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O que é o homem? Ou quem e o que o constitui. Problemas encontrados na base cultural  O que o homem conhece não é o reflexo exato da objetividade; 

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Apresentação em tema: "O que é o homem? Ou quem e o que o constitui. Problemas encontrados na base cultural  O que o homem conhece não é o reflexo exato da objetividade; "— Transcrição da apresentação:

1 O que é o homem? Ou quem e o que o constitui

2 Problemas encontrados na base cultural  O que o homem conhece não é o reflexo exato da objetividade;  Conhece por observação e interpreta de acordo o conhecimento que possui da realidade;  Determinação da visão que o homem tem de si mesmo e da sua existência.

3 As respostas dependem do quê?  Visão que cada cultura possui da existência;  Fator determinante das raízes culturais.

4 Conceituando o homem

5  A sociologia não vê o homem sozinho como homem;  A psicologia vê o homem como um ser autoconsciente;  A filosofia o define como um ser moral e racional.

6  Modo de vida, valores, prioridades etc.;  Não raramente surgiam indivíduos que, drástica e surpreendentemente, geravam mudanças profundas na base dos conceitos e vida;  Se um indígena, um dia decidir não mais participar, sua história bem como de seu grupo poderá ser perpetuamente alterada desde então.

7  Homem, portanto, é agente transformador;  Pode-se diferi-lo dos demais agentes da natureza, em termos culturais por suas capacidades, avaliações e recriações;  A fonte da diversidade cultural passou a sê-lo e seu pensamento, não o ambiente e imposições geográficas.

8 O homem como ser biológico

9  Da pesquisa: detendo-se atentamente em seu aspecto biológico, teremos uma estrutura celular;  Antropologia Cultural: diz que o homem é possuidor e criador da cultura;  Antropologia Física: estuda o homem desde a sua origem, evolução e diferenças;

10  Antropologia Social: preocupa-se com as estruturas sociais, com a dos povos primitivos etc.;  Antropologia Estrutural: é a expressão usada para designar seu modo de compreender as coisas a antropologia;  Antropologia Filosófica: procura refletir sobre a concepção do homem dos diferentes períodos da história.

11 Fatos psíquicos  Principais elementos que os fatos psíquicos se referem;  Sensação;  Percepção;  A imagem: é a captação direta de um objeto pela vista, ou qualquer outro órgão sensitivo;

12  Propriedades da imagem: Intensidade: este depende do interesse de cada um;  Duração: é o tempo em que mantemos a imagem em nosso subconsciente guardada;  Afetividade: são as reações a que nos levam às imagens;

13  Dinamismo: é a capacidade que a imagem tem de quando invocada, apresentar-se acompanhada de atitude;  Convencional: é a memorização da imagem no tempo e no espaço.  Memória: é a faculdade que permite a representação das experiências vivenciadas pelo indivíduo.

14 Concepções de filósofos acerca do ‘’significado do homem’’

15  Sócrates: O homem, um ser racional;  O homem tem posse e utiliza a razão para refletir, emitir juízos, dominar e modificar a natureza;  Conhecer, refletir e de raciocinar sobre os demais seres vivos;

16  Platão: O homem, um ser material;  O homem é antes de tudo um animal;  Possui um corpo, ou uma ‘’matéria viva complexamente organizada”;  Tido como um ser material e corpóreo por ocupar um local no meio físico e cultural em que vive;

17  Aristóteles: O homem, um ser social e político;  Não vive sozinho e necessita de um meio social;  Sociabilidade é inerente ao ser humano e garante a perpetuação de sua história;  Estabelece normas e padrões de conduta, promulga leis que regulam a vida em sociedade;  É um ser social e político.

18 Música: Admirável Chip Novo Composta por Pitty, representando a robotização e confusão do homem como manequim ‘’deles’’

19 Clique para editar o formato do texto da estrutura de tópicos  2.º Nível da estrutura de tópicos 3.º Nível da estrutura de tópicos  4.º Nível da estrutura de tópicos 5.º Nível da estrutura de tópicos 6.º Nível da estrutura de tópicos  7.º Nível da estrutura de tópicosClique para editar os estilos do texto mestre › Segundo nível › Terceiro nível  Quarto nível  Quinto nível  "Eu não sabia, eu não tinha percebido Eu sempre achei que era vivo Parafuso e fluído em lugar de articulação Até achava que aqui batia um coração Nada é orgânico, é tudo programado E eu achando que tinha me libertado"  Clique para editar os estilos do texto mestre › Segundo nível › Terceiro nível  Quarto nível  Quinto nível PANE NO SISTEMA (confusão existencial)

20 Clique para editar o formato do texto da estrutura de tópicos  2.º Nível da estrutura de tópicos 3.º Nível da estrutura de tópicos  4.º Nível da estrutura de tópicos 5.º Nível da estrutura de tópicos 6.º Nível da estrutura de tópicos  7.º Nível da estrutura de tópicosClique para editar os estilos do texto mestre › Segundo nível › Terceiro nível  Quarto nível  Quinto nível Alunos da EE Caran Apparecido Gonçalves Trabalho apresentado na aula de Filosofia Integrantes do grupo de pesquisa Bruno Henrique Débora de Souza Paulo Henrique Raphael Oliveira Thamires Moraes Vinícius Morais - 3ºRD


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