Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
COMUNICAÇÃO RURAL
2
COMUNICAÇÃO RURAL Alguém diz alguma coisa a alguém.
Este é o princípio da comunicação humana. Com algum objetivo Com conseqüências
3
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Fonte Mensagem Canal Receptor Habilidade de comunicação Conhecimento Atitude Nível sócio-cultural Código Conteúdo Tratamento Sentidos Meios Técnicas
4
FONTE Indivíduo, grupo ou organização responsável pela comunicação
Na EMATER os técnicos também são responsáveis pela comunicação e de suas conseqüências (imagem)
5
FONTE HABILIDADE DE COMUNICAÇÃO Escrever Falar Ilustrar Demonstrar
Argumentar Dialogar
6
CONHECIMENTO Sobre o assunto Sobre o público alvo Grande – o deletério
Pequeno – como se impor diante do público Sobre o público alvo Características básicas Anseios e outros
7
ATITUDE Ao assunto Ao público Ao meio em que atua À instituição
Às políticas Às diretrizes de trabalho Ao universo político-social em que se desenvolvem
8
O NIVEL SÓCIO-CULTURAL
É a moldura onde são enquadrados os acontecimentos, a referência pela qual são avaliadas as situações. (fome Lula) Situar-se em relação aos receptores Experiências prévias, bagagem cultural, hábitos sociais (exposição à mídia, livros, treinamentos)
9
A MENSAGEM - código O código expressa a forma contida na situação de comunicação Idioma usado Gíria Economês
10
A MENSAGEM - Conteúdo Expressa a essência das ideias
Deve ser colocado de forma dosada, de acordo com o público Em uma ordem compreensível
11
A MENSAGEM - tratamento
É o arranjo dos elementos da comunicação, serve para informar, motivar e ensinar. É trabalho do redator, do expositor Envolve arranjo dos elementos de comunicação Frases De ilustrações A aparência O impacto do produto final (falar para produtores, na sua língua)
12
CANAL É o veículo da mensagem. Sentidos humanos Visão Audição Tato
Olfato e Paladar
13
CANAL Meios físicos de veiculação Técnicas empregadas Orais Visuais
Audiovisuais Multisensoriais Técnicas empregadas Radio, livros, fotos, jornal, TV, cinema,
14
BARREIRAS DA COMUNICAÇÃO
Ocorrência Comunicação verbal Entre indivíduos diferentes (técnico e agricultor) Vocabulário diferente Dificuldade em traduzir
15
COMO SUPERAR OS RUÍDOS DE COMUNICAÇÃO?
Código ou linguagem mais simples e clara Exemplos concretos Símbolos não verbais Fotografias Ilustrações Demonstrações Modelos
16
RUÍDOS – BARREIRAS PSICOLÓGICAS
Diferenças de status – técnico e agricultor real ou imaginária Diferenças de interesses (um vê o lucro, o outro o ambiental, o social)
17
BARREIRAS FÍSICAS DA COMUNICAÇÃO
Local – sala de aula – iluminação Barulhos externos Assento desconfortável Horário Ordenamento na apresentação
18
RECEPTOR DA MENSAGEM Como ele reage à mensagem (entendeu ou não)
Habilidade de comunicação Feedback Habilidade para Ver Ouvir Interpretar Dialogar Associar
19
RECEPTOR - Conhecimento
Assunto novo Parcialmente conhecido Conhecimento deturpado Desconhecido Macete Perguntar para descobrir o nível de conhecimento sobre o assunto
20
RECEPTOR - Atitude Condicionam a eficiência da comunicação, por fatores independentes do assunto Negativa De prevenção
21
RECEPTOR – Nível sócio-cultural
Pode vir a ser barreira forte à comunicação Herança cultural Comportamento social Experiências prévias (associativismo) Regras de dominação (japonês, liderança)
22
MEIOS DE COMUNICAÇÃO PUBLICAÇÃO Folder Folheto Informe técnico
Folha solta Manual Volante Carta circular
23
MEIOS DE COMUNICAÇÃO AUXÍLIOS VISUAIS Álbum seriado Flanelógrafo
Transparências Data show
24
MEIOS DE DIVULGAÇÃO Rádio Vídeo Televisão Teleconferência
Intra e internet Facebook twitter
25
METODOLOGIA EXTENSIONISTA
Quanto ao alcance Individual Grupal Massal Quanto ao efeito Motivacional Ensino técnico Quanto ao uso Simples Complexo
26
MÉTODOS DE ALCANCE INDIVIDUAL
Contato Entrevista Unidade de observação
27
MÉTODOS DE ALCANCE GRUPAL
Curso Excursão Reunião Dia de campo ou dia de demonstração Dia especial Unidade demonstrativa Convenções
28
MÉTODOS DE ALCANCE GRUPAL - Continuação
Encontro Mutirão Concurso Torneio
29
MÉTODOS DE ALCANCE MASSAL
Campanha Semana Exposição
30
OBRIGADO PELA ATENÇÃO Carlos César de Queiroz 3201-8814 / 81473750
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.