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O CASO MARINHA DO BRASIL

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Apresentação em tema: "O CASO MARINHA DO BRASIL"— Transcrição da apresentação:

1 O CASO MARINHA DO BRASIL
EDUCAÇÃO CORPORATIVA O CASO MARINHA DO BRASIL Prof Msc Claudio Biagiotti Prof Msc Rogério Cirilo

2 O CASO MARINHA DO BRASIL
SUMÁRIO 1- INTRODUÇÃO 2- A LDB E A LEI DE ENSINO NAVAL 3- O SISTEMA DE ENSINO NAVAL 4- CURSOS E INSTITUIÇÕES DE ENSINO 5- HISTÓRICO E PERSPECTIVAS FUTURAS

3 O CASO MARINHA DO BRASIL
SUMÁRIO 6- O CIAW 7- CURSOS DO CIAW 8- MOTIVOS QUE LEVARAM AO EAD 9- IMPLANTAÇÃO 10-SITUAÇÃO ATUAL

4 INTRODUÇÃO Evolução das novas tecnologias, principalmente na área da telemática, sugere a implantação de uma tecnologia educacional calcada na tecnologia da informação. Redução do orçamento das Forças Armadas e a crescente necessidade de capacitação de seus membros O fato do país possuir extensa área territorial, e, conseqüentemente, servidores militares e civis nessas localidades

5 INTRODUÇÃO O fato da Marinha possuir suas escolas, centros de instrução e adestramentos em sua grande maioria na cidade do Rio de Janeiro, obriga o deslocamento constante do pessoal entre essas duas cidades, gerando uma despesa elevada com passagens e diárias de alimentação e pousada, além do afastamento temporário do serviço.

6 INTRODUÇÃO O convívio com o meio acadêmico, em função dos convênios realizados com diversas Universidades, com o intuito de ministrar cursos de pós-graduação em um Centro de Ensino Avançado da Marinha EAD via WEB

7 INTRODUÇÃO Porém, o ensino à distância na Marinha do Brasil (MB) não é novidade, pois ela foi uma das primeiras instituições brasileiras a adotar o ensino por correspondência. Em outubro de 1939 ocorreu a fundação do Instituto Monitor, primeira instituição brasileira a comercializar cursos por correspondência. Em dezembro de 1939 a MB começa a praticar essa modalidade com o oferecimento de um curso por correspondência. Foi o Curso de Comando oferecido pela Escola de Guerra Naval.

8 INTRODUÇÃO A MB acompanhou as novas tendências educacionais da época, tirando partido das suas vantagens e adequando-as ao seu sistema educacional. Durante os próximos 60 anos a MB continuou praticando com sucesso, o ensino por correspondência, com um número cada vez mais crescente.

9 A LDB E A LEI DE ENSINO NAVAL
Com a Lei de 20/12/96, Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), a educação à distância passou a ganhar status de modalidade plenamente integrada ao sistema de ensino. O artigo 80 dessa lei reza que o Poder Público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino à distância em todos os níveis e modalidades de ensino.

10 A LDB E A LEI DE ENSINO NAVAL
O artigo 83 da LDB reza que o ensino militar é regulado em lei específica, admitida a equivalência de estudos de acordo com as normas fixadas pelos sistemas de ensino. Nessa época já existia a Lei de 28/06/78 que dispõe sobre o ensino na Marinha. Essa Lei em vigor até hoje, em seu artigo 1º diz que o Ensino na Marinha obedecerá a um processo contínuo e progressivo de educação

11 SISTEMA DE ENSINO NAVAL
Destinado a proporcionar ao pessoal militar e civil a capacitação para exercício, na paz e na guerra, dos cargos e funções previstas em sua organização. O sistema de ensino naval será constituído das seguintes modalidades de cursos:

12 SISTEMA DE ENSINO NAVAL
I – Formação (de Oficiais e Praças) II – Graduação III - Especialização IV – Subespecialização V –Aperfeiçoamento VI – Especiais VII – Expeditos VIII – Extraordinários IX – Pós-graduação X – Altos Estudos Militares

13 SISTEMA DE ENSINO NAVAL
O artigo 14 da Lei de ensino naval prevê que “Os cursos do sistema de ensino Naval em suas diversas modalidades serão normalmente ministrados em estabelecimentos navais de ensino, criados ou organizados sob critérios que assegurem a plena utilização dos seus recursos materiais e humanos”.

