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PublicouEmanuelly Carias Alterado mais de 10 anos atrás
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SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E AVALIAÇÃO
Nair Yumiko Kobashi UFPE-Abril de 2013 i
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Sistema Nacional de Pós-Graduação
Cursos Mestrado: 3014 Doutorado: 1820 Mestrado Profissional: 499 Programas stricto sensu 3571 Sistema Federal de Educação: 55,6% Instituições Estaduais: 24,8% Instituições Privadas: 18,8% Instituições Municipais: 0,8% Alunos Matriculados MA: DO: MP: Total: Fonte: GeoCapes – Dados jan 2013
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Programas de Pós-Graduação por Área
Distribuição heterogênea entre 9 Grandes Áreas do Conhecimento Fonte: GeoCapes – Dados janeiro 2013
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Distribuição de Programas de Pós-Graduação
Sudeste (+de 50% dos PPGs: 46,5% dos Mestrados 55,7% dos Doutorados 51,3% dos MProfissionais
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PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO 2011-2020
EIXOS PRINCIPAIS DO PNPG 1. Expansão do SNPG: Qualidade. Quebra de Endogenia. Redução de Assimetrias. Novas Modalidades de de Interação Social 2. Nova Agenda de Pesquisa associada a PG: Priorização de pesquisa de problemas estratégicos. 3. Aperfeiçoamento da avaliação e sua expansão para outros segmentos do sistema de CT&I: Ajustes nos critérios de excelência, indicadores de inovação e solidariedade 4. Multi, inter e transdisciplinaridade como tema conceitual para a PG: Incentivo ao debate e operacionalização na PG. 5. Apoio à Educação Básica e Ensino Médio. 6. Internacionalização PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO
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META DESAFIO Duplicar, em 10 anos, o no de pesquisadores qualificados 1,4 p/ 2,8 /1000 hab Estabelecer prioridades para direcionamento futuro do crescimento do SNPG Criar centros de excelência em ensino e pesqu isa de padrão internacional Alemanha = 15,4/1000 hab EUA = 8,4/1000 hab
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INVE$TIMENTO$ - CAPES Bolsas no País Bolsas no Exterior
Cooperação Nacional e Internacional PAEP – Auxílio A Eventos Nacionais e Internacionais AEX – Auxílio de Participação em Eventos PNPD- Plano Nacional de Pós-Doutorado PIBID – Plano de Iniciação à Docência Educação Básica Novas Fronteiras Portal de Periódicos 7
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PNPG Estímulo à criação de Programas com ciclo completo (Mestrado e Doutorado) Mestrado profissional Internacionalização Envio de estudantes e docentes brasileiros ao exterior Estímulo à participação de docentes em eventos no exterior Atrair docentes e estudantes do exterior
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INTERNACIONALIZAÇÃO COMO chegar lá? COMO equacionar:
autonomia da pesquisa, políticas públicas; emancipação social; desenvolvimento, etc… interesses dos espaços internacionais de educação superioE) COMO medir? 9
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Internacionalização Visibilidade dos pesquisadores
Criação de conhecimentos socialmente importantess Caminhos de internacionalização - mobilidade de professores e estudantes - projetos conjuntos com instituições do exterior - revistas de circulação internacional -livros de autores brasileiros traduzidos no exterior
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Interdisciplinaridade
Diferentes modos de relação e articulação entre saberes Redefinição constante de fronteiras (Pombo) Respeito à dinâmica não-hierárquica e não linear das imbricações entre saberes (Latour) Como avaliar?
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Desafios para a expansão
Superação de assimetrias Estratégias Programas em rede? Dinter/Minter? (solidariedade) Criação de Agendas nacionais de pesquisa Aperfeiçoamento da avaliação: critérios específicos para subáreas (estratégias) Identidade da área (controvérsias) Mestrado profissional = expansão?
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AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO
Escala 1 a 7 Valorização da nucleação e solidariedade Introdução de novos parâmetros para aprimorar processos/corrigir distorções: Comparação com programas internacionais de referência Novos indicadores de produção: seleção de melhores trabalhos Desafios – superar: - conservadorismo de grupos - produtivismo (primazia da quantidade)
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AVALIAÇÃO - PONTUAÇÃO COMPOSIÇÃO DA NOTA Proposta do Programa – 0%
Corpo Docente – 20% Corpo Discente, Teses e Dissertações – 30% Produção Intelectual – 40% Inserção Social – 10%
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Microsoft Excelência em Engenharia
QUALIDADE DO PROGRAMA Identidade Inserção Social Integração Participação Grupos de Pesquisa Apoio da IES RESPONSABILIDADE & COMPROMISSO Produção Projeto Coletivo Infraestrutura PRODUÇÃO DOCENTE & PRODUÇÃO DISCENTE Confidencial da Microsoft
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Pesos Pontuação Índices Médias
PROPOSTA DO PROGRAMA CORPO DOCENTE CORPO DISCENTE, TESES E DISSERTAÇÕES PRODUÇÃO INTELECTUAL E PROFISSIONAL INSERÇÃO SOCIAL QUESTÕES CONCEITUAIS Projeto Coletivo Compromisso com o Programa Interdisciplinaridade Formas Associativas Diferenciais e qualidade Doutorado Mestrado Acadêmico Mestrado Profissional Internacionalização Contribuição à educação nacional - ÁREA CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS II SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMENTO DOS PROGRAMAS DOCUMENTO & DECISÕES DA ÁREA OPERACIONALIZAÇÃO Orientação Número Orientandos/ Orientador Qualificação Periódicos Classificação Livros Produção Técnica Produção Artística Pesos Pontuação Índices Médias
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CLASSIFICAÇÃO DE PERIÓDICOS
ESTRATOS A1 < A2 = 25% A1 + A2 + B1 = 50% B2 + B3 + B4 + B5 = 50%
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LISTA CSA1 (2007-2009) 1076 TÍTULOS A1 06 0,55% A2 15 1,40% B1 55
5,11% B2 74 6,88% B3 85 7,90% B4 138 12,82% B5 123 11,43% C 102 9,47% 465 43,21%
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Estratificação dos Periódicos CSAI 2010 e 2011
B1 – 55 – 5,11 2010 – B1 – 88 – 11,46% 2011 – B – 11,20%
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PERIÓDICOS CI A1 Informação e sociedade Perspectivas em CI
Transinformação A2 – Revista CI B1 – Datagramma; Em questão; Encontros Bibli; Perspectivas em Gestão & Conhecimento; RBBD; Rev. Digital de Biblioteconomia e C.I