A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Curso (ementa, avaliações, bibliografia, etc..)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Curso (ementa, avaliações, bibliografia, etc..)"— Transcrição da apresentação:

1 O Curso (ementa, avaliações, bibliografia, etc..)
METODOLOGIA DA PESQUISA O Professor, O Curso (ementa, avaliações, bibliografia, etc..) 1

2 HISTÓRICO Nova Grade 2

3 Objetivo (oficial) do BCC
Estar situados no estado da arte da ciência e da tecnologia da computação, de tal forma que possam continuar suas atividades na pesquisa, promovendo o desenvolvimento científico, ou aplicando os conhecimentos científicos, focando o desenvolvimento tecnológico. O curso enfatiza uma vivência acadêmica e prática para capacitar os egressos para: projeto e construção de soluções (software), desenvolvimento de atividades de pesquisa na área de computação levando para o ambiente externo ideias inovadoras (empreendedoras) e capacitação para alavancar e/ou transformar o mercado de trabalho com uma visão humanística e consciente das implicações de sua atuação profissional na sociedade. Os egressos desses cursos devem estar aptos como candidatos potenciais a seguir carreira acadêmica, através de estudos pós-graduação.

4 Histórico TCC: Preparação Antes:1 disciplina, depois 2,
agora: o curso todo Preparação TGS, MCI, MEP, ....AC e XXX ...., TCC

5 Histórico MEP é a disciplina mais importante do BCC

6 O PROFESSOR Nova Grade 6

7 Marcelo da Silva Hounsell
Formação Mestre pela UNICAMP PhD pela Loughborough University (UK) Área de Pesquisa Computação Gráfica, Modelagem Geométrica, Realidade Virtual, Jogos e Robótica Atuação 1o projeto de pesquisa do DCC 1o grupo de pesquisa do DCC 11 prêmios em pesquisa 100+ artigos publicados Bancas 20 stricto, 26 lato, 93 TCC Revisor em 2 revistas e 18 congressos

8 Porque eu ? Tenho MUITO INTERESSE no tema

9 O CURSO Nova Grade 9

10 Ementa de MEP ? Pesquisa tecnológica. Ciência e tecnologia. Criação e absorção da tecnologia. Métodos de pesquisa. Projeto de pesquisa. Fases do projeto. Comunicação científica.

11 Objetivo ? Permitir o estudante a se apropriar do Método Científico como instrumento de solução de problemas (sejam do cotidiano, das disciplinas ou de Conclusão de Curso). Capacitar o estudante a entender conhecimento científico, desde seu conceito, processo de obtenção, planejamento e apresentação com foco na área da Ciência da Computação habilitando-o também a apresentar propostas e resultados desse processo.

12 Avaliação Prática de Seminários (S = orais);
Avaliações Periódicas (Av = testes); Artigos Escritos em Grupo (E); Provas escritas e individuais (P); Trabalhos escritos extra (X) e; Contribuição nas aulas (C).

13 Média Semestral NotasSs + 2*NotasAvs + 3*NotasEs + 4*NotasPs
MS = Xs +/- C QtdSs + 2*QtdAvs + 3*QtdEs + 4*QtdPs Número de avaliações pode variar !

14 Avaliação S em grupo ou individuais (0 a 3); Av serão entre 0 e 15;
E devem seguir SBC; P serão discursivas; X desafios opcionais; + até 0,05 pts = cada reunião de Grupo de Pesquisa do DCC (limitado a 0,2pts) + até 0,10 pts = cada defesa parcial de TCC (limitado a 0,3 pts) C entre -1 e +1. Não pode usar Notebook/Netbook/Pad/.. na aula. Chamada é feita na chegada do professor.

15 Cronograma Provas: 9a aula (17/04) 18a aula (26/06) Exame 03/07

16 Rubrica para Provas - Foco no enunciado
Defina, compare, exemplifique, ... - Análise em largura e profundidade Detalha e subdivide os itens ? - Estrutura e Organização Comparação (identifica critérios) Conclui e convence - Completude e precisão Uso de termos adequados e relacionados

17 Bibliografia Básica MARCONI, M.A.; LAKATOS, E.M.. (2005). Fundamentos da Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2005. VOLPATO, Gilson Luiz. (2007). Bases Teóricas da Redação Científica. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2007 WAZLAWICK, Raul Sidnei. (2008). Metodologia de Pesquisa para Ciência da Computação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

18 Bibliografia Complementar
DEMO, P. (2009) Pesquisa: Princípio Científico e Educativo. 13a. ed. São Paulo : Cortez, 2009, v.14 (Col. Biblioteca da Educação - Série 1) GAARDER, Jostein (Tradutor: Azenha Jr., Jão). O Mundo de Sofia. Companhia das Letras, 25a Ed GALLIANO, A. G. O método científico : teoria e prática. São Paulo : Harbra, 1986. GIL, Antonio Carlos, Como elaborar projetos de pesquisa a Ed. São Paulo. Editora Atlas. SILVEIRA, Elizabeth (2009a). Saber, Conhecimento e Ciência. Curso à Distância, FGV online, Gratuito. Acessado em jun/2011. SILVEIRA, Elizabeth. (2008) Ciência e Tecnologia. Curso a Distância, FGV Online, Gratuito. Disponível em Acessado em jun/2011. (3 módulos, 15 horas total). SILVEIRA, Elizabeth. (2009b) Universidade e Sociedade. Curso a Distância, FGV Online, Gratuito. Disponível em TEIXEIRA, Elizabeth. (2005) As três metodologias: acadêmica, da ciência e da pesquisa. Petrópolis, RJ, Editora: Vozes, 2005.

19 X1 Elisabeth Silveira. Conhecimento, Saber e Ciência.
Curso Gratuito. EAD FGV OCW. CursosGratuitosFormulario.aspx ?id_curso=OCWCONEAD_00_01/2009_1 0,05 pts = nota 7 ou 8 0,10 pts = nota 9 ou 10

20 S1 + E1 Trabalho Escrito para Apresentar e Discutir :
Elementos da Ciência: Verdade vs. Realidade; Conhecimento, Inteligencia e Saber Ordem de Apresentação por Sorteio (10”) Formatação da SBC Equipe: (1,2,3); (4,5,6); ....

21 Rubrica para Trabalhos
Resumo Dá ideia geral de todo o trabalho? Formato Metodologia Científica Introdução Apresenta o assunto, critérios, métodos, etc Conteúdo Argumentos, discussão, encadeamento Conclusões Faz uma avaliação do que se aprendeu/descobriu ? Uso de Citações no Texto Referências Qualidade, itens extras


Carregar ppt "O Curso (ementa, avaliações, bibliografia, etc..)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google