A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Organização dos Ambientes Colégio Idesa – Prof.Rita

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Organização dos Ambientes Colégio Idesa – Prof.Rita"— Transcrição da apresentação:

1 Organização dos Ambientes Colégio Idesa – Prof.Rita
ECOLOGIA GERAL Organização dos Ambientes Colégio Idesa – Prof.Rita

2 O QUE É ECOLOGIA? 1. Ciência que estuda as relações entre os seres vivos e o meio ambiente (Haeckel, 1866) 2. Ciência que estuda a estrutura e funcionamento da Natureza, considerando que a humanidade é uma parte dela (Odum, 1972)

3 ECOLOGIA 3. Ciência que estuda a economia da natureza (Oíkos + Nomos) (Haeckel) 4. A ecologia é a ciência da sinfonia da vida, é a ciência da sobrevivência (Lutzenberger)

4 ECOLOGIA 5. Ciência que estuda as relações entre os seres vivos e o meio ambiente em que vivem, bem como as suas recíprocas influências (Atlas do Meio Ambiente do Brasil, 1994)

5 O QUE É MEIO AMBIENTE ? Conjunto de condições que afetam a existência, desenvolvimento e bem-estar dos seres vivos, incluindo não apenas o lugar no espaço, mas todas as condições físicas, químicas e biológicas (ambientes naturais e artificiais) (Atlas do Meio Ambiente do Brasil, 1994)

6 ESQUEMA DOS NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO

7 NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO protoplasma célula tecido  órgão aparelho  organismo POPULAÇÃO COMUNIDADE ECOSSISTEMA BIOSFERA POPULAÇÃO - conjunto de indivíduos de uma mesma espécie que ocupa uma determinada área; COMUNIDADE - conjunto de populações que interagem de forma organizada, vivendo numa mesma área; ECOSSISTEMA - conjunto resultante da interação entre a comunidade e o ambiente inerte; BIOSFERA - sistema que inclui todos os seres vivos da Terra, interagindo com o ambiente físico como um todo. Espécie: Categoria da classificação biológica subordinada imediatamente ao gênero ou subgênero. A menor população natural considerada suficientemente diferente de todas as outras para merecer um nome e da qual se assume ou se prova que permanecerá diferente apesar de eventuais intercruzamentos com espécies aparentadas (Glossário de Saneamento e Ecologia). Unidade básica de classificação da vida compreendendo uma população ou série de populações de organismos similares e intimamente aparentados (Dicionário Brasileiro de Ciências Ambientais). Grupo de seres vivos subordinado à classificação Gênero e que tem membros que podem entrecruzar e que diferem apenas em mínimos detalhes.

8

9 HABITAT E NICHO ECOLÓGICO
HABITAT - área física/geográfica (endereço) onde se encontra o ser vivo. É o ambiente que oferece um conjunto de condições favoráveis ao desenvolvimento de suas necessidades básicas. No habitat, as condições ambientais atingem o ponto ótimo para o desenvolvimento de uma determinada espécie. NICHO ECOLÓGICO - conjunto de atividades desenvolvidas (profissão) pelos seres vivos para a satisfação das suas necessidades básicas. 1. Nicho ecológico é o espaço físico ocupado pelo organismo (nicho espacial), seu desempenho funcional na comunidade ou posição trófica (nicho trófico) e sua posição perante os gradientes ambientais (nicho de hipervolume). Há quem considere nicho ecológico sinônimo de habitat (Carvalho, B. A., Glossário de Saneamento e Ecologia). 2. Combinação apropriada de condições para uma espécie prosperar (The concise oxford dictionary, 1982). Este conceito é interpretado de várias maneiras pelos ecologistas. Quando o empregamos como sinônimo de habitat, desejamos interpretá-lo como o volume no espaço onde estão reunidas todas as condições ambientais sob as quais uma espécie pode existir e reproduzir-se (Carvalho, B. A., Ecologia Aplicada ao Saneamento Ambiental). 3. Papel ecológico de uma espécie na comunidade. Os muitos intervalos de variação das condições e qualidades de recursos nos quais o organismo ou a espécie convive. Frequentemente concebido como um espaço multidimensional. Por exemplo, o nicho ecológico da cutia inclui: sua alimentação, seu período de atividade (noturno), seus inimigos naturais, seu hábito de dormir em tocas e as condições abióticas do meio onde vive (Lima-e-Silva, et al Dicionário Brasileiro de Ciências Ambientais).

10 Espécie Dois ou mais organismos são considerados da mesma espécie, quando podem se reproduzir, originando descendentes férteis. Desta forma, fica claro que, a menos que haja intervenção humana, como no caso do jumento com a égua, originando a mula, naturalmente não ocorre reprodução entre indivíduos de espécies diferentes

11 População Conjunto de indivíduos da mesma espécie que ocorrem juntos em uma mesma área geográfica no mesmo intervalo de tempo. Exemplos : Jaburus do Pantanal, Zebras das Savanas Africanas, Pombos da Praça D. Epaminondas, Emas do Cerrado, Cupuaçu da Amazônia.

12 Comunidade Conjunto de todas as populações que vivem em uma determinada área.Conjunto de várias espécies vivendo numa determinada área. Exemplo: Animais Jaburus, Garças, Dourados, Pintados, Jacarés, Pacas, Capivaras, Tamanduás Bandeira, mais Vegetais e outras espécies (Fatores Bióticos – Vivos) do Pantanal.

13 Ecossistema Inclui a comunidade de seres vivos(fatores bióticos) e os fatores abióticos( luz, água, sais, gases, temperatura, pressão etc... Ecossistemas brasileiros: Pantanal, Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pampas, Mata Atlântica

14 Organização dos ambientes
Comunidade de seres vivos Interação Fatores Luz, Água abióticos Sais, gases, temperatura , pressão,etc Ecossistemas

15 Equilíbrio Dinâmico A manutenção do equilíbrio de um ecossistema depende da interação entre a comunidade e o ambiente físico. Plantas, algas e determinadas bactérias produzem matéria orgânica através da Fotossíntese – são os seres autótrofos. Animais, fungos, protozoários e outras bactérias, são seres heterótrofos – não realizam a fotossíntese. Bactérias e fungos trabalham na reciclagem da matéria – são os decompositores, também heterótrofos.

16 NOMENCLATURA ECOLÓGICA
Espécie- organismos geneticamente semelhantes que se reproduzem e deixam descendentes férteis; População- conjunto de indivíduos de uma mesma espécie que habitam uma determinada área; Comunidade ou biocenose- conjunto de populações que habitam uma determinada área; Biótopo- conjunto de fatores sem vida existentes no ecossistema;

17 Nomenclatura ecológica
Nicho ecológico:conjunto de atividades de uma espécie em sua interação com a comunidade e com o ambiente físico. Bioma: grande paisagem natural, com características específicas – representa um ecossistema com distribuição em várias partes do mundo Ex.: Florestas tropicais Biosfera:Conjunto de todos os ecossistemas da Terra.

18 Nomenclatura Ecológica
Ecossistema- conjunto de fatores bióticos e abióticos existentes na biosfera; Habitat- lugar onde o organismo vive no ecossistema; Ecótono- região de intersecção entre duas ou mais populações;

19 Biosfera

20 Bibliografia Imagens: Google Textos: Sistema Uno de Ensino


Carregar ppt "Organização dos Ambientes Colégio Idesa – Prof.Rita"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google