A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História dos Computadores

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História dos Computadores"— Transcrição da apresentação:

1 História dos Computadores
Introdução a Processamento de Dados Rodrigo Souza Contil Informática

2 O que é computador? No dicionário encontramos: "Computador, s.m. - aquele que faz cômputos ou que calcula; máquina à base de circuitos eletrônicos que efetua grandes operações e cálculos gerais, de maneira ultra rápida." Os irônicos dizem: "Computador é o idiota mais veloz do mundo, pois fará qualquer coisa que nós lhe ordenarmos a uma velocidade extremamente alta." Também podemos dizer: "Computador é um equipamento capaz de aceitar elementos relativos a um problema, submetê-lo a operações predeterminadas e chegar a um resultado."

3 História dos Computadores
1. Computação primitiva Limitações em relação a cálculos mentais Invenção de um vasto conjunto de auxílios

4 Primeiras Máquinas de Calcular
Há cerca de quatro mil anos (2000 a.C.), povos primitivos desenvolveram sistemas de cálculo e numeração mais poderosos do que os até então existentes, mas sem usar nenhum "aparelho" para isso. Por volta de quinhentos anos mais tarde, surgia o primeiro instrumento capaz de calcular com precisão e rapidez. Composto de varetas (pedaços de madeira dispostos paralelamente) e pequenas bolas, nascia o primeiro modelo de ÁBACO (palavra de origem Fenícia) conhecido.

5 ÁBACO

6 Blaise Pascal Um francês de 18 anos, inventou a primeira máquina de somar, a PASCALINA. O modelo consistia em uma caixa contendo rodas dentadas e engrenagens, que conforme se encaixavam, produziam os cálculos visados. O operador girava as rodas dentadas de modo que os números a serem somados ficassem expostos no mostrador.

7 Cada casa decimal era representada por uma roda diferente, isto é, uma era a unidade, outra a dezena, a seguinte a centena. Executava operações aritméticas quando se giravam os discos interligados, sendo assim a precursora das calculadoras mecânicas.

8 PASCALINA

9 Gottfried Wilhelm von Leibnitz
Inventou, em 1673, uma máquina muito parecida com a Pascalina, que efetuava cálculos com as quatro operações fundamentais e ainda extrai a raiz quadrada, a qual se tornou a antecessora direta das calculadoras manuais. Denominada de Calculadora de Leibniz.

10 CALCULADORA DE LEIBNIZ

11 Basile Bouchon Em 1728, o engenheiro francês constriu um tear, que podia tecer desenhos de seda, de acordo com instruções cifradas em uma folha giratória de papel perfurado, onde somente trabalhavam as agulhas coincidentes com os furos. Em 1801 Joseph Marie Jacquard concluiu a máquina de tecer com cartões perfurados. Este dispositivo iria influenciar significativamente as idéias de como comandar um máquina.

12 TEAR DE JACQUARD

13 Charles Babbage Matemático e engenheiro, desenvolveu uma máquina de calcular tabelas, denominada de Máquina de Diferenças. Esta máquina baseava-se também no princípio dos discos giratórios e era operada por uma simples manivela. Este dispositivo mecânico foi projetado para calcular tabelas de números úteis à navegação naval. Os resultados eram perfurados numa placa de cobre com um barril de aço.

14 Máquina de Diferenças

15 Então em 1923, Babbage conseguiu que o governo britânico financiasse o projeto e a construção da nova máquina que seria denominada de Máquina Analítica. A máquina analítica era capaz de executar as quatro operações, armazenar dados em uma memória (de até números de 50 dígitos) e imprimir resultados.

16 Máquina Analítica Composta de: armazenamento engenho seção de entrada
seção de saída

17 O engenho, além de realizar as quatro operações, recebia operações elementares de decisão.
A unidade de controle comandava tudo, através de cartões perfurados. Ela era programável numa linguagem de montagem simples.

18 A máquina exigia a construção de milhares de dentes, rodas e engrenagens a um grau de precisão extremo. Babbage não viu seu projeto torna-se realidade. Tornou-se a base para a estrutura dos computadores atuais. Charles Babbage foi considerado o "Pai do Computador"

19 Ada Augusta Contratada para desenvolver os software.
Filha de um famoso poeta britânico. Ficou conhecida como a “primeira programadora” de computadores do mundo.

20 Hermann Hollerith Foi encarregado de desenvolver uma técnica para acelerar a compilação dos dados do censo (1890). Usava cartões perfurados. O censo de 1890 demorou somente 3 anos. Sucesso nos EUA, foi usada no censo do Canadá, Áustria e Rússia (1890).

21 TABULADOR DE HOLLERITH

22 Hollerith criou uma companhia chamada TMC - Tabulation Machine Company.
Posteriormente, em 1914, associou-se, a: International Time Recording Co. (fabricante de relógios de ponto em Nova Iorque) Computer Scale Co. (fabricante de balanças e fatiadores de alimentos em Dayton, Ohio) Bundy Manufacturing (fabricante de relógios de ponto em Poughkeepsie, NY)

23 Essa união gerou a Computing Tabulation Recording Company
Vindo a se tornar, em 1924, a conhecida IBM - Internacional Business Machine.

24 IBM A IBM lançou-se no negocio de computadores em 1953. Modelo 701
Modelo 650, amplamente usando no final dos anos 50. Em 1964, anunciou o System/360, o primeiro projeto de um família de computadores compatíveis.

25 Konrad Zuse Em 1930, um estudante alemão de engenharia construiu um série de máquinas de calcular automáticas utilizando relés eletromagnéticos. Sua idéia era criar uma máquina que usava relés mecânicos que atuando como chaves. Utilização de números binários em vez de algarismos decimais. Surgiu o primeiro marco dos números binários.

26 Zuse criou a máquina Z1, em 1936, que era baseada em relés mecânicos
Usava um teclado como dispositivo de saída e lâmpadas (dispositivo binário – acesso e apagado) com componente de saída.

27 Em 1941, Zuse desenvolveu o Z3, qual utilizava relés eletromecânicos e era controlado por programa
Sendo talvez o primeiro computador efetivamente operacional. Z4 foi usado pelos militares para auxílio no projeto de aviões e mísseis durante a segunda guerra mundial.

28 Analisador Diferencial
Muitos afirmam que o americano Vannevar Bush é o pai do computador. Sua mais importante contribuição para o desenvolvimento da informática remonta a 1931, quando criou um analisador diferencial mecânico, fator de estímulo das pesquisas que levaram ao desenvolvimento do computador digital.

29 Jonh Atanasoff Projetou um calculadora que era supreendentemente avançada para sua época. Ela utilizava aritmética binária e possuía capacitores para a memória, que eram periodicamente refrescados para evitar que se descarregassem, processo denominado de “estimulação da memória”.

30 Atanasoff-Berry

31 Howard Aiken Em seu doutorado, reconheceu a importância dos cálculos feitos por máquinas. Descobriu o trabalho de Babbage e decidiu construir computadores a relés. Em 1944, surgiu o MARK I

32 MARK I Primeiro computador eletromecânico.
Construído em Harvard, com a ajuda da IBM, que investiu US$ ,00. Usava o sistema decimal. Objetivo de calcular as trajetórias de mísseis com maior precisão.

33 peças 800 km de fios 420 interruptores para controle realizava uma soma em 6 s realizava uma multiplicação em 8 s e uma divisão em cerca de 12 s

34

35 O Desenrolar... ÁBACO PASCALINA LEIBNIZ TEAR DE JACQUARD
MÁQUINA DE DIFERENÇAS MÁQUINA ANALÍTICA ADA AUGUSTA TABULADOR DE HOLLERITH Z1, Z2, Z3 e Z4 MARK I


Carregar ppt "História dos Computadores"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google