A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O ESTUDO INDUTIVO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O ESTUDO INDUTIVO."— Transcrição da apresentação:

1 O ESTUDO INDUTIVO

2 DEFINIÇÃO: O estudo indutivo (também chamado investigativo, método do livro) visa dar uma visão panorâmica do conteúdo de um livro. As características: A leitura repetida e sem interrupção Envolve observação, indagação, e pesquisa Deve ser feita com um caderno para fazer anotações

3 A importância do estudo indutivo:
Oferece uma visão completa do livro antes de investigar os detalhes Obriga a identificação de temas que compõe o livro Fornece um contexto maior para entender e interpretar versículos individuais Ajuda manter “equilíbrio” na leitura e interpretação da Bíblia e diminui a chance de tirar um versículo fora do seu contexto

4

5 AS ETAPAS A leitura As Anotações O estudo panorâmico O “mapa” do livro
O esboço preliminar Uma aplicação pessoal

6 PRIMEIRA: A LEITURA Em oração. Várias vezes sem interrupção
Várias traduções contemporâneas Não se preocupe com títulos e divisões . Sem consultar comentários

7 SEGUNDA: AS ANOTAÇÕES Que tipo de livro? Estilo literário?
Suas primeiras impressões do livro As palavras chave Versículo(s) chave (NOTE: Versículos chave não são necessariamente os preferidos pelo leitor.) Tema e “tom” do livro As personagens principais

8 TERCEIRA: ESTUDO PANORÂMICO
O autor Os destinatários O contexto histórico e geográfico em que o livro foi escrito Por que o livro foi escrito? As circunstâncias Onde se situa o livro na Bíblia?

9 QUARTA: O “MAPA” Uma maneira de visualizar o “fluxo” do livro
Focaliza os capítulos e parágrafos (Por isso, uma Bíblia dividida em parágrafos é necessário) Faça uma paráfrase dos parágrafos do livro em palavras simples e “ objetivas” . Não tente uma interpretação; faça uma paráfrase nas suas próprias palavras.

10 O “MAPA” DO LIVRO DE JONAS
CAP. 1 1-3: Deus deu para Jonas a ordem de pregar; o profeta tentou fugir de Deus. 4-12: Deus enviou uma tempestade; os marinheiros tinham medo; Jonas confessou. 13-16: Os marinheiros clamaram a Deus; Jonas é jogado no mar 17: Jonas no peixe CAP. 2 1-6a: A angustia e o clamor de Jonas 6b-9: O clamor e esperança do profeta 10: Jonas é devolvido à terra.

11 CAP. 3 1-3a: Deus repetiu a ordem de ir e pregar; Jonas foi. 3b-9: O profeta pregou em Nínive; os ninivitas se arrependeram. 10: Deus se arrependeu e não destruiu os ninivitas. CAP.4 1-4: Jonas ficou irritado, fez pedido de morrer; Deus questionou a atitude do profeta. 5-8: Jonas saiu da cidade e arrumou uma barraca; Deus preparou uma lição mediante uma vide. 9-11: Deus perguntou Jonas outra vez e falou da sua compaixão

12 QUINTA: O ESBOÇO O mapa pode fornecer um ponto de partida para o esboço Faça o esboço do “maior” para o “menor”, isto é, dos títulos principais para os sub-títulos Observe as divisões em parágrafos. (LEMBRE-SE: As divisões nas Bíblias modernas nem sempre são iguais.) Faça uma comparação com outros esboços.

13 ESBOÇO DO LIVRO DE JONAS
I. A Chamada de Jonas (1.1-17) 1. Deus chamou Jonas mas ele fugiu de Deus (1.1-3) 2. Deus enviou uma tempestade (1.4-6) 3. Jonas é “sorteado” como o culpado (1.7-10) 4. Jonas é jogado no mar e engolido por um peixe ( ) II. A oração de Jonas (2.1-10) 1. O desespero do profeta (2.1-6a) 2. A esperança do profeta (2.6b-9) 3. Jonas devolvido à terra (2.10)

14 III. A Segunda chamada do profeta (3. 1-10) 1
III. A Segunda chamada do profeta (3.1-10) 1. Deus enviou Jonas de novo (3.1, 2) 2. Jonas proclamou a mensagem e os ninivitas se arrependem (3.3-5) 3. O rei proclamou um jejum (3.6-9) 4. Deus se arrependeu da destruição (3.10) IV. A resposta do profeta (4.1-11) 1. Jonas ficou irritado (4.1-3) 2. A resposta de Deus (4.4) 3. A lição da planta (4.5-9) 4. A misericórdia de Deus (4.10,11)

15 SEXTA: UMA APLICAÇÃO O que você já aprendeu sobre o livro que pode ser aplicado na sua vida? Na vida da sua igreja? A aplicação deve ser de natureza pessoal, prática e mensurável. (NOTE: Esta aplicação pessoal não deve ser considerado a interpretação “definitiva” do livro, mas somente uma reflexão das suas observações.)


Carregar ppt "O ESTUDO INDUTIVO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google