A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Antropologia. TEXTO 01 - COMO SURGIU, COMO SE DESENVOLVE O QUE SE ENTENDE POR CIÊNCIAS SOCIAIS ? Estudo das questões sociais pautados em métodos metodológicos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Antropologia. TEXTO 01 - COMO SURGIU, COMO SE DESENVOLVE O QUE SE ENTENDE POR CIÊNCIAS SOCIAIS ? Estudo das questões sociais pautados em métodos metodológicos."— Transcrição da apresentação:

1 Antropologia

2 TEXTO 01 - COMO SURGIU, COMO SE DESENVOLVE O QUE SE ENTENDE POR CIÊNCIAS SOCIAIS ? Estudo das questões sociais pautados em métodos metodológicos e conceituais. Estudo das questões sociais pautados em métodos metodológicos e conceituais. CIÊNCIAS CIÊNCIAS SOCIAIS SOCIAIS SOCIOLOGIA CIÊNCIA POLÍTICA ANTROPOLOGIA

3 T EXTO 02- C OMO SE DEFINE A S OCIOLOGIA ? A Sociologia estuda o comportamento humano em função do meio e dos processos que o interligam ao coletivo. A Sociologia estuda o comportamento humano em função do meio e dos processos que o interligam ao coletivo. A função teórica da Sociologia visa a elaboração de teorias acerca de um determinado fato ou fenômeno social para lhes conferir uma explicação pautada nos critérios que esta ciência estabelece. A função teórica da Sociologia visa a elaboração de teorias acerca de um determinado fato ou fenômeno social para lhes conferir uma explicação pautada nos critérios que esta ciência estabelece. A Sociologia é matéria de interesse de todas as ciências humana. A Sociologia é matéria de interesse de todas as ciências humana.

4 ANTROPOLOGIA - O QUE É?

5

6

7

8 ANTROPOLOGIA - O QUE É? DEFINIÇÃO CLÁSSICA

9 Antropologia é o estudo do homem, ontem, hoje, e no futuro. Antropo (homem) Logo (estudo) Antropologia é o estudo do homem, ontem, hoje, e no futuro. Antropo (homem) Logo (estudo)

10 ANTROPOLOGIA - O QUE É? DEFINIÇÃO CLÁSSICA Antropologia: princípio fundamental - A alteridade – estudo do outro diferente de mim.

11 A NTROPOLOGIA, O QUE É ? Por isso seu esforço analítico se concentra em compreender os processos de produção e reprodução material e simbólica das sociedades, suas dimensões culturais, religiosas, estéticas, sexuais, de parentesco, etc. Seu objetivo central é fornecer uma visão sobre as diversidades sociais que seja desprovida de etnocentrismos, isto é, capaz de efetuar uma apreensão das práticas culturais entendendo o sentido que elas têm para seus agentes.

12 ANTROPOLOGIA: CLASSIFICAÇÕES ANTROPOLOGIA FÍSICA OU PALEONTOLOGIA : estudo do homem através de sua evolução física – surgimento na natureza, fisionomia (aspecto), fisiologia (capacidades como ser – pensar, fazer, reproduzir-se), transformações (inclusive no futuro). Ligação com ciências Biológicas e médicas. 1. ANTROPOLOGIA FÍSICA OU PALEONTOLOGIA : estudo do homem através de sua evolução física – surgimento na natureza, fisionomia (aspecto), fisiologia (capacidades como ser – pensar, fazer, reproduzir-se), transformações (inclusive no futuro). Ligação com ciências Biológicas e médicas.

13 ANTROPOLOGIA: CLASSIFICAÇÕES 2. ANTROPOLOGIA CULTURAL OU ETNOLOGIA: estudo do homem através de sua evolução cultural. Cultura: conjunto de significados, valores e regras de comportamento no grupo determinado historicamente. 2. ANTROPOLOGIA CULTURAL OU ETNOLOGIA: estudo do homem através de sua evolução cultural. Cultura: conjunto de significados, valores e regras de comportamento no grupo determinado historicamente.

14 ANTROPOLOGIA: CLASSIFICAÇÕES ANTROPOLOGIA DE VESTÍGIOS OU ARQUEOLOGIA: estudo do homem através de vestígios do passado que revelam sua forma de ser e viver – social, cultural, econômica, religiosa e política. Vestígios: todas as coisas que revelem o passado – pintura, escrita, arte, monumentos, utensílios (objeto de uso cerimonial e pessoal, roupas, adornos, cerâmicas, louças, etc.) 3. ANTROPOLOGIA DE VESTÍGIOS OU ARQUEOLOGIA: estudo do homem através de vestígios do passado que revelam sua forma de ser e viver – social, cultural, econômica, religiosa e política. Vestígios: todas as coisas que revelem o passado – pintura, escrita, arte, monumentos, utensílios (objeto de uso cerimonial e pessoal, roupas, adornos, cerâmicas, louças, etc.)

15 ANTROPOLOGIA: CLASSIFICAÇÕES ANTROPOLOGIA DO DIREITO OU LEGAL: estudo do homem enquanto ser normativo, ou seja, a utilidade e eficiência das regras de conduta a partir do conjunto de mecanismos culturais que cada grupo estabelece para sobreviver 4. ANTROPOLOGIA DO DIREITO OU LEGAL: estudo do homem enquanto ser normativo, ou seja, a utilidade e eficiência das regras de conduta a partir do conjunto de mecanismos culturais que cada grupo estabelece para sobreviver

16 ANTROPÓLOGOS CIENTÍFICOS IMPORTANTES LEWIS HENRY MORGAN ( ) – americano. A sociedade primitiva (1877). Estudo dos povos do norte dos EU, os iroques. Escola: Evolucionismo. LEWIS HENRY MORGAN ( ) – americano. A sociedade primitiva (1877). Estudo dos povos do norte dos EU, os iroques. Escola: Evolucionismo.

17 ANTROPÓLOGOS CIENTÍFICOS IMPORTANTES BRONISLAW MALINOWSKY ( ) – polonês; A vida sexual dos selvagens (1929). Estudo dos aborígenes da Melanésia, parte oriental da Nova Guiné, Pacífico, Ilhas Trombriand. Escola: Funcionalismo biológico. BRONISLAW MALINOWSKY ( ) – polonês; A vida sexual dos selvagens (1929). Estudo dos aborígenes da Melanésia, parte oriental da Nova Guiné, Pacífico, Ilhas Trombriand. Escola: Funcionalismo biológico.

18 ANTROPÓLOGOS CIENTÍFICOS IMPORTANTES RADCLIFFE-BROWN ( ) - inglês; Estrutura e função nas sociedades primitivas (1952). Estudo dos aborígines da Austrália, do Pacífico e da África. Escola: Funcionalismo sociológico RADCLIFFE-BROWN ( ) - inglês; Estrutura e função nas sociedades primitivas (1952). Estudo dos aborígines da Austrália, do Pacífico e da África. Escola: Funcionalismo sociológico

19 ANTROPÓLOGOS CIENTÍFICOS IMPORTANTES CLAUDE LEVI-STRAUSS (1908) - belga; As estruturas elementares de parentesco (1949). Estudo comparativo dos povos da Ásia, Oceania e África. Escola: Estruturalismo. CLAUDE LEVI-STRAUSS (1908) - belga; As estruturas elementares de parentesco (1949). Estudo comparativo dos povos da Ásia, Oceania e África. Escola: Estruturalismo.

20 ANTROPÓLOGOS CIENTÍFICOS IMPORTANTES MAURICE GOELIER ( ): francês; A produção dos grandes homens: poder e dominação masculina entre os baruya da Nova-Guiné (1982). Estudo do povo baruya na Nova-Guiné. Escola: Estruturalismo marxista. MAURICE GOELIER ( ): francês; A produção dos grandes homens: poder e dominação masculina entre os baruya da Nova-Guiné (1982). Estudo do povo baruya na Nova-Guiné. Escola: Estruturalismo marxista.

21 ANTROPÓLOGOS CIENTÍFICOS IMPORTANTES DARCY RIBEIRO ( ) – brasileiro; O povo brasileiro – A formação e o sentido do Brasil (1995). Estudo dos índios brasileiros Kaapo e outros. Escola: pós-estruturalismo – culturalismo sociológico. DARCY RIBEIRO ( ) – brasileiro; O povo brasileiro – A formação e o sentido do Brasil (1995). Estudo dos índios brasileiros Kaapo e outros. Escola: pós-estruturalismo – culturalismo sociológico.

22 ANTROPÓLOGOS CIENTÍFICOS )IMPORTANTES ROBERTO DaMATTA – ( ) – brasileiro. A casa e a rua ( 1985). Estudo do povo brasileiro em seu cotidiano e instituições. Escola: Relativismo Antropológico. ROBERTO DaMATTA – ( ) – brasileiro. A casa e a rua ( 1985). Estudo do povo brasileiro em seu cotidiano e instituições. Escola: Relativismo Antropológico.

23 A NTROPOLOGIA : O TEXTO Pontos importantes: Pontos importantes: a) contexto de surgimento: desenvolvimento e expansão do capitalismo. Problemas que a sociedade enfrentava, trazidos pela urbanização, pela industrialização e pela expansão européia no mundo. a) contexto de surgimento: desenvolvimento e expansão do capitalismo. Problemas que a sociedade enfrentava, trazidos pela urbanização, pela industrialização e pela expansão européia no mundo. B) pontos que favoreceram seu surgimento: B) pontos que favoreceram seu surgimento: Necessidade de planejamento social Necessidade de planejamento social Crescente complexidade da vida humana gerada pela industrialização e urbanização Crescente complexidade da vida humana gerada pela industrialização e urbanização Alargamento dos horizontes científicos com intenso intercâmbio entre povos e nações Alargamento dos horizontes científicos com intenso intercâmbio entre povos e nações


Carregar ppt "Antropologia. TEXTO 01 - COMO SURGIU, COMO SE DESENVOLVE O QUE SE ENTENDE POR CIÊNCIAS SOCIAIS ? Estudo das questões sociais pautados em métodos metodológicos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google