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Teoria das Categorias.

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Apresentação em tema: "Teoria das Categorias."— Transcrição da apresentação:

1 Teoria das Categorias

2 Metafísica Tradicional (tradição aristotélica) Objetivo:
Michael Loux: Metafísica Tradicional (tradição aristotélica) Objetivo: Caracterizar a natureza da realidade, de maneira a dizer como as coisas são.

3 Tradição aristotélica: ● causas primeiras ● ente enquanto ente
Diferentes tradições associam diferentes temas e metodologias ao projeto a metafísica. Tradição aristotélica: ● causas primeiras ● ente enquanto ente Tradição racionalista: ● ampliação do âmbito ● reestruturação

4 Reestruturação Racionalista
Geral Metafísica Cosmologia Especial Psicologia Racional Teologia Natural

5 Assim, essas questões ocupam estágios centrais nessas obras.
Muitos livros introdutórios sobre Metafísica concordam com o esboço racionalista da disciplina. De fato, eles focalizam as questões que os racionalistas colocaram no âmbito da Metafísica Especial. Assim, essas questões ocupam estágios centrais nessas obras.

6 [i] questões sobre a natureza e a existência de Deus;
[ii] questões sobre a natureza dos seres humanos; [iii] o problema mente-corpo; [iv] e, o problema da liberdade da vontade.

7 Reestruturação Contemporânea:
Metafísica Especial: subdisciplinas Teologia Racional – Filosofia da Religião Psicologia Racional – Filosofia da Religião Psicologia Racional – Filosofia da Mente

8 Filósofos Contemporâneos:
Metafísica: ● Ciência do ente enquanto ente - aristotelismo ● Metafísica Geral – racionalismo Tema: ● Questões para proporcionar um exame geral de tudo o que existe.

9 A concepção metafísica de Aristóteles
(como uma disciplina perfeitamente geral) tinha como objetivo central a identificação e caracterização das categorias nas quais as coisas estão incluídas. Mas, o que é identificar as categorias nas quais as coisas estão incluídas?

10 Categorias: Os mais gerais e elevados tipos ou classes nas quais as coisas podem ser classificadas. Metafísico: Toma todas as coisas que existem e as classifica nos tipos ou classes mais gerais nas quais elas se incluem.

11 É dizer o que as coisas são “O que é isso?” Ponto Final:
Classificar: É dizer o que as coisas são “O que é isso?” Ponto Final: Substância – ente – existente

12 Lista completa: Categoria Procedimento: pergunta – resposta
Aplicação a outras Categorias

13 Classificação que parte do menos extenso ao mais geral.
Árvore de Porfírio Classificação que parte do menos extenso ao mais geral. 1. Sócrates 2. Homem 3. Racional 4. Animal 5. Vivente 6. Corporal 7. Substância

14 Sócrates Platão Aristóteles
Substância Corporal Incorporal Corpo Animado Inanimado Corpo animado Sensível Insensível Animal Racional Irracional Homem Sócrates Platão Aristóteles

15 Basta estabelecer a tábua das categorias?
Metafísica: Basta estabelecer a tábua das categorias? Mas, se dois metafísicos nos fornecem diferentes listas de categorias, isso somente pode ocorrer porque, ao menos, um deles fez um grosseiro e palpável erro:

16 [a] Ou ele cometeu um erro indutivo, falhando ao aplicar o procedimento pergunta-resposta ao próprio exemplo de objeto; [b] Ou fez confusão acerca do modo de classificação dos termos em nossa linguagem.

17 Disputas Metafísicas:
Discordar sobre Categorias Discordar sobre que objetos existem “Que objetos existem?”

18 A: Existem cambalhotas B: Não existem cambalhotas Qual é discordância?
Exemplo da disputa: “Cambalhota” A: Existem cambalhotas B: Não existem cambalhotas Qual é discordância? Ontologia: deve ou não incluir cambalhotas.

19 Generalização: Controvérsia:
A: Eventos devem ser incluídos na Ontologia B: Eventos não devem ser incluídos na Ontologia Controvérsia: Questão acerca da existência de coisas de um tipo ou categoria geral. Existem entidades desta ou daquela categoria?

20 Existem estados de coisas?
Existem propriedades? Existem relações? Existem eventos? Existem substâncias? Existem proposições? Existem estados de coisas? Há mundos possíveis?

21 Fonte: Michael J. Loux. Metaphysics: An contemporary introduction. London – New York: Routledge 1998.


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