Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
1.APRESENTAÇÃO
2
1. APRESENTAÇÃO VIDEO SHACK LABORATÓRIO
A VÍDEO SHACK É UMA PRESTADORA DE SERVIÇOS PROFISSIONAIS EM VÍDEO QUE ATENDE AOS MERCADOS BROADCAST, INDUSTRIAL E DE CONSUMO. RICARDO LANGER DIRETOR TÉCNICO DA VÍDEO SHACK HÁ DEZ ANOS É FORMADO EM ENGENHARIA XXX,CONSULTOR E ESPECIALISTA EM PÓS-PRODUÇÃO DIGITAL. APRESENTAÇÃO ALUNOS
3
2.ENVIO DE MATERIAL
4
2.1 ENVIO DE MATERIAL- HISTÓRICO
COMO ERA? FILME EDITADO TV GLOBO ANGOLA TV GLOBO BRASIL COMO FICOU?? FTP TV GLOBO BRASIL FICHEIRO DIGITAL TV GLOBO ANGOLA FILME EDITADO
5
2.2 ENVIO DE MATERIAL - FTP O QUE É?? IMPORTÂNCIA
É O PROTOCOLO USADO PARA A TRANSFERÊNCIA REMOTA DE ARQUIVOS DE UM CLIENTE PARA UM SERVIDOR OU DE UM SERVIDOR PARA UM CLIENTE. FTP = FILE TRANSFER PROTOCOL (PROTOCOLO DE TRANSFERÊNCIA DE FICHEIROS) IMPORTÂNCIA O FTP É UMA FERRAMENTA DE TRANSFERÊNCIA DE ARQUIVOS PESADOS (GRANDES) E FUNCIONA COMO UM DISCO VIRTUAL DE ARMAZENAMENTO. ELE TORNA DISPONÍVEIS TODO O TIPO DE ARQUIVOS QUE NÃO PODEM OU NÃO DEVEM SER ENVIADOS POR .
6
2.3 ENVIO DE MATERIAL - FTP armazenamento no disco virtual (WEB) FTP
download upload A B
7
2.4 ENVIO DE MATERIAL - CONEXÃO x AGILIDADE
LINHA DISCADA (DIAL UP) ACESSO VIA USO DE MODEM, PROVEDOR E TELEFONE. A CONEXÃO É INSTÁVEL MANTÉM OCUPADA A LINHA TELEFÔNICA. VELOCIDADE MÉDIA: 56 kbs xDSL ACESSO VIA USO DE REDE DE TELEFONIA, MODEM, PLACA E PROVEDOR. GRANDES VARIAÇÕES DE VELOCIDADE OFERECE MAIOR VELOCIDADE DE DOWNLOAD DO QUE DE UPLOAD (ASSIMETRIA). VELOCIDADE MÉDIA: ENTRE 56 Kbs E 52 Mbps
8
2.4 ENVIO DE MATERIAL - CONEXÃO x AGILIDADE
CABO ACESSO VIA USO REDE DE TV POR ASSINATURA, CABLE MODEM E PLACA. A CONEXÃO FICA PERMANENTEMENTE ATIVA – 24 HS. VELOCIDADE MÉDIA: ENTRE 128 Kbs E 24 Mbps OUTROS: SATÉLITE CONEXÃO DEDICADA RÁDIO CELULAR
9
2.5 ENVIO DE MATERIAL - CONEXÃO x ARQUIVOS CORROMPIDOS
QUANDO O USUÁRIO SE UTILIZA DE UMA CONEXÃO DE INTERNET LENTA OU INSTÁVEL PARA FAZER UPLOAD OU DOWNLOAD DE ARQUIVOS, HÁ GRANDE PROBABILIDADE DO FICHEIRO SER DANIFICADO = CORROMPIDO. ACESSÓRIO: A UTILIZAÇÃO DE UM SOFTWARE DE GERENCIAMENTO DE TRANSFERÊNCIA DE ARQUIVOS (UPLOAD/DOWNLOAD) É RECOMENDÁVEL COMO FERRAMENTA DE SEGURANÇA.
10
3.1 CONTEÚDO - MANUAL DE PRÁTICAS COMERCIAIS DA GLOBO
O QUE É? - SÃO CRITÉRIOS PARA A EXIBIÇÃO DE COMERCIAIS QUE DEFENDEM OS INTERESSES COMERCIAIS DA REDE GLOBO E PRESERVAM A QUALIDADE E EFICIÊNCIA DOS INTERVALOS COMERCIAIS DA EMISSORA. IMPORTÂNCIA - AS REGRAS DEVEM SER CONHECIDAS E SEGUIDAS À RISCA PELA PRODUTORA QUE PRETENDE VEICULAR MATERIAL PUBLICITÁRIO NA TV GLOBO, EVITANDO A ALTERAÇÃO DO MATERIAL ORIGINAL EDITADO OU O REJEITE DO MESMO.
