A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Expansionismo Europeu Rumo da expansão quatrocentista Foi no início do séc. XV que a Europa sentiu necessidade de resolver problemas (falta de matérias-primas,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Expansionismo Europeu Rumo da expansão quatrocentista Foi no início do séc. XV que a Europa sentiu necessidade de resolver problemas (falta de matérias-primas,"— Transcrição da apresentação:

1

2 O Expansionismo Europeu

3 Rumo da expansão quatrocentista Foi no início do séc. XV que a Europa sentiu necessidade de resolver problemas (falta de matérias-primas, de cereais, de ouro,...). Até que foi encontrada a solução: partir além- mar, assim iniciando um período de expansão. O primeiro país que reunia condições necessárias para iniciar esse movimento de expansão europeia era PORTUGAL.

4 Quais as motivações da expansão europeia e portuguesa? Motivação económica- Escassez de ouro para amoedar e, assim, conseguir aceder ao comércio das especiarias e dos produtos de luxo orientais. Motivação religiosa- O combate contra os Muçulmanos e o alargamento da fé cristã através da evangelização de novos povos.

5 Quais as condições da prioridade portuguesa no processo da expansão europeia? Situação geográfica de Portugal Tradição marítima Estabilidade política

6 Quais as técnicas e instrumentos que permitiram aos portugueses serem pioneiros na expansão? Instrumentos de orientação: Quadrante Astrolábio Bússula Técnica de bolinar

7 Quais os interesses dos diferentes grupos sociais na expansão? Nobreza- Aumento dos seus domínios e rendas Clero- Alargamento da fé cristã Burguesia- Novos produtos e novos mercados Povo- Melhorar as suas condições de vida Coroa- Aumentar o seu prestígio internacional.


Carregar ppt "O Expansionismo Europeu Rumo da expansão quatrocentista Foi no início do séc. XV que a Europa sentiu necessidade de resolver problemas (falta de matérias-primas,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google