A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistemas Distribuídos e a WEB

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistemas Distribuídos e a WEB"— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas Distribuídos e a WEB
Presente e Futuro Disciplina: Sistemas Computacionais Distribuídos Professor: Marcos José Santana Aluno: Roberto Rigolin Ferreira Lopes São Carlos, 01 de novembro de 2007

2 Objetivo do Seminário Discutir as principais tecnologias e protocolos empregados no desenvolvimento de sistemas distribuídos que utilizam a Web. A good plan, violently executed now, is better than a perfect plan next week. (George S. Patton, )

3 Agenda Sistemas Distribuídos Web
Conectividade: Passado, Presente e Futuro Tecnologias e Protocolos da Web Ajax, Feeds RSS, Mashup Sistemas Web-based Online e Hibrido Computação Móvel Pocket Switched Networks - PSNs Talk low, talk slow, and don't talk too much. (John Wayne)

4 Sistemas Computacionais Distribuídos
Grupo de computadores com capacidade de processamento autônomo, interconectado por uma rede. Em caso de falha em um dos computadores o sistema não é totalmente comprometido. Características: S.O. para unificar e integrar Autonomia cooperativa Compartilhamento de recursos Distribuição geográfica Tolerância a falhas Escalabilidade

5 Web Conjunto de serviços disponibilizados na Internet
Páginas Web, , Feeds RSS, Web Services e etc... Foi concebida a partir de protocolos e tecnologias suportadas e/ou viabilizadas pela pilha de protocolos TCP/IP

6 Conectividade - Passado
Telefonia Necessidade de cabos ubíquos Diversas tentativas de transmissão de dados A necessidade de chaveamento de canais físicos não atendiam as exigências militares Não era tolerante a falhas

7 Conectividade - Passado
Telefonia – Chaveamento de circuito Os militares queriam tolerância a falhas.

8 Conectividade - Presente
Comutação de pacotes IP Cada pacote carrega as informações necessárias para sua entrega Mecanismos de roteamento são empregados

9 Conectividade - Presente

10 Conectividade - Presente
Sistema tolerante a falhas!

11 Pilha TCP/IP Aplicação Transporte Rede SOAP HTTP SMTP FTP TCP UDP SSL

12 Conectividade - Presente
O endereço IP indicava localização física A pilha TCP/IP foi projetada e implementada neste contexto ARPANET no início de 1970

13 Internet? ou Web? Web – camada 5 (Aplicação)
Internet – camadas 3 e 4 (Rede e Transporte) SOAP Web HTTP SMTP FTP TCP UDP SSL Internet IP

14 Web Foi criada por Timothy John Berners-Lee no CERN (Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire) 1989 Proposta de um projeto de hipertexto 1991 a Web foi disponibilizada mundialmente 1993 Nasce o Mosaic 1994 criação do W3C O modelo de desenvolvimento da Web é baseado na especificação de padrões de domínio público

15 Primeira página Web Foi colocada online em 7 de agosto de 1991

16 Tecnologias e Protocolos da Web
HTTP, HTTPS, IMAP, SMTP, POP, SOAP, XHTTP e etc... Tecnologias: AJAX, Feeds RSS, REST, DHTML, Java Script, DOM, XSLT, RDF, Atom e etc...

17 AJAX (Asynchronous Javascript And XML)
Permite a criação de requisições assíncronas por meio de um conjunto de tecnologias: XHTML e CSS - Apresentação DOM - Interação Dinâmica XML e XSLT - Intercâmbio e manipulação de dados XMLHttpRequest – Recuperação assíncrona Java Script – Para permitir o uso das supracitadas

18 Feeds RSS (Really Simple Syndication)
É utilizado para disponibilizar o conteúdo de sites e aplicações dinâmicas. Disponibiliza o conteúdo em XML Atualizações no conteúdo podem ser facilmente recuperadas e apresentadas Permite a agregação de conteúdo entre sites e aplicações Facilita o acompanhamento de conteúdos dinâmicos Amplamente utilizado em blogs e sites de notícias.

19 Mashup Consiste na utilização de conteúdo disponibilizado por mais de uma fonte com objetivo de criar um novo serviço completo Faz uso de RSS e AJAX Mashup típicos nos dias atuais: Mapas Video e Foto Busca e Compras Notícias

20 Mashup Mapas mais fotos ou vídeos.

21 Mashup Notícias

22

23 Sistemas Web-based Online Híbrido Online/Offline
O navegador é a plataforma Depende da rede de comunicação Interface Web Híbrido Online/Offline Mescla as vantagens e desvantagens das suas abordagens Projeto mais complexo Interface de Desktop e/ou Web

24 Sistemas Web online Todos os dados requisitados devem ser recuperados em um servidor na Internet Projeto simples Fácil programação Utilização ineficiente da rede IMG SRC:

25 Sistemas Web online – Data Layer
Data Layer permite que os dados recuperados pela aplicação sejam persistidos localmente Permite o uso mais eficiente da rede IMG SRC:

26 Sistemas Web online – Data Layer e Switch
Data Switch implementa a mesma interface da Data Layer, contudo pode encaminhar ou não as requisições para a Data Layer O usuário pode não desejar consultar os dados persistidos Essencial para chavear do modo online para offline e vice-e-versa IMG SRC:

