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CUSTEIO DA QUALIDADE: MENSURAÇÃO E CONTROLE

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Apresentação em tema: "CUSTEIO DA QUALIDADE: MENSURAÇÃO E CONTROLE"— Transcrição da apresentação:

1 CUSTEIO DA QUALIDADE: MENSURAÇÃO E CONTROLE
Economia globalizada; Competição de mercado; Redução de Custos; Satisfação do cliente; Melhoria da qualidade x desempenho a longo prazo.

2 Custos da Qualidade =Ferramenta de Gestão=
Objetivos Responder questões relativas à mensuração financeira da qualidade; Quantificar as perdas de oportunidades derivadas da baixa qualidade dos produtos e serviços; Direcionar e motivar os esforços de melhoria, através de linguagem compreendida por todos na empresa: A LINGUAGEM MONETÁRIA CUSTEIO DA QUALIDADE

3 Definição de qualidade
Juran – Adequação ao uso; Deming - Qualidade significa atender e, se possível, exceder as expectativas do consumidor; Crosby - Qualidade significa atender às especificações; Taguchi - A produção, o uso e o descarte de um produto sempre acarretam prejuízos para a sociedade; quanto menor for o prejuízo, melhor será a qualidade do produto. CUSTEIO DA QUALIDADE

4 Fatores que medem a satisfação do cliente
Desempenho, Estética, Facilidade de reparação, Características, Confiabilidade Durabilidade, Qualidade de Conformidade e Ajustamento para o Uso CUSTEIO DA QUALIDADE

5 Sistema Produtivo (Bens e Serviços)
INSUMOS Produtos Refugos Processo Unid.Def. Desperdícios CUSTEIO DA QUALIDADE

6 Custos da não-qualidade
Perdas Representam as unidades produzidas defeituosas e materiais desperdiçados no processo de produção; Perda Normal Resultado inerente ao processo particular de produção; Perda Anormal Não usuais, mas que podem ser controladas ou até evitadas; CUSTEIO DA QUALIDADE

7 Tratamento Contábil das Perdas
Anormal Refugo Venda Produto Período Normal CUSTEIO DA QUALIDADE

8 Tratamento Gerencial das Perdas
Identificação rápida das perdas Melhoria de qualidade Redução de custos Competitividade CUSTEIO DA QUALIDADE

9 Aumento de custos sem agregar valor.
Desperdício Aumento de custos sem agregar valor. Atividade humana que não cria valor; Erros que precisam de retificação; Procedimentos desnecessários; Movimentações de funcionários/mercadorias sem propósito; Espera por atividade anterior não realizada no prazo. CUSTEIO DA QUALIDADE

10 Tipos de Desperdícios Movimentação, fila, defeitos e inspeções, tempo de ajuste, paralisação não planejada, capacidade ociosa e capacidade humana. Visualizar as fontes de desperdícios e identificar suas causas para eliminação; Sistema de redução contínua de custos – redução de desperdícios. CUSTEIO DA QUALIDADE


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