14 SISTEMA DE ENSINO NAVAL
OM SUBORDINADAS ADMINISTRATIVAMENTE

15 SISTEMA DE ENSINO NAVAL
OM SUBORDINADAS FUNCIONALMENTE

16 SISTEMA DE ENSINO NAVAL
OM VINCULADAS

17 CURSOS E INSTITUIÇÕES DE ENSINO
CURSOS DE FORMAÇÃO - OFICIAIS -> CN, EM, CIAW - PRAÇAS -> EAM, CIAMPA CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO / SUBESPECIALIZAÇÃO - OFICIAIS -> CIAW, CIAMA, CIAAN, CIASC, DHN - PRAÇAS -> CIAA, CIAMA, CIAAN, CIASC, DHN HNMD(ES), CURSOS ESPECIAIS - OFICIAIS -> CIAW, CCEMSP - PRAÇAS -> CIAA

18 CURSOS E INSTITUIÇÕES DE ENSINO
CURSOS EXPEDITOS - OFICIAIS -> CIAW, CAAML - PRAÇAS -> CIAA CURSOS EXTRAORDINÁRIOS / PÓS-GRADUAÇÃO - MEIO CIVIL ALTOS ESTUDOS MILITARES - EGN

19 HISTÓRICO E PERSPECTIVAS FUTURAS
O CONVÍVIO COM O MEIO ACADÊMICO, TENDO EM VISTA A EXISTÊNCIA DE CONVÊNIOS PARA A REALIZAÇÃO DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM UM CENTRO DE ENSINO AVANÇADO DA MARINHA, E A NECESSIDADE DE SANAR OS PROBLEMAS DA EDUCAÇÃO CONTINUADA, LEVOU A MB A IMPLANTAR ALGUNS DE SEUS CURSOS SOB A MODALIDADE DE EAD VIA WEB

20 HISTÓRICO E PERSPECTIVAS FUTURAS
COLOCAR TODOS OS CURSOS EXPEDITOS NA MODALIDADE DE ENSINO À DISTÂNCIA REALIZAÇÃO DE TREINAMENTOS PELAS DIRETORIAS ESPECIALIZADAS REALIZAÇÃO DE ADESTRAMENTOS INTERNOS REALIZAÇÃO DE EVENTOS TIPO PALESTRAS PARCERIAS COM UNIVERSIDADES PARA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS INSTRUCIONAIS

21 SITUAÇÃO ATUAL A MARINHA OPTOU POR UTILIZAR LMS CONSAGRADOS NO MERCADO E GRATUITOS (e-Proinfo, TelEduc). A MARINHA PROVê A CAPACITAÇÃO DE SUAS EQUIPES MULTIDISCIPLINARES.

22 SITUAÇÃO ATUAL ATRAVÉS DA ESTRUTURA MONTADA NA DIRETORIA DE ENSINO DA MARINHA (DEPARTAMENTO DE ENSINO À DISTÂNCIA), A MARINHA MANTÉM O PERMANENTE ACOMPANHAMENTO DO QUE ESTÁ ACONTECENDO NO MUNDO DA “EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA” DE MODO A SE MANTER ATUALIZADA E SE POSSÍVEL NO “ESTADO DA ARTE”

23 Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW)
Centro de ensino voltado a pós-graduação Escola de Administração e Intendência (EsAI) Escola de Comunicação e Telemática Escola de Eletrônica Escola de Formação Escola de Máquinas Escola de Sistemas de Armas

24 Tipos de cursos Cursos de longa duração: Especialização e Aperfeiçoamento; Cursos de curta duração: Expeditos e Especiais

25 Motivos para o EAD Por que utilizar o e-learning? Demanda reprimida
Atender as OM fora-de-sede (fora do RJ) Redução de gastos (diárias e passagens) Aumentar a difusão do conhecimento

26 Planejamento Requisitos Baixo custo de implantação
Manter a qualidade equivalente aos cursos presenciais

27 O início (fase de testes)
1999 Utilização do LMS Learning Space Contratação de consultoria Criação de material através de equipe especializada (com autor/tutor da Marinha) Curso escolhido: Curso Expedito de O&M 38 alunos inscritos com 17 aprovados Dificuldades encontradas: Falta de interatividade (o LMS não previa CHAT); Não utilização da internet

28 Continuação dos testes
2002 Utilização do e-proinfo (ambiente internet) Criação do material por equipe própria Curso escolhido: O&M 38 alunos inscritos e 18 aprovados Dificuldades encontradas: Suporte do ambiente fora do âmbito da Marinha Falta de uma norma que disciplinasse o assunto

29 Implementação 2003 Criação do Núcleo de Ensino à Distância da Diretoria de Ensino da Marinha Aprovação da portaria disciplinando o EAD Criação do Núcleo de Ensino à Distância do CIAW Foram realizados 3 cursos: Organização & Métodos Licitações Especial de Administração para Diretores & Vice-diretores (semi-presencial)

30 Economia de recursos Em 2003 foram gastos R$ 7.000,00 (consultoria e webdesigner) e economizado cerca de R$ ,00 entre diárias e passagens.

31 Situação atual 2004 Estão sendo realizados 7 cursos
Organização & Métodos Licitações Formação de Pregoeiros Abastecimento para oficiais Gestão Contemporânea Avaliação de Gestão Administração para Diretores e Vice-Diretores

32 Futuro 2005 Estão previstos 13 cursos, 6 a mais dos atuais.
Pesquisa para agilizar a construção de conteúdo.

33 Instituto Brasileiro de Tecnologias e Negócios
Material da palestra se encontra em:


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