A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A osteoporose é uma doença?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A osteoporose é uma doença?"— Transcrição da apresentação:

1 A osteoporose é uma doença?

2 A osteoporose é uma doença que atinge os ossos
A osteoporose é uma doença que atinge os ossos. Caracteriza-se quando a quantidade de massa óssea diminui substancialmente e desenvolve ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade, mais sujeitos a fraturas.

3 Faz parte do processo normal de envelhecimento, e é mais comum em mulheres do que em homens.

4 Prevenção da osteoporose

5 Seria interessante que todas as mulheres em qualquer idade pensassem na prevenção da osteoporose.
Na infância e na juventude é que se forma a massa óssea. Nesta idade é importante a ingestão de cálcio. A maior fonte de cálcio é o leite

6 Em geral acreditamos que, após a fase de crescimento, nossos ossos estão formados e não se modificam mais. Essa é uma idéia equivocada, porque o osso é um tecido vivo e, como todos os demais tecidos no nosso corpo, está em constante mutação.

7 As células que compõem os ossos estão se renovando constantemente e para que esse processo se concretize, nosso organismo utiliza principalmente o cálcio

8 Quando essa renovação celular não se conclui de forma satisfatória, os ossos ficam com sua massa diminuída e tornam-se porosos, o que deixa o esqueleto mais sujeito a fraturas.

9 Até os 30 anos de idade, há equilíbrio entre os processos de destruição (reabsorção) e de formação, mas, após essa idade, a perda óssea aumenta gradativamente, como parte do processo natural de envelhecimento.

10 FATORES DE RISCO PARA OSTEOPOROSE

11 A massa óssea do adulto - pico de massa óssea - reflete o acúmulo de tecido ósseo ocorrido durante o crescimento. Parece chegar ao limite máximo ao redor dos 17 anos de idade, podendo estender-se até ao redor dos 30 anos. Predispõem à osteoporose fatores que induzem a um baixo pico de massa óssea e aqueles que são responsáveis por perda excessiva ou baixa produção.   


Carregar ppt "A osteoporose é uma doença?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google