A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA I

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA I"— Transcrição da apresentação:

1

2 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA I

3 CELSO ABREU DE ARAUJO e- mail: celsoaaraujo@gmail.com
Administrador - FACIG MBA Gestão Empresarial – FGV Especialização Docência Ensino Superior Mestrado Adm. Empresas - UDELMAR e- mail:

4 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA I
HORÁRIO TERÇA-FEIRA 1ª AULA 19:00 h QUARTA-FEIRA 1ª AULA 19:00 h

5 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
E ORÇAMENTÁRIA I CARGA HORÁRIA LIMITE FALTAS 20 AULAS 80

6

7 AVALIAÇÕES 27/04 término da 1ª etapa – 100 pontos 03 de março de 2015
07 de abril de 2015 2ª chamada dia 25/04/2015 10/07 término da 2ª Etapa – 100 pontos 12 de maio de 2015 17 de junho de 2015 (multi) 2ª chamada dia 20/06/2015 Substitutiva 1ª Etapa dia 27/06/2015 Prova final – 100 pontos 06 de julho de 2015

8 DISTRIBUIÇÃO DE PONTOS:
1ª Etapa: 100 PONTOS Sendo: 2ª Etapa: 100 PONTOS Sendo:

9 Quais os objetivos do docente com a disciplina Administração Financeira e Orçamentária I ?
Proporcionar ao acadêmico da Faculdade Univértix a habilidade e a capacidade de direção da área financeira empresarial, para formulação de soluções criativas aplicadas aos problemas e questões profissionais; ampliar conhecimentos sobre os instrumentos financeiros, propiciando condições para o aprimoramento e desenvolvimento de competências e habilidades gerenciais para a tomada de decisões ótimas no âmbito financeiro.

10 A VISÃO GERAL DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Ementa da disciplina Unidade 1 A VISÃO GERAL DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Administração Financeira nas empresas. Objetivo das empresas. Atividades empresariais. Relação entre a demonstração de resultados e as atividades empresariais. Funções do administrador financeiro. Inter-relações com as demais áreas básicas da administração, economia, contabilidade e psicologia. Ciclo Operacional, econômico e financeiro.

11 A VISÃO GERAL DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Ementa da disciplina Unidade 1 A VISÃO GERAL DA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Inter-relações com as demais áreas básicas da administração, economia, contabilidade e psicologia. Ciclo Operacional, econômico e financeiro. Regime de competência e regime de caixa. Fluxo de operações e de fundos. Fluxo de atividades operacionais. Fluxo de fundos e reflexos na contabilidade.

12 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DE CURTO PRAZO
Unidade 2 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DE CURTO PRAZO Administração do capital de giro – recursos de curto prazo. Capital de giro. Capital circulante líquido. Fontes de capital de giro. Administração de contas a receber. Analise e concessão de crédito. Política de crédito. Política de cobrança. Administração financeira de contratos.

13 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DE CURTO PRAZO
Unidade 2 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DE CURTO PRAZO Fundamentos e práticas de tesouraria. Funções e atividades de tesouraria. Sistema de tesouraria. Controles internos de tesouraria. Aspectos de segurança em atividades de pagamentos.

14 Unidade 3 MERCADOS FINANCEIROS Sistema financeiro nacional. Autoridades monetárias. Instituições do Sistema Financeiro Nacional. Instituições não financeiras. Mercado financeiro. Mercado monetário. Mercado de crédito. Mercado de capitais. Mercado de câmbio. Risco e Retorno de Ativos e Avaliação de Carteira.

15 Unidade 4 ALAVANCAGEM A questão da estrutura de capital. Alavancagem. Alavancagem Financeira e o seu efeito. Alavancagem Financeira e o LAJIR de equilíbrio. Estrutura de capital e Valor da Empresa. Risco Operacional e Risco Financeiro. O benefício fiscal do capital de terceiros.

16 Unidade 5 PLANEJAMENTO FINANCEIRO Instrumentos de planejamento e controle financeiro. Controle e informações gerenciais. Sistema de informações gerenciais. Funções de controladoria. Orçamento empresarial. Planejamento de resultados. Conceitos de planejamento. Princípios de planejamento. Filosofias do planejamento. Níveis de planejamento.

17 Unidade 5 PLANEJAMENTO FINANCEIRO Sistema de orçamentos. Planejamento e controle por meio do orçamento. Inter-relacionamentos dos orçamentos específicos. Horizonte de planejamento e frequência da revisão do planejamento. Responsabilidade e controle. Vantagens e limitações do sistema de orçamentos.

18 BIBLIOGRAFIA BÁSICA: BRIGAM, Eugene F.; Ehrhant, Michel C. Thomson. Administração Financeira: Teoria e prática. São Paulo: Elsevier, 2006. 2. HOJI, Masakazu. Administração financeira e orçamentária: matemática financeira aplicada, estratégias financeiras, orçamento empresarial. 8 ed. São Paulo: Atlas, 2009. 3. HOJI, Masakazu. Administração financeira na prática: guia para a educação financeira corporativa e gestão financeira pessoal. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2009.

19  BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
4. ASSAF NETO, Alexandre. Matemática financeira e suas aplicações. 10 ed. São Paulo: Atlas, 2008. 5. SAMANEZ, Carlos Patricio. Matemática financeira: aplicações à análise de investimentos. 4 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. 6. VIEIRA SOBRINHO, Jose Dutra. Matemática financeira. 7 ed. 9 reimpr. São Paulo: Atlas,

20 Feita com Você!


Carregar ppt "ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA I"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google