Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouEduarda Maysonet Alterado mais de 10 anos atrás
1
Educação a Distância nas Políticas de Inclusão dos Jovens
República Federativa do Brasil Ministério da Educação Educação a Distância nas Políticas de Inclusão dos Jovens CIEE- Centro de Integração Empresa-Escola ABED- Associação Brasileira de Educação a Distância São Paulo-SP 27/11/2006 Secretaria de Educação a Distância - SEED Ronaldo Mota –
2
1° ato - Tradição Decorar, lembrar e repetir:
o fim último de práticas escolares no Brasil no final do século XIX (?) Palmatória: única forma social reconhecida de manifestação de autoridade
3
2° ato - Crise Consciência da Crise:
“a escola deve utilizar, em seu proveito, com a maior amplitude possível, todos os recursos formidáveis, como a imprensa, o disco, o cinema e o rádio, com que a ciência, multiplicando-lhe a eficácia, acudiu à obra de educação e cultura e que assumem, em face das condições geográficas e da extensão territorial do país, uma importância capital …” Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932)
4
3° ato - Novas Tecnologias
5
4° ato - Educação a Distância
“No começo estranha, depois entranha!” Fernando Pessoa “Cada vez mais próxima e personalizada!” “Em ead e com as tic, ser diferente é normal” “Seremos todos estudantes para sempre” “Não há um conflito entre presencial e a distância, mas sim entre um ensino tradicional que se recusa a incorporar novas tecnologias e uma educação flexível que agrega TIC e valoriza o professor e o estudante”
7
27 de junho de 2006 - TECNOLOGIA
23/06/ h40m *Brasileiros batem marca de 20 horas conectados à internet* Globo Online RIO - Os brasileiros fecharam mais um mês como líderes mundiais em tempo de conexão à internet. De acordo com a última medição do Ibope/NetRatings, os internautas do Brasil gastaram em maio 20h25m em navegação domiciliar, uma alta que, pelo quarto mês consecutivo, mantém o país à frente de potências online. Em abril, foram 19h26m. Se os dados forem comparados ao levantamento mundial da Nielsen/NetRatings, que engloba dez países, o país passa mais tempo conectado do que a França, que registrou 18h45m. O Japão passou maio com 17h29m e os Estados Unidos com tempo de navegação de 16h45m por pessoa. Com esta marca, o Brasil perderia apenas para o recorde de tempo de navegação gasto pelos usuários de Hong Kong em 2003, quando a epidemia de SARS (Síndrome Respiratória Aguda Severa) levou cidadãos a ficar 22 horas por mês na internet.
8
ANDRAGOGIA? andragogia é a arte ou ciência de orientar adultos a aprender (definição creditada a Malcolm Knowles, anos 1970 ). O termo remete a um conceito de educação voltado para o adulto, em contraposição à pedagogia, que se refere à educação de crianças (do grego paidós = criança). Para educadores como Pierre Fourter (1973), a andragogia é um conceito amplo de educação do ser humano, em qualquer idade. A UNESCO, por sua vez, já utilizou o termo p ara referir-se à educação continuada
9
Mudanças nos Processos Ensino-Aprendizagem
Pedagogia Andragogia Linear, Seqüencial, Serial Complexidade Em massa e uniforme Personalizada Material Instrucional Aprender a Aprender Escola Escola ao longo da vida Centrado no Professor Centrado no Estudante Escola como tortura Escola como animação Professor como transmissor Professor como facilitador Educação Tradicional Educação Flexível
10
Cursos e Matrículas em Graduação e Pós-graduação Ano Cursos Matrículas
2000 13 1.758 2001 17 5.480 2002 202 59.772 2003 278 76.772 2004 382 2005 467 Fonte: Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância – Abraed -2005
11
Sistema Nacional de Formação de Docentes
12
Projeto Sistema Universidade Aberta do Brasil
Projeto Sistema Universidade Aberta do Brasil CRIAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO
13
Informática Educativa
14
Ambiente Colaborativo para EaD
15
Objetos de Aprendizagem
16
TV Educacional
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.