A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A emigração de Portugal para o Brasil

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A emigração de Portugal para o Brasil"— Transcrição da apresentação:

1 A emigração de Portugal para o Brasil

2 Porque emigram os portugueses?

3 Porque emigram os portugueses?
Miséria Tradição Fuga a perseguições religiosas e politicas Missão Histórica Abertura de Horizontes

4 Miséria Os portugueses emigraram para fugir à miséria e falta de trabalho que existi nos campos e que as cidades não conseguem absorver. Nas regiões, como o Douro, Minho, as ilhas da Madeira e Açores, onde é mais notório o excesso de mão-de-obra a emigração surge como o recurso por excelência para resolver a falta de trabalho na agricultura e pesca

5 Tradição

6 Porque emigram os portugueses?
Em Portugal, numa qualquer família, havia sempre um familiar ou amigo que emigrou e que podia prestar as informações necessárias para outro o fazer. Quando os problemas se avolumavam, o português emigrava.

7 Fuga a perseguições religiosas e politicas
Nos séc. XVI e XVII, tivemos ferozes perseguições religiosas a judeus e cristão-novos. Muitos milhares foram forçados, para sobreviverem, a espalharem-se por todo o mundo. No séc. XX, as perseguições políticas entre e a fuga de centenas de milhares de jovens ao serviço militar ajudaram a engrossar este caudal emigratório.

8 Missão Histórica Desde o século XVI os portugueses tinham uma espécie de missão histórica: difundirem a cristandade pelo mundo. A emigração seria, neste aspecto, um instrumento deste desígnio nacional. No século XX, este desígnio mantinha-se à luz dos valores contemporâneos.

9 Abertura de horizontes
A situação geográfica de Portugal, entre o mar e a Espanha, num extremo da Europa, sempre provocou problemas de isolamento cultural. “As coisas chegam aqui com muito atraso”, este é o lamento que se repetiu durante séculos e que explica a partida de muitos milhares de portugueses para o estrangeiro.

10 Desde sempre o Brasil foi o território que acolheu maior número de emigrantes portugueses, fundamentalmente do Norte do país, por razões históricas, linguísticas e potencialidades económicas do território brasileiro


Carregar ppt "A emigração de Portugal para o Brasil"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google