A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tema3 A TERRA EM TRANSFORMAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tema3 A TERRA EM TRANSFORMAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 Tema3 A TERRA EM TRANSFORMAÇÃO
3.5. Distinguir substâncias Ensaios químicos Professora de CFQ - 7ºC

2 Propriedades químicas das substâncias
Há propriedades químicas de determinadas substâncias que podem ser usadas para identificá-las. No laboratório, os químicos recorrem a ensaios químicos. Professora de CFQ - 7ºC

3 OXIGÉNIO Como se identifica o oxigénio?
Aproximando um palito em brasa do oxigénio, vê-se o palito a reacender. O oxigénio é comburente, aviva as combustões. Professora de CFQ - 7ºC

4 HIDROGÉNIO Como se identifica o hidrogénio?
Aproximando uma chama do hidrogénio, ele arde e ouve-se um estampido característico. O hidrogénio é combustível, quando misturado com o oxigénio do ar forma uma mistura explosiva. Professora de CFQ - 7ºC

5 ÁGUA Como se identifica a água?
Deitando umas gotinhas de água sobre o sulfato de cobre anidro, vê-se a mudança de cor, de branco para azul. A água muda a cor do sulfato de cobre anidro, de branco para azul. Professora de CFQ - 7ºC

6 DIÓXIDO DE CARBONO Como se identifica o dióxido de carbono?
Misturando o dióxido de carbono (gás) na água de cal (incolor), vê-se a mudança de cor, de incolor para branco. O dióxido de carbono turva a água de cal. Professora de CFQ - 7ºC

7 Amido Como se identifica o amido?
Deitando algumas de gotas de água de iodo sobre a superfície de um material que contenha amido vê-se a mudança de cor, de castanho amarelado para azul escuro. O amido muda a cor da água de iodo, de castanha para azul arroxeada. Professora de CFQ - 7ºC

8 FIM Professora de CFQ - 7ºC


Carregar ppt "Tema3 A TERRA EM TRANSFORMAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google