A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES DE PASTORAL DA SAÚDE (Bloco I)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES DE PASTORAL DA SAÚDE (Bloco I)"— Transcrição da apresentação:

1 CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES DE PASTORAL DA SAÚDE (Bloco I)

2 O Que é Pastoral ? Origem da palavra – Deriva de PASTOR.
Pastor: é aquele que cuida, guia e orienta... Ação organizada e realizada pela Igreja...em união com o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Ação voluntária de pessoa que agem com fé. Continuando a missão de Jesus... Comunitária em favor da vida e da dignidade humana.

3 Quem Pode Participar? Toda pessoa que se coloca à disposição...
Que se compromete com a saúde, a vida e a dignidade da pessoa. Procurar sua Paróquia. Aberta, que se prepara, e participa de encontros... Assembleias, estudos... Atento a cultura, religiosidade e sabedoria popular. Ter visão ecumênica e conhecer a doutrina Cristã.

4 O Que é Saúde ? Saúde não significa apenas ausência de doença, mas qualidade e estilo de vida saudável. A Organização Mundial da Saúde, define saúde como “O completo bem estar físico, mental e social” e não somente ausência de doença. E nós acrescentamos o bem estar Espiritual. A VIII Conferência Nacional de Saúde (1986) diz: “Saúde e a resultante das condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso aos serviços de saúde.”

5 Por Que Cuidar Da Saúde? Dom de Deus. É uma conquista da comunidade e de cada pessoa, cada um é agente missionário de sua própria saúde. A saúde está garantida na Lei pois a Constituição Brasileira diz: “A saúde é direito de todos e dever do estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem a redução do risco de doenças e de outros agravos e o acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”. (art Constituição Federal). Para isso é necessária nossa atuação como Agentes transformadores da realidade, participando de movimento populares, associações, grupos pastorais, conferências de saúde e, ainda, exercendo a cidadania nos conselhos de Saúde (Local, Distrital, Municipal, estadual e Nacional.

6 O que é Pastoral da Saúde ?
É toda ação do povo de Deus comprometido em promover, defender, recuperar, cuidar e celebrar a VIDA. É uma das Pastorais Sociais da CNBB. É uma Sociedade Cívico Religiosa, sem fins lucrativos, legalmente constituída por Estatuto e regimento Interno próprio e desenvolve seu trabalho em três áreas de atuação: Solidária, Comunitária e Politico-Institucional.

7 OBRIGADA! DEUS ABENÇOE A TODOS!
PASTORAL DA SAÚDE OBRIGADA! DEUS ABENÇOE A TODOS! SÃO CAMILO DE LELLIS, Rogai por nós!


Carregar ppt "CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES DE PASTORAL DA SAÚDE (Bloco I)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google