A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Triângulo do Fogo  Quadrilátero Métodos de extinção Efeitos do Calor

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Triângulo do Fogo  Quadrilátero Métodos de extinção Efeitos do Calor"— Transcrição da apresentação:

1 Triângulo do Fogo  Quadrilátero Métodos de extinção Efeitos do Calor
Programa O que é fogo ? Fogo x Incêndio Triângulo do Fogo  Quadrilátero Métodos de extinção --- Intervalo --- Efeitos do Calor Risco da Usina Caetés GLP x GNV

2 O que é fogo ?

3 O que é fogo ? Fundamento químico
Chamamos de fogo o resultado de um processo exotérmico de oxidação. Geralmente, um composto orgânico. como o papel, a madeira, os plásticos, os gases de hidrocarbonetos, gasolina e outros, suceptíveis a oxidação, em contato com uma substância oxidante ( oxigênio do ar , por exemplo ) necessitam de uma energia de ativação , também conhecida como temperatura de ignição.

4 Incêndio é o fogo fora de controle.
O que é fogo ? Fogo é uma reação química que produz luz e calor. Incêndio é o fogo fora de controle.

5 O que é fogo ? Do ponto de vista do acidente de trabalho, o INCÊNDIO é definido como: Qualquer ocorrência não programada de fogo que altera ou põe fim à realização de uma atividade

6 Para o fogo existir, são necessários os três elementos.
Triângulo do fogo Calor Comburente Combustível Para o fogo existir, são necessários os três elementos.

7 Pirâmide do fogo 1 - Comburente 2 - Calor 3 - Combustível
4 - Reação em cadeia 1 4 2 3

8 Técnicas de Prevenção Medidas de “distribuição de equipamentos de combate a incêndio e dos materiais e estoques pertencentes à organização visando impedir o surgimento de um princípio de incêndio, dificultar seu desenvolvimento e extingui-lo ainda na fase inicial. FUNDACENTRO (1981)

9 Técnicas de Prevenção Prevenção contra incêndio abrange as disposições que visam PREVENIR a eclosão ou REDUZIR o risco de alastramento do incêndio, evitar perigo para os ocupantes ou para a propriedade. MELHADO (1984)

10 Métodos de Extinção Conhecido o Triângulo do Fogo, este só existirá quando estiverem presentes os três elementos constituintes nas proporções definidas. Portanto, para extinguir o fogo basta desfazer o Triângulo, isto é, retirar uma de suas pontas. MELHADO (1984)

11 Métodos de Extinção Isolamento Abafamento Resfriamento

12 Métodos de Extinção ISOLAMENTO
Método de Extinção de Incêndio que consiste na retirada do Combustível.

13 Métodos de Extinção ABAFAMENTO
Método de Extinção de Incêndio que consiste na redução ou retirada do Oxigênio.

14 Métodos de Extinção RESFRIAMENTO
Método de Extinção de Incêndio que consiste na retirada parcial do calor (diminuição da temperatura).

15 Intervalo

16 Classes de Incêndio Ocorrem em materiais sólidos como papel, madeira, tecidos e borrachas. Ocorrem em líquidos inflamáveis como gasolina, óleo, álcool e querosene. Fogo em ou perto de equipamentos elétricos energizados,. D Fogo que ocorre em metais combustivéis (pirofóricos), tais como magnésio, lítio e sódio.

17 Agentes extintores Extintor Classe Água (H2O) A Pó (PQS) B C
Gás Carbônico (CO2)

18 Propagação

19 Propagação O incêndio se propaga em virtude da transmissão do calor liberado pelo mesmo, para outra parte do combustível ainda não incendiado, ou até mesmo para outro corpo combustível distante, também não incendiado. Isto poderá ocorrer sob três formas: Condução Convecção Irradiação

20 Propagação CONDUÇÃO É a transferência de calor de um ponto para outro de forma contínua. Esta transferência é feita de molécula a molécula sem que haja transporte da matéria de uma região para outra.

21 Propagação CONVECÇÃO É a transferência do calor de uma região
para outra, através do transporte de matéria (ar ou fumaça). Esta transferência se processa em decorrência da diferença de densidade do ar, que ocorre com a absorção ou perda de calor.

22 Propagação IRRADIAÇÃO É a transferência do calor através de ondas
eletromagnéticas, denominadas ondas caloríficas ou calor radiante. Neste processo não há necessidade de suporte material nem transporte de matéria.

23 Informações e Contato:
Site:

24 Efeitos do Calor sobre o Homem
Queimaduras Asfixia Exaustão Mortes

25 Efeitos do Calor sobre o Homem
Em menos de 1 hora: • tolerância muscular reduzida • capacidade mental afetada • baixa compreensão e retenção de informação Após 2 horas: • câimbras • fadiga • perda de força • coordenação motora reduzida • dor de cabeça • náusea • atordoamento Em um estágio avançado: • colapso • inconsciência • morte

26 Locais de riscos da Usina

27 Locais de riscos da Usina

28 Locais de riscos da Usina

29 Locais de riscos da Usina

30 Locais de riscos da Usina

31 Informações e Contato:
Site:

32 GLP O gás de cozinha é combustível formado pela mistura de hidrocarbonetos com três ou quatro átomos de carbono ( propano 50% e butano 50% ) extraídos do petróleo, podendo apresentar-se em mistura entre si e com pequenas frações de outros hidrocarbonetos. Ele tem a característica de ficar sempre em estado liquido quando submetido a uma certa pressão, sendo por isto chamado de gás liqüefeito de petróleo (GLP

33 GLP

34 GÁS NATURAL Gás inflamável e combustível, mais leve que o ar, composto principalmente de metano com uma quantidade menor de etano, propano e butano, tem os mesmos usos do GLP. Possui risco de explosão por combustão e incêndio quando escapa para o ambiente.

35 PROTEÇÃO CONTRA O BLEVE
Para proteger recipientes de explosões, deve-se resfriá-los com água, utilizando-se uma linha de proteção com jato d'água em forma de neblina, isolando o local de estranhos aos serviços de bombeiros e resfriando os recipientes de gases até que não seja mais necessário.

36 CUIDADOS COM OS RECIPIENTES
O maior número de ocorrências são com botijões de 13 kg de GLP, mais comuns nas residências e as causas mais prováveis de vazamentos, com e sem fogo, são: mangueira furada, diafragma da válvula furada, rosca da válvula mal fechada, plugue-fusível fundido e corrosão do botijão.

37 GÁS NATURAL CUIDADOS DIVERSOS
O controle de vazamento sem fogo deve ser feito através da dispersão do gás, evitando o contato com pessoas e fontes de ignição e eliminando o vazamento (fechando o registro da válvula, usando o estanca-gás, etc).

38 GLP

39 Cuidados Diversos Verificar vasamento Botijão Amassado
Inscrição NBR 8473 em relevo. Certificação INMETRO Botijão Amassado Mangueira por trás do fogão Acessórios extra

40 TIPOS DE ATAQUE Externo Interno Direto Indireto Combinado

41 ATAQUE EXTERNO Realizado por fora da edificação;
Quando as condições de segurança não permitirem a entrada da equipe.

42 ATAQUE INTERNO Realizado dentro da edificação;
quando as condições de segurança permitirem; usado, principalmente, no ataque ao foco principal do incêndio.

43 ATAQUE DIRETO Realizado contra a base do fogo;
Utilizado mais eficientemente em incêndios com queima livre.

44 ATAQUE INDIRETO Realizado contra as superfícies próximas à área do foco principal; Quando as condições de segurança não permitirem a entrada, queima incompleta; Utiliza-se do poder de vaporização da água;

45 ATAQUE INDIRETO

46 ATAQUE COMBINADO Realizado combinado-se o ataque direto e indireto;
Utilizado para gerar vapor e atacar a base do fogo; Quando não há risco de Flashover, existindo apenas superaquecimento da estrutura.

47 ATAQUE COMBINADO


Carregar ppt "Triângulo do Fogo  Quadrilátero Métodos de extinção Efeitos do Calor"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google