A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“NÓS PROPOMOS:CIDADANIA E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“NÓS PROPOMOS:CIDADANIA E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA”"— Transcrição da apresentação:

1 “NÓS PROPOMOS:CIDADANIA E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA”
Requalificar um espaço abandonado de uma antiga fábrica 11ºH1 Grupo de Trabalho: Dianguenda Dionisio Neto, nº4 Diogo Fernandes,nº5 Fábio Filipe,nº6 Susana Sezões,nº11

2 Identificação do problema…
O problema identificado no âmbito do trabalho “ Nós Propomos: Cidadania e inovação na educação geográfica”, é o abandono de uma fábrica situada entre o Fogueteiro/Torre da Marinha. Temos a informação que área envolvente, metade pertence à Câmara Municipal do Seixal e a outra metade a um proprietário privado. Seguindo a orientação do PDM, pretendemos propor possíveis resoluções aos problemas existentes no espaço.

3 Características da Zona
O espaço é considerado como um local: degradado poluente, abandonado usado para consumos de drogas. Como se pode ver nestas imagens, o espaço está bastante degradado, com pinturas e bastante danificado, talvez até no interior. Esta situação leva a que por vezes, os consumidores de drogas, mendigos, entre outros, se instalem nestes locais e o tornem ainda mais degradado com situações menos próprias que possam lá ocorrer.

4 Localização da Área/Delimitação
A área envolvente situa se no concelho do Seixal, na localidade do Fogueteiro na rua do Movimento de Antifascistas. Agrupamento das freguesias : Seixal, Arrentela Paio Pires Amora Fernão Ferro Corroios

5 Conhece o espaço… Acha que o abandono do espaço influência a imagem do concelho ? Que pontos negativos pode ter a degradação do espaço envolvente ? Que medidas podem ser tomadas para a requalificação deste espaço?

6 Síntese dos inquéritos
36 conhecem o espaço em estudo; 33 pessoas consideram que a degradação/abandono do espaço influência a imagem do concelho; medidas propostas para a requalificação deste espaço: 14 pessoas escolhem espaços verdes; 13 pessoas optam por parque de diversões; 8 pessoas propõem lares de 3º Idade; 2 pessoas acham que o espaço deve ser destinado a Hortas; Pontos negativos considerados mais relevantes devido ao abandono/degradação do espaço envolvente: Desordenamento do espaço; Poluição; Doenças à população.

7 O papel do planeamento…
O planeamento é um processo essencial na prevenção e resolução dos problemas urbanos. De acordo com o PDM, Artigo 14º, propomos a Câmara Municipal do Seixal, construção de espaços verdes para a Eficiência Ambiental. O artigo 14º enquadra-se na nossa ideia, porque tem como fim a valorização e promoção do espaço ambiental, como demonstra a alínea c) do artigo 14º : “ Promover a sustentabilidade dos novos desenvolvimentos urbanos desde a sua fase de concepção inicial, considerando os novos desafios da eficiência energético-ambiental ao nível dos edifícios e espaço público e o aproveitamento local de recursos;

8 Soluções para a resolução do problema
O nosso grupo particularmente, tem o objetivo de propor a Câmara Municipal do Seixal, criação de espaços verdes. Tivemos a ideia dos espaços verdes que pode englobar outro tipo de ideias como por exemplo: A criação de um parque infantil; Uma praça pública com algum comércio para fins lucrativos; Jardins, que ajudam a embelezar o concelho e onde a população se pode deslocar para desfrutar do mesmo; Com este tipo de criações, há vários aspectos que podem ser melhorados como a: Redução da poluição atmosférica; Diminuição da poluição sonora; Melhoria estética das cidades; Acção sobre a saúde humana; Benefícios sociais, económicos.

9 FIM


Carregar ppt "“NÓS PROPOMOS:CIDADANIA E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google