A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dicionário de Dados Eveline Alonso Veloso PUC-Minas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dicionário de Dados Eveline Alonso Veloso PUC-Minas."— Transcrição da apresentação:

1 Dicionário de Dados Eveline Alonso Veloso PUC-Minas

2 Bibliografia YOURDON, Edward. Análise Estrutura Moderna. Tradução da 3ª edição americana, Rio de Janeiro: Campus, 1992, capítulo 10. PRESSMAN, Roger S. Engenharia de Software. 5ª edição, Rio de Janeiro: McGraw Hill, 2002, capítulo 12.

3 O que é um Dicionário de Dados?
Listagem organizada de todos os elementos de dados pertinentes ao sistema; com definições precisas e rigorosas; para que o usuário e o analista de sistemas possam conhecer: entradas; saídas; componentes de depósitos de dados do sistema.

4 Dicionário de Dados Define os elementos de dados descrevendo:
o significado de fluxos, depósitos, entidades e estados; a composição de elementos de dados compostos que se movimentam ou são armazenados no sistema. Elementos de dados compostos são pacotes complexos; que podem ser divididos em elementos de dados mais elementares. Exemplo: Endereço pode ser dividido em itens elementares como logradouro, cidade, estado, etc; os valores e unidades de elementos de dados elementares. Elementos de dados complexos são definidos em termos de elementos de dados mais simples, e elementos de dados simples são definidos em termos das unidades e dos valores que eles podem assumir.

5 Notação Comum Símbolo Significado = é composto por * comentário +
e (concatenação) () opcional {} iteração [] seleção | separador de opções alternativas na construção []

6 Definição A definição de um elemento de dados é apresentada pelo símbolo = é equivalente a; é composto por; é definido como; significa.

7 Definição Deve incluir:
o significado do elemento de dados no contexto da aplicação do usuário; normalmente apresentado como um comentário através da notação * * a composição do elemento de dados; se ele for composto por componentes elementares significativos; normalmente apresentada pelo símbolo + os valores e unidades que o elemento de dados pode assumir; se ele for um elemento de dados elementar: que não possa ser decomposto; para o qual não exista decomposição significativa no contexto do ambiente do usuário. Elementos de dados complexos são definidos em termos de elementos de dados mais simples, e elementos de dados simples são definidos em termos das unidades e dos valores que eles podem assumir.

8 Definição Exemplos: nota fiscal = * nota fiscal emitida pelo sistema*
nº da nota fiscal + data de emissão + nome do cliente + valor da venda peso = * peso do paciente * * unidade: quilogramas * * intervalo: *

9 Elementos de Dados Opcionais
Notação: ( ) Indica que o elemento de dados pode ou não estar presente; como um dos componentes de um elemento de dados composto. Exemplo: endereço do cliente = (endereço para entrega) + (endereço para cobrança)

10 Iteração Símbolo: {} Indica a ocorrência repetida de um componente de um elemento de dados composto; zero ou mais ocorrências repetidas do componente. Pode-se especificar os limites inferior e/ou superior da iteração. Exemplos: pedido = nome do cliente + {item} pedido = nome do cliente + 1{item} pedido = nome do cliente + 1{item}10 A definição de um depósito de dados deve vir entre {}; indicando a existência de zero ou mais ocorrências do elemento de dados.

11 Seleção Símbolo: [ ] O elemento de dados consiste em exatamente uma escolha; de um conjunto de opções alternativas. As opções alternativas são delimitadas entre []; e separadas por uma | Exemplo: conceito = [ O | B | F ] * O - ótimo * * B - bom * * F - fraco * estado civil = [solteiro | casado | divorciado | viúvo | outro]

12 Sinônimo Nome alternativo para um elemento de dados.
Necessário quando os usuários usam termos diferentes para um mesmo dado. Exemplo: número do item = 1{dígito}5 número da peça = *sinônimo de número do item* Não devemos mostrar a composição de número da peça. Os detalhes do elemento de dados devem ser fornecidos uma única vez; para diminuir a redundância do modelo. dígito = [0 | 1 | 2 | 3]

13 Exemplo endereço do local da competição = *endereço de um local onde competições das Olimpíadas serão disputadas* tipo de logradouro + logradouro + número + (complemento) + bairro + CEP + cidade + estado tipo de logradouro = [‘rua’ | ‘avenida’ | ‘praça’] logradouro = {caracter} número = {dígito} complemento = {[caracter | digito]} bairro = {caracter} CEP = 8{dígito}8 cidade = {caracter} estado = {caracter} caracter = [ A-Z | a-z | - | ] dígito= [ 0-9 ]


Carregar ppt "Dicionário de Dados Eveline Alonso Veloso PUC-Minas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google