, podendo-se atender diretamente a demanda com a produção. Exemplo: fábrica da Azaléia em Parobé/RS. (Olympicus): reduziu o leadtime interno de 5 dias para 3,5 horas; reduziu o prazo de pedidos de 3 meses para 10 dias; preço 25% abaixo dos importados similares. Possetti/2005 Adm.produção/logística

18 Focalização nos processos repetitivos em lotes
Eliminando-se os estoques em processo entre máquinas, as células contribuem para a inspeção imediata da qualidade pelo próprio operador que ao manusear a peça pode pegar imediatamente o defeito, evitando sua multiplicação. Fica mais fácil de se introduzir a técnica de detecção de problemas conhecida como “autonomação”, ou controle autônomo dos defeitos, onde procura-se incorporar ao processo produtivo um mecanismo de detecção de anormalidades e um mecanismo para parada do processo caso um problema ocorra. Múltiplos operadores facilitam a detecção de problemas. Possetti/2005 Adm.produção/logística

19 Focalização nos processos repetitivos em lotes
Eliminando-se os estoques em processo entre máquinas, as células contribuem para a inspeção imediata da qualidade pelo próprio operador que ao manusear a peça pode pegar imediatamente o defeito, evitando sua multiplicação. Fica mais fácil de se introduzir a técnica de detecção de problemas conhecida como “autonomação”, ou controle autônomo dos defeitos, onde procura-se incorporar ao processo produtivo um mecanismo de detecção de anormalidades e um mecanismo para parada do processo caso um problema ocorra. Múltiplos operadores facilitam a detecção de problemas. Possetti/2005 Adm.produção/logística

20 Configuração das células de fabricação
Flexibilidade na capacidade de produção Possetti/2005 Adm.produção/logística

21 Focalização nos processos de montagem
Duas características associadas aos processos de montagem que fazem com que os processos convencionais possam ser remodelados de forma simples e com ganhos significativos. a grande maioria dos processos de montagem fazem uso intensivo de mão-de-obra permitindo que técnicas motivacionais de trabalho em equipe possam ser implantadas com baixos investimentos; os processos de montagem são na sua grande maioria os geradores dos estoques por toda a fábrica. O tamanho da linha está associado ao uso intensivo de estoques amortecedores (buffers) de componentes dentro dela. Possetti/2005 Adm.produção/logística

22 Focalização nos processos de montagem
A proposta da produção JIT é fazer com que o layout da fábrica favoreça as ações de trabalho em grupo voltadas para a garantia da qualidade. Nesse sentido as linhas de montagem devem dar prioridade ao formato em “L” ou “U” para as pequenas linhas (de dois a oito posições), e ao formato em serpentina para linhas maiores: mesmas vantagens das células de fabricação em “U”; reduz as distâncias e custos de retorno das plataformas; favorecem a distribuição e movimentação dos estoques; permite um layout global focalizado. Possetti/2005 Adm.produção/logística


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