A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Realidade Virtual: Uma coisa muito bonita Quando feita em condições…

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Realidade Virtual: Uma coisa muito bonita Quando feita em condições…"— Transcrição da apresentação:

1 Realidade Virtual: Uma coisa muito bonita Quando feita em condições…
(Agora de acordo com o novo Acordo Ortográfico)

2 O que é?

3 O que NÃO é?

4 Definição “Tecnologia de interface avançada entre um usuário e um sistema computacional, cujo objetivo é recriar a sensação de realidade para um indivíduo, levando-o a adotar essa interação como uma das suas realidades temporais.” In Wikipedia

5 Definição Em linguagem mais comum, a realidade virtual é entrar num mundo criado por uma engenhoca de uma multimilionária e terem as mesmas sensações que na vida real.

6 (Não Tão) Breve História
Como todas as coisas espetaculares do nosso dia-a-dia, a realidade virtual surgiu graças a preparações para guerras: simuladores de voo da Força Aérea dos USA, lá por volta de 1950. Em 1958, uma empresa chamada Philco pegou em câmeras e num capacete com monitores, juntou tudo e conseguiu recriar um ambiente virtual.

7 (Não Tão) Breve História
Por volta de 1962, O Sr. Morton Heilig inventou o Sensorama, que recriava filmes 3D, som stereo, vibrações mecânicas (sejam lá de que tipo forem), aromas e vento. Em 1968, um professor chamado Ivan Sunderland e um aluno chamado Bob Sproull criaram o primeiro capacete de realidade virtual. Entre e 1982, um grupo de alunos da Universidade de Illinois nos USA fez umas luvas digitais, que a VPL Research Inc. começou a vender, juntamente com capacetes.

8 Vantagens vs Desvantagens: Vantagens
Simular acontecimentos; Treino de situações urgentes; Entretenimento; Tratamento de medos;

9 Vantagens vs Desvantagens: Vantagens
Navegação pelo interior do corpo humano (fantástico!); Análise de simulações físicas ou reações químicas em tempo real; Negócios e edificações; Sensações e eventos que acontecem no mundo virtual são sentidos pela pessoa no mundo real.

10 Vantagens vs Desvantagens: Desvantagens
Ter de usar capacetes, luvas, sensores e outros dispositivos que se tornam incómodos; Equipamentos caros e de difícil acesso; Uso complicado dos equipamentos; A tecnologia ainda é nova e experimental;

11 Vantagens vs Desvantagens: Desvantagens
Treinos de RV não são iguais aos da vida real; Problemas psíquicos devido ao pouco contato com o mundo real; Os ambientes tornarem-se tão imersivos que podem levar ao escape do Mundo Real.

12 Vantagens vs Desvantagens: Quem ganha?
Não percam o próximo episódio porque nós também não. (Apesar de, honestamente, acreditarmos que são as vantagens)

13 Aplicações Jogos e entretenimento;
Comunicação à distância, com aplicações para a educação; Simulação e treino de aviões; Teleconferência (presença humana virtual);

14 Aplicações Arquitetura e urbanismo, interação e imersão em espaços arquitetónicos; Segurança Pública (Treino de Militares); Tratamento de transtorno do pânico e outras fobias.

15 Futuro http://www.youtube.com/watch?v=NmpOQZgHUMo&feature=related

16 Conclusão A realidade virtual pode ter muitas aplicações com vantagens que afetam o nosso bem-estar, ainda que algumas desvantagens. Tem a capacidade de alterar a nossa vida e projetar-nos para o futuro. Pode fazer-nos viver sonhos e pesadelos. Mas ainda é muito caro, por isso, a não ser que tenhas ganho o EuroMilhões, podes pôr essa ideia de parte.

17 Obrigado! Um trabalho por: Fernando Mendes – nº 14
João Sepúlveda – nº 18 12º07 API ESM 11/12 Prof. Lurdes Faria Todos os direitos reservados à punição por métodos à nossa escolha.


Carregar ppt "Realidade Virtual: Uma coisa muito bonita Quando feita em condições…"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google