A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Federal de Campina Grande

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Federal de Campina Grande"— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal de Campina Grande
Biodiesel e Etanol Igor Noberto

2 Etanol O que é? Nos EUA, é usado na forma de E85:
Combustível feito principalmente através de cana- de-açúcar. Nos EUA, é usado na forma de E85: Mistura de 85% de etanol e 15% de gasolina. Com a chegada dos carros flex, o etanol voltou a ser utilizado largamente. Possui alto balanço energético.

3 Etanol O Etanol: É considerada por alguns como a melhor e mais avançada opção existente no mundo para produção de biocombustíveis em larga escala. Etanol Verde: É o alcool considerado como um combustível de baixo índice de poluição. O etanol brasileiro de cana-de-açúcar é produzido de maneira sustentável, nos aspectos sociais, econômicos e ambientais

4 Etanol O Etanol brasileiro possui muitas vantagens em relação aos estrangeiros produzidos de milho, beterraba ou trigo. Balanço energético: Energia contida no combustível em comparação com a energia fóssil usada para produzi-lo O Etanol brasileiro tem um balanço energético aproximadamente de 9,3.

5 Etanol Possui um balanço energético quatro vezes maior do que o etanol a base de beterraba e trigo. E cinco vezes melhor do que o de milho. Segundo diversas estimativas, calculadas com base na análise de ciclo de vida do produto, o etanol brasileiro, produzido de cana-de-açúcar, reduz as emissões de gases de efeito estufa em mais de 80% em substituição à gasolina.

6 Etanol Vantagens: Os veículos bi combustível permitem usar álcool ou gasolina em qualquer proporção. A sua única preocupação ao chegar no posto deve ser o preço. Preço: É vendido mais barato do que a gasolina. Escolha do carro: A variedade de carros disponível é grande. Os fabricantes abraçaram a tecnologia bi combustível e é possível encontrar muitas opções de modelos que rodam com etanol e gasolina.

7 Etanol Desvantagens: Embora os preços sejam mais baixos que a gasolina, o rendimento nos modelos Flex é menor. Carros verdadeiramente a álcool: No Brasil o país que lançou a tecnologia do motor a álcool, não é possível encontrar um só carro zero com motor a álcool. Bicombustível tem em todo lugar, mas o que apresenta o melhor rendimento são os carros com motores exclusivamente a álcool.

8 Etanol Dica para proprietários de carros Flex:
Na hora de abastecer divida o preço do álcool pelo preço da gasolina. Multiplique o resultado por 100. Se o resultado for menor que 70, não pense duas vezes, encha o tanque de álcool!

9 Biodiesel O que é? Do que é feito?
Combustível natural usado em motores diesel, produzido através de fontes renováveis, que atende as especificações da ANP. Do que é feito? É derivado de óleos vegetais, como girassol, mamona, soja, babaçu e demais oleaginosas, ou de gorduras animais, produzido através de um processo químico que remove a glicerina do óleo.

10 Biodiesel Algumas Características:
Pode ser produzido através do resto de oleos de frituras; Motores a diesel comum, também funcionam com o biodiesel; Fabricado em um processo onde a glicerina é separada da gordura ou óleo vegetal; Biodegradável, não tóxico e praticamente livre de enxofre; É o único combustível alternativo a obter completa aprovação no Clean Air Act de 1990 e autorizado pela Agência Ambiental Americana (EPA);

11 Biodiesel O biodiesel pode ser usado puro ou em mistura com o óleo diesel em qualquer proporção No Brasil, o Diesel é vendido com 2% de Biodiesel em sua composição. Essa mistura é denomidada B2. Nomenclatura: B: Referente a mistura; 2: porcentagem de Biodiesel na mistura; B100: Biodiesel puro.

12 Biodiesel Vantagens: Baixas emissões, quanto mais biodiesel for usado na mistura “B”, menor será o índice de emissões lançados no meio ambiente. Versatilidade: Motores a diesel atuais podem funcionar com Biodiesel sem necessidade de uma adaptação profunda. Os grandes beneficiados do uso do Biodiesel seriam os trabalhadores do campo, com o maquinário movido a diesel.

13 Biodiesel Vantagens: Custos: O biodiesel custa apenas alguns centavos a mais que o diesel convencional. mas a tendência é o preço ficar mais barato, com a melhor tecnologia na produção de biodiesel e o aumento do preço do petróleo. Desvantagens: Tempo frio: Esteja atento aos problemas de viscosidade em tempos de temperatura baixa. Quanto maior a mistura de biodiesel usada, mais viscoso o combustível se torna em temperaturas muito baixa.

14 Biodiesel Video: I


Carregar ppt "Universidade Federal de Campina Grande"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google