11
3.2 CONTEÚDO - CLAQUETE O QUE É? ELEMENTOS:
TERMO ORIGINADO NO CINEMA, EM MÍDIA DESIGNA A TELA DE IDENTIFICAÇÃO DO COMERCIAL DE TV. LOCALIZAÇÃO: ENTRE O COLORBAR E O COMERCIAL. DURAÇÃO: 5 segundos. ELEMENTOS: TÍTULO /PRODUTORA/ AGÊNCIA/ CLIENTE/ MARCA/ PRODUTO/ DURAÇÃO/ DATA
12
3.2 CONTEÚDO - CLAQUETE TÍTULO: SHOW BANDA 01 PRODUTORA: VIDEO SHACK AGÊNCIA: PRO VIDEO CLIENTE: VIDEO PROMO MARCA: DURAÇÃO: 30” DATA: 10/08/2008
13
3.3 CONTEÚDO - DURAÇÃO PADRÃO DE DURAÇÕES 7 SEGUNDOS PARA SPOT/VINHETA
NESTE CASO ESPECÍFICO O MATERIAL ENTREGUE NÃO TEM ÁUDIO E É UTILIZADO NA ABERTURA DE PROGRAMAS E/OU NOVELAS. 15/ 30/ 45 OU 60 SEGUNDOS PARA COMERCIAIS E INFORMES. HH: MM: SS: FF
14
3.4 CONTEÚDO - OFFs ATENÇÃO!!
É NECESSÁRIO QUE HAJA UMA FOLGA (SEM LOCUÇÃO = SILÊNCIO) DE ÁUDIO NO INÍCIO E NO FIM DE CADA OFF PARA QUE QUAISQUER AJUSTES POSSAM SER FEITOS SEM COMPROMETER OU CORTAR A MENSAGEM E/OU O TEXTO FALADO.
15
3.5 CONTEÚDO - LETTERINGS ESTÁTICOS: LETREIROS EDITADO DE FORMA QUE A MENSAGEM OU APRESENTAÇÃO APARECEM NA TELA SEM MOVIMENTO. ANIMADOS: LETREIROS EDITADO DE FORMA QUE A MENSAGEM OU APRESENTAÇÃO APARECEM NA TELA EM MOVIMENTO. EXEMPLOS: ROLL, CRAWL E 3D WMV 01 – EXEMPLOS LETTERING
16
3.5 CONTEÚDO - LETTERINGS ATENÇÃO!!
JAMAIS USAR LETREIROS ANIMADOS PASSANDO EM ALTA VELOCIDADE, POIS ALÉM DE DIFICULTAR A LEITURA E COMPREENSÃO DO EXPECTADOR OCASIONA PROBLEMAS DE IMAGEM NA COMPRESSÃO DO VÍDEO.
17
3.6 CONTEÚDO – ÁREA DE SEGURANÇA
O QUE É? - SÃO DUAS MARGENS DE SEGURANÇA QUE CORRESPONDEM A 80% E 90% (“TITLE SAFE AREA” E VIDEO SAFE AREA” RESPECTIVAMENTE) DA ÁREA DE VÍDEO, FORA DAS QUAIS OS ELEMENTOS ESTÃO CONDENADOS A SEREM CORTADOS DA IMAGEM ASSISTIDA. IMPORTÂNCIA - TODAS AS VEZES QUE O EDITOR CRIAR UM ELEMENTO QUE PRECISA SER LIDO OU VISTO, ELE DEVERÁ OBRIGATORIAMENTE A RESPEITAR AS MARGENS DE “TITLE SAFE AREA” E VIDEO SAFE AREA”
18
3.6 CONTEÚDO – ÁREA DE SEGURANÇA
FAZER UM 4x3 COM A LEGENDA FORA DO TITLE SAFE, PORÉM DENTRO DO VIDEOSAFE DESMAMBRAR OS SLIDES EM 4 EXEMPLOS SAFE AREA
19
3.7 CONTEÚDO – INFORMAÇÕES COMERCIAIS
LOCUÇÃO x LETREIROS AS INFORMAÇÕES ESCRITAS NOS LETREIROS DEVEM SER IDÊNTICAS ÀS INFORMAÇÕES DA LOCUÇÃO PARA QUE NÃO HAJA RISCO DO ESPECTADOR NÃO ENTENDER A MENSAGEM QUE O ANUNCIANTE QUER PASSAR. É IMPORTANTE QUE HAJA UMA SEGUNDA REVISÃO ORTOGRÁFICA EM TODOS OS LETREIROS INSERIDOS NA EDIÇÃO, ANTES DA GERAÇÃO DO FICHEIRO DIGITAL.
20
3.8 CONTEÚDO - JANELAS TIPOS DE JANELAS TAMANHOS DE JANELAS
16x9 TIPOS DE JANELAS 16x9 4x3 4x3 TAMANHOS DE JANELAS Formato PAL SD = 720 x 576 pixels Formato NTSC SD = 720 x 480 pixels Formato NTSC HDTV 720p = 1280 x 720 pixels Formato NTSC HDTV 1080p = 1920 x 1080 pixels
21
(CODEC = COmpressor + DECompressor)
4.1 FICHEIROS – CONCEITOS BÁSICOS O QUE É COMPRESSÃO? - É O PROCESSO DE REDUÇÃO DO VOLUME DE INFORMAÇÃO DE UMA IMAGEM PARA QUE ELA POSSA SER GRAVADA NO MEIO DE ARMAZENAMENTO DESEJADO. O QUE É CODEC? - É A FÓRMULA MATEMÁTICA UTILIZADA PARA COMPRIMIR OU DESCOMPRIMIR AS IMAGENS DE VÍDEO. (CODEC = COmpressor + DECompressor)
22
4.2 FICHEIROS – NOMENCLATURA
NOMENCLATURA INDICADA PARA OS FICHEIROS: TÍTULO COMERCIAL + NUMERAÇÃO DA VERSÃO EXEMPLO 1: LOJA_LUANDA_02.MOV EXEMPLO 2: SHOW_ROCK_PEDRO_03.WMV EXEMPLO 3: LANCAMENTO_SANDALIA_02.MOV
23
4.3 FICHEIROS – TIPOS QUICKTIME FORMATO DESENVOLVIDO PELA APPLE INC.
MANIPULA DIVERSOS ARQUIVOS: VIDEO DIGITAL, MIDIA CLIPS, ÁUDIO E VÁRIOS OUTROS TIPOS DE IMAGEM .MOV É A EXTENSÃO MULTIMÍDIA OFICIAL VERSÃO ATUAL DO SOFTWARE: 7.5 CODECS COMUNS: SORENSON VIDEO 3 (HIGH), H-264 (HIGH), MPEG-4 VIDEO (HIGH)
24
4.3 FICHEIROS – TIPOS AVI ABREVIATURA DE AUDIO VIDEO INTERLEAVE
FORMATO DESENVOLVIDO PELA MICROSOFT .AVI É A EXTENSÃO MULTIMÍDIA OFICIAL CODECS COMUNS: DV, CINEPAK (HIGH)
25
4.3 FICHEIROS – TIPOS MPEG FORMATO DESENVOLVIDO PELA MOVING PICTURES EXPERTS GROUP .M2V / .MP2 / .MPG SÃO EXTENSÕES MULTIMÍDIAS OFICIAIS USAR PROTOCOLO PADRÃO – MPEG-2 COM TAXA DE COMPRESSÃO 8 Mbps
26
4.3 FICHEIROS – TIPOS WMV ABREVIATURA DE WINDOWS MEDIA VIDEO
FORMATO DESENVOLVIDO PELA MICROSOFT .WMV É A EXTENSÃO MULTIMÍDIA OFICIAL UTILIZAM O FORMATO ADVANCED SYSTEMS FORMAT (ASF) USAR JANELA CHEIA (FULL) COM BITRATE ALTO PARA BANDA LARGA (MÍNIMO DE 1024 Kbps)
27
4.4 FICHEIROS – QUALIDADE x TAMANHO
VIDEOS – 3 EXEMPLOS DE VÍDEO DE UM MESMO COMERCIAL COM A MESMA EXTENSÃO E CODECS E TAMANHOS DIFERENTES. MOV + MOV + MOV + MOV
28
4.4 FICHEIROS – QUALIDADE x TAMANHO
VIDEOS – 3 EXEMPLOS DE VÍDEO DE UM MESMO COMERCIAL COM EXTENSÕES, CODECS E TAMANHOS DIFERENTES. WMV + MOV + AVI + MPEG 02
29
AS QUATRO VERSÕES FORAM FEITAS DO MESMO MASTER E TÊM 15’ DE DURAÇÃO
4.4 FICHEIROS – QUALIDADE x TAMANHO TIPO DE ARQUIVO TAMANHO NORMAL TAMANHO ZIPADO WMV Kb QUICKTIME AVI MPEG AS QUATRO VERSÕES FORAM FEITAS DO MESMO MASTER E TÊM 15’ DE DURAÇÃO
30
4.5 FICHEIROS – DEFEITOS COMUNS
QUANTO MAIOR A TAXA DE COMPRESSÃO UTILIZADA PARA REDUZIR O TAMANHO DE UM VÍDEO DIGITALIZADO, MAIOR SERÁ A PROBABILIDADE DE SURGIREM 'DEFEITOS' NA IMAGEM FINAL DESCOMPRIMIDA. OS PROCESSOS DE COMPRESSÃO UTILIZADOS PARA COMPRIMIR SINAIS DE VÍDEO GERALMENTE GERAM PERDAS DE DETALHES DURANTE A COMPRESSÃO E NÃO HÁ COMO RECONSTRUÍ-LOS NO PROCESSO INVERSO (DESCOMPRESSÃO). 2 JPEGS = IMAGEM A – PROBLEMA DE CONTORNO IMAGEM B - PIXELIZAÇÃO
31
4.5 FICHEIROS – DEFEITOS COMUNS
ESTES DEFEITOS SÃO MOSTRADOS NA IMAGEM NA FORMA DE FALHAS EM CORES OU RESOLUÇÃO EM DETERMINADOS PONTOS DA IMAGEM, PRINCIPALMENTE NOS CONTORNOS. UMA DAS CARACTERÍSTICAS MAIS COMUNS É A PIXELIZAÇÃO DA IMAGEM
32
4.5 FICHEIROS – DEFEITOS COMUNS
WMV + MOV + AVI + MPEG 03 COM DEFEITOS DE COMPRESSÃO NA IMAGEM
33
5.1 SISTEMAS – PAL E NTSC SISTEMA PAL PAL = PHASE ALTERNATING LINE
DESENVOLVIDO NA ALEMANHA POR UM ENGENHEIRO DA EMPRESA TELEFUNKEN E INTRODUZIDO EM 1967 TRANSMISSÃO ANALÓGICA: 625 LINHAS A 50 CAMPOS POR SEGUNDO
34
5.1 SISTEMAS – PAL E NTSC SISTEMA NTSC
NTSC = NATIONAL TELEVISION SYSTEM(S) COMMITTEE DESENVOLVIDO POR ENGENHEIROS DO COMITÊ. TRANSMISSÃO ANALÓGICA: 525 LINHAS A 60 CAMPOS POR SEGUNDO
35
5.1 SISTEMAS – PAL E NTSC EM VÍDEO DIGITAL (FICHEIROS) AS ESPECIFICAÇÕES PARA OS TAMANHOS DE JANELA SÃO: SISTEMA PAL – 720 x 576 SISTEMA NTSC – 720 x 480
36
5.1 SISTEMAS – PAL E NTSC FIGURA MAPA COLORIDO EXEMPLO ALGUNS PAÍSES OU MAPA DO SITE/PORTFÓLIO ANTIGO
37
6.1 TRANSCODIFICAÇÃO DE SISTEMAS – PAL E NTSC
O QUE É? É O PROCESSO DE MUDANÇA DO NÚMERO DE LINHAS DE 625 PARA 525 E A TAXA DE QUADROS POR SEGUNDO (FRAME RATE) DE 25 QPS (OU FPS) PARA 30 QPS OU VICE-VERSA COMO SE FAZ?? ATRAVÉS DE UM EQUIPAMENTO CHAMADO “TRANSCODER” QUE PROCESSA OS SINAIS EM TEMPO REAL E FAZ O CÁLCULO MATEMÁTICO PARA ADICIONAR OU REMOVER QUADROS POR SEGUNDO E LINHAS .
38
6.1 TRANSCODIFICAÇÃO DE SISTEMAS – PAL E NTSC
IMPORTÂNCIA OS PADRÕES SÃO INCOMPATÍVEIS ENTRE SI. ALÉM DA QUANTIDADE DE LINHAS SER DIFERENTE, A MUDANÇA DE 25 QUADROS POR SEGUNDO PARA 30 QUADROS (OU VIVE-VERSA) OCASIONA UM PROBLEMA INTERESSANTE QUE SÓ PODE SER RESOLVIDO ATRAVÉS DE INTERPOLAÇÃO: - A CADA SEGUNDO 5 QUADROS PRECISAM SER ADICIONADOS OU REMOVIDOS DO FILME.
39
6.2 SISTEMAS – PAL E NTSC DEFEITOS CARACTERÍSTICOS
BATIMENTOS VERTICAIS MOVIMENTOS COM DESCONTINUIDADE VIDEO PRONTO DO INSTITUCIONAL VIDEO SHACK
40
7.1 CONSERTOS E AJUSTES APÓS O ENVIO DO FICHEIRO
ELEMENTOS QUE PERMITEM AJUSTES CANAIS DE ÁUDIO SEPARADOS (MÚSICA E LOCUÇÃO) BASE LIMPA TÉCNICAS PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMUNS O RECURSO DA TARJA NEGRA O REDIMENSIONAMENTO DA JANELA O AJUSTE DA DURAÇÃO
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.