27 Sistemas Web Híbrido online/offline
Utiliza uma camada de dados para o servidor e para a base de dados local Permite o uso da aplicação em modo offline O usuário escolhe o modo de funcionamento IMG SRC:

28 Sistemas Web Híbrido online/offline/sync
Permite que dados gerados em modo offline sejam sincronizados com um servidor na Internet Viabiliza o desenvolvimento de aplicações que necessitam da entrada de dados do usuário IMG SRC:

29 Construindo Apps Híbridas
Google Gears

30 Google Gears Um exemplo:

31 Google Gears Abre o banco de dados e cria tabela
db = google.gears.factory.create('beta.database', '1.0'); if (db) { // Abre o banco e cria a tabela se nao existir db.open('database-demo'); db.execute('create table if not exists Demo' + ' (Phrase varchar(255), Timestamp int)'); // Apresenta as as frases persistidas displayRecentPhrases(); }

32 Google Gears Insere a frase na base de dados local:
var elm = document.getElementById('submitValue'); var phrase = elm.value; var currTime = new Date().getTime(); // Insere o novo item. db.execute('insert into Demo values(?, ?)',[phrase, curTime]); // Atualiza interface. elm.value = ''; displayRecentPhrases();

33 Google Gears Recupera as frases na base de dados local:
// Recupera as 3 entradas mais recentes e apaga as outras rs = db.execute('select * from Demo order by Timestamp desc'); var index = 0; while (rs.isValidRow()) { if (index < 3) { recentPhrases[index] = rs.field(0); } else { db.execute('delete from Demo where Timestamp=?', [rs.field(1)]); } ++index; rs.next(); rs.close();

34 Adobe Integrated Runtime (AIR)
Funcionalidades semelhantes ao Google Gears: Persistência de dados local Permite a criação de aplicações com interface rica SDK free Necessita de um runtime instalado Não tem suporte para Linux (em desenvolvimento)

35 Mozilla Prism Proxy: HTTP, SMTP e POP
Permite o uso de aplicações Web em modo offline

36 Colaboração com Peer-to-Peer
Tem promovido uma grande mudança nos padrões de uso da Internet Vantagens sobre o modelo Cliente/Servidor: Não depende de servidores administrados por terceiros Colaboração direta entre os usuários Permite que recursos sejam compartilhados na Internet

37 Colaboração com Peer-to-Peer
Exemplos:

38 Conectividade - Futuro
Projetos: FIND (USA) FIRE (Europa) O problema mudou!

39 Conectividade - Futuro
Redes centradas em conteúdo Também chamadas redes de disseminação Não é necessário saber o IP da máquina onde o conteúdo está disponível REQ RESP <NameMAC 2fde...> <DataMAC 31a2...> <html> ... </html>

40 Conectividade Em suma, A conectividade está se tornando ubíqua.
Passado: alocação de um canal físico Atualmente: comutação de pacotes + redes overlay Futuro: redes centradas em conteúdo A conectividade está se tornando ubíqua.

41 Computação Ubíqua Universo da Computação Ubíqua Computação Móvel
Nothing shocks me. I'm a scientist. Harrison Ford ( ), as Indiana Jones

42 Computação Móvel Tem o objetivo de atender a necessidade de computação e comunicação de usuários nômades, enquanto eles se movem de um lugar para outro de forma: Transparente; Integrada; Conveniente. Paradigma parcialmente implementado.

43 Exemplo de Mobilidade Imaginemos um CIO (Chief Information Officer) que tem as seguintes atividades programadas: i) reunião com a diretoria da empresa; ii) visita a um cliente.

44 Exemplo de Mobilidade Sala de Reuniões

45 Exemplo de Mobilidade Sala de Reuniões > Escritório

46 Exemplo de Mobilidade Sala de Reuniões > Escritório > Em trânsito

47 Exemplo de Mobilidade Sala de Reuniões > Escritório > Em trânsito > Empresa do cliente

48 Computação Móvel Este paradigma está mudando nosso dia-a-dia, devido a possibilidade de acesso à serviços de rede em qualquer lugar e a qualquer hora. Viabilizado pela disponibilidade de: Dispositivos portáteis; Redes de acesso sem fio.

49 Pocket Switched Networks - PSNs
São redes tolerantes a atrasos que utilizam encontros oportunísticos para permitir a comunicação em ambientes sem infra-estrutura ou onde não é necessário o uso de uma. AP

50 Pocket Switched Networks - PSN

51 Pocket Switched Networks - PSN

52 Haggle

53 Conclusões A Web é um grande Sistema Distribuído
Existe um significativo esforço para tornar as aplicações Web-based similares às aplicações Desktop-based. Com isso, as aplicações poderão usufruir do melhor dos dois mundos A Computação Móvel em breve será o paradigma predominante Neste contexto, os SDs serão acessados por meio de dispositivos e redes limitadas.

54 Roberto Rigolin Ferreira Lopes
Obrigado pela atenção! Roberto Rigolin Ferreira Lopes All progress is based upon a universal innate desire on the part of every organism to live beyond its income.Everything you can imagine is real. (Samuel Butler, )


Carregar ppt "Sistemas Distribuídos e a WEB"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google