A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MITO: VERDADE OU MENTIRA?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MITO: VERDADE OU MENTIRA?"— Transcrição da apresentação:

1 MITO: VERDADE OU MENTIRA?
Edmar Antonio Brostulim, aluno do curso de Ciências Sociais UFPR – Bolsista do PET

2 Conceito Sociológico:
“A relevância de estudar os mitos e suas versões não é buscar a versão original ou a verdadeira, todas o são por todas gerarem crenças sociais. O ponto central é observar como a narração do fato está sendo construída e como ela é apropriada e reinventada pelos sujeitos em sua vida cotidiana”. (Claude Lévi-Strauss, Antropólogo Francês)

3 Amós Oz nos revela que Nehi, ou Neman como era chamado enquanto morava na aldeia, não era um demônio, mas sim uma criança que de tanto sofrer deboche acabou se afastando e se isolou na floresta. Os animais o seguiram, e com eles estabeleceu laços de amizade e assim ele se isolou com eles nas montanhas, sendo descoberto por Maia e Mati, o que poderia ser considerado como a revelação do mito enquanto fantasia.

4 Podemos encarar o fato de outra forma: Existem duas versões sobre a história, uma contada pelos pais das crianças da aldeia, e outra por Nehi. Qual das duas então é a verdadeira? NÃO IMPORTA. O que é relevante é saber como a narração da história está sendo apropriada pelas pessoas em sua vida cotidiana.

5 Referências Bibliográficas
ANTROPOLOGIA ESTRUTURAL - Claude Levi-Strauss O PAPEL DO MITO NA VIDA – Bronislaw Malinowski


Carregar ppt "MITO: VERDADE OU MENTIRA?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google