A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMUNICAÇÃO RURAL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMUNICAÇÃO RURAL."— Transcrição da apresentação:

1 COMUNICAÇÃO RURAL

2 COMUNICAÇÃO RURAL Alguém diz alguma coisa a alguém.
Este é o princípio da comunicação humana. Com algum objetivo Com conseqüências

3 ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Fonte Mensagem Canal Receptor Habilidade de comunicação Conhecimento Atitude Nível sócio-cultural Código Conteúdo Tratamento Sentidos Meios Técnicas

4 FONTE Indivíduo, grupo ou organização responsável pela comunicação
Na EMATER os técnicos também são responsáveis pela comunicação e de suas conseqüências (imagem)

5 FONTE HABILIDADE DE COMUNICAÇÃO Escrever Falar Ilustrar Demonstrar
Argumentar Dialogar

6 CONHECIMENTO Sobre o assunto Sobre o público alvo Grande – o deletério
Pequeno – como se impor diante do público Sobre o público alvo Características básicas Anseios e outros

7 ATITUDE Ao assunto Ao público Ao meio em que atua À instituição
Às políticas Às diretrizes de trabalho Ao universo político-social em que se desenvolvem

8 O NIVEL SÓCIO-CULTURAL
É a moldura onde são enquadrados os acontecimentos, a referência pela qual são avaliadas as situações. (fome Lula) Situar-se em relação aos receptores Experiências prévias, bagagem cultural, hábitos sociais (exposição à mídia, livros, treinamentos)

9 A MENSAGEM - código O código expressa a forma contida na situação de comunicação Idioma usado Gíria Economês

10 A MENSAGEM - Conteúdo Expressa a essência das ideias
Deve ser colocado de forma dosada, de acordo com o público Em uma ordem compreensível

11 A MENSAGEM - tratamento
É o arranjo dos elementos da comunicação, serve para informar, motivar e ensinar. É trabalho do redator, do expositor Envolve arranjo dos elementos de comunicação Frases De ilustrações A aparência O impacto do produto final (falar para produtores, na sua língua)

12 CANAL É o veículo da mensagem. Sentidos humanos Visão Audição Tato
Olfato e Paladar

13 CANAL Meios físicos de veiculação Técnicas empregadas Orais Visuais
Audiovisuais Multisensoriais Técnicas empregadas Radio, livros, fotos, jornal, TV, cinema,

14 BARREIRAS DA COMUNICAÇÃO
Ocorrência Comunicação verbal Entre indivíduos diferentes (técnico e agricultor) Vocabulário diferente Dificuldade em traduzir

15 COMO SUPERAR OS RUÍDOS DE COMUNICAÇÃO?
Código ou linguagem mais simples e clara Exemplos concretos Símbolos não verbais Fotografias Ilustrações Demonstrações Modelos

16 RUÍDOS – BARREIRAS PSICOLÓGICAS
Diferenças de status – técnico e agricultor real ou imaginária Diferenças de interesses (um vê o lucro, o outro o ambiental, o social)

17 BARREIRAS FÍSICAS DA COMUNICAÇÃO
Local – sala de aula – iluminação Barulhos externos Assento desconfortável Horário Ordenamento na apresentação

18 RECEPTOR DA MENSAGEM Como ele reage à mensagem (entendeu ou não)
Habilidade de comunicação Feedback Habilidade para Ver Ouvir Interpretar Dialogar Associar

19 RECEPTOR - Conhecimento
Assunto novo Parcialmente conhecido Conhecimento deturpado Desconhecido Macete Perguntar para descobrir o nível de conhecimento sobre o assunto

20 RECEPTOR - Atitude Condicionam a eficiência da comunicação, por fatores independentes do assunto Negativa De prevenção

21 RECEPTOR – Nível sócio-cultural
Pode vir a ser barreira forte à comunicação Herança cultural Comportamento social Experiências prévias (associativismo) Regras de dominação (japonês, liderança)

22 MEIOS DE COMUNICAÇÃO PUBLICAÇÃO Folder Folheto Informe técnico
Folha solta Manual Volante Carta circular

23 MEIOS DE COMUNICAÇÃO AUXÍLIOS VISUAIS Álbum seriado Flanelógrafo
Transparências Data show

24 MEIOS DE DIVULGAÇÃO Rádio Vídeo Televisão Teleconferência
Intra e internet Facebook twitter

25 METODOLOGIA EXTENSIONISTA
Quanto ao alcance Individual Grupal Massal Quanto ao efeito Motivacional Ensino técnico Quanto ao uso Simples Complexo

26 MÉTODOS DE ALCANCE INDIVIDUAL
Contato Entrevista Unidade de observação

27 MÉTODOS DE ALCANCE GRUPAL
Curso Excursão Reunião Dia de campo ou dia de demonstração Dia especial Unidade demonstrativa Convenções

28 MÉTODOS DE ALCANCE GRUPAL - Continuação
Encontro Mutirão Concurso Torneio

29 MÉTODOS DE ALCANCE MASSAL
Campanha Semana Exposição

30 OBRIGADO PELA ATENÇÃO Carlos César de Queiroz 3201-8814 / 81473750


Carregar ppt "COMUNICAÇÃO RURAL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google