A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS 5 LIVROS DA LEI Pentateuco TORAH.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS 5 LIVROS DA LEI Pentateuco TORAH."— Transcrição da apresentação:

1 OS 5 LIVROS DA LEI Pentateuco TORAH

2 PENTATEUCO Gn - Génesis Ex - Êsodo Lv - Levitico Nm - Números
A TORAH é composta por 5 livros, por isso é também chamada também “Pentateuco” PENTATEUCO Gn - Génesis Ex - Êsodo Lv - Levitico Nm - Números Dt - Deuteronómio Os 5 livros da Torah contam a experiência fundamental do povo de Israel: as origens do povo de Israel (Patriarcas) e como Deus o libertou da escravidão Egípcia, conduziu-o pelo deserto, até a terra prometida.

3 O Livro do Génesis O Livro de Génesis fala das origens do mundo e da humanidade (Gn 1-11) e do povo de Israel, de Abraão a José (Gn 12-50)

4 Deus é o Criador Deus é o Criador, único e transcendente, isto é um Deus que não se confunde com a natureza. A natureza é criatura de Deus, obra das Suas mãos. "Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos." (Sl 91,1)

5 No princípio criou Deus os céus e a terra". (Gn 1,1)
Deus criou o homem à sua imagem, criou-o à imagem de Deus (Gn 1,27).

6 A pre-história bíblica
O LIVRO DO GENESIS A pre-história bíblica Gn 1-11 1. As origens do mundo e da humanidade (1-5) 2. Corrupção da humanidade, dilúvio, Noé (6-9) 3. Os povos da terra e a torre de Babel (10-11)

7 Uma história de pecado e de Misericórdia
Os primeiros 11 capítulos do Livro do Génesis são como uma grande introdução a todos os livros da Bíblia. Apresenta o quadro dramático em que está envolvida toda a humanidade: Deus criou o mundo e confiou-o ao homem, mas este tentado pela antiga serpente, desobedeceu a Deus. O pecado entrou no mundo e, assim, perdeu-se a harmonia original. Mas Deus, não abandonou a humanidade, interveio muitas vezes, oferecendo a Sua Aliança de Amor.

8 A CRIAÇÃO De onde vem tudo o que existe? Quem é o homem? Qual é a sua vocação sobre a terra? Deus é o Criador. Tudo começou a existir pelo poder da Sua Palavra. Depois criou o HOMEM «a Sua própria imagem e semelhança» , e fê-lo rei de toda a criação (Gn 1,27). O objectivo da criação é o SÁBADO, sétimo dia, o dia do descanso de Deus, no qual toda a humanidade deve entrar. Deus criou o mundo para o homem, mas criou o homem para Ele, isto é para o descanso eterno.

9 Um Deus único e transcendente
Deus é Criador, o único Deus do universo: as divindades dos outros povos são simplesmente criaturas de Deus que lhes deu a existência com o poder da Sua Palavra.

10 As criaturas conduzem a Deus (Rm 1,19-20)
1Insensatos são todos aqueles homens que, ignorantes de Deus, a partir dos bens visíveis, não reconheceram o Criador. 2Assim proclamaram deuses o fogo, o vento ou o ar subtil, a abóbada estrelada, ou a água impetuosa, ou os luzeiros do céu. 3Se, fascinados pela sua beleza, os tomaram por deuses, aprendam quão mais belo que tudo é o Senhor, pois foi o próprio autor da beleza que os criou… 9Se tiveram tanta capacidade para poderem perscrutar o universo, porque não descobriram, primeiro, o Senhor dessas coisas? (Sab 13,1-9)

11 O pecado das origens Por que é que o homem é limitado? Por que é que vai encontro à morte? O Senhor Deus plantou um jardim no Éden, ao oriente, e nele colocou o homem que tinha formado; e fez brotar da terra toda a espécie de árvores agradáveis à vista e de saborosos frutos para comer; a árvore da Vida estava no meio do jardim, assim como a árvore do conhecimento do bem e do mal. (Gn 2,8-9) O homem é CRIATURA; Deus deu-lhe Vida em abundância.

12 Onde estás? onde está o teu irmão?
Senhor Deus chamou o homem e disse-lhe: «Onde estás?» (Gn 3,9) O Senhor disse a Caim: «Onde está o teu irmão Abel?» Caim respondeu: «Não sei dele. Sou, porventura, guarda do meu irmão?» (Gn 4,9) O homem desobedeceu a Deus e «perdeu-se»; nem reconhece «o irmão»; foge, afasta-se de si mesmo e dos irmãos, o medo apodera-se dele. Mesmo assim, Deus não destrói o homem, continua a dar-lhe vida e a protege-lo.

13 O baptismo do dilúvio 6O Senhor arrependeu-se de ter criado o homem sobre a Terra, e o seu coração sofreu amargamente. 7E o Senhor disse: «Eliminarei da face da Terra o homem que Eu criei» (Gn 6,5-7) Deus não fica indiferente, sente-se profundamente envolvido. Sofre diante da criação “boa” perturbada pela maldade humana. A decisão de “exterminar” não deve ser entendida como um “castigo”, mas como uma “nova criação”, a origem de uma “nova humanidade”. O homem é chamado a colaborar com Deus na realização do Seu projecto de Amor. É como um Baptismo: a vida nova nasce deixando morrer a antiga (1Pt 3,20-21)

14 Deus renova o Seu amor 1Deus abençoou Noé e os seus filhos, e disse-lhes: «Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra. 2Sereis temidos e respeitados por todos os animais da terra, por todas as aves do céu, por tudo quanto rasteja sobre a terra e por todos os peixes do mar; ponho-os à vossa disposição. 11Estabeleço convosco esta aliança: não mais criatura alguma será exterminada pelas águas do dilúvio e não haverá jamais outro dilúvio para destruir a Terra.» (Gn 9,1-2.11)

15 Relacionamentos alterados
Com o pecado das origens (desobediência, querer ser deuses), os homens perderam a amizade com Deus. A maldade começou a invadir o mundo. O primeiro homicídio diz que o relacionamento humano foi dramaticamente alterado. O dilúvio diz que foi alterado o relacionamento com a natureza que agora se revolta contra o homem. A torre de Babel diz que foi alterado o relacionamento social: os homens se organizam para construírem uma sociedade sem Deus, mas já não conseguem entender-se.

16 A Torre de Babel Gn 1-10: a origem do mundo, do homem e da mulher, a origem do mal que deu início à história da salvação. Gn 11: o pecado dá início a uma humanidade dividida: línguas e povos. O cume do pecado: organizar a sociedade sem Deus: «sereis como deuses» (Gn 3,5)

17 De Babel ao Pentecostes
9Por isso, lhe foi dado o nome de Babel, visto ter sido lá que o Senhor confundiu a linguagem de todos os habitantes da Terra, e foi também dali que o Senhor os dispersou por toda a Terra. (Gn 11,9) Quando chegou o dia do Pentecostes, encontravam-se todos reunidos no mesmo lugar. Os Apóstolos falavam e todos os ouviam na sua própria língua. (Actos 2)

18 Gn 1-11 = PREISTÓRIA BÍBLICA
O crescimento do mal e a misericórdia de Deus Deus é Criador de todas as coisas e criou o homem e a mulher a sua imagem e semelhança e lhe confiou todo o universo. A corrupção da humanidade provoca o dilúvio (anti-criação) (Gn 6-9). Deus intervém, renova a Aliança da criação, renova a humanidade (9-10) Os homens constroem uma sociedade sem Deus (Torre de Babel), por isso não se entendem, não falam a mesma língua, ficam desnorteados (Gn 11,1-9) Deus envia Abraão … Moisés, David, os Profetas, os Sábios… e, por fim, o Seu Próprio Filho, Jesus Cristo


Carregar ppt "OS 5 LIVROS DA LEI Pentateuco TORAH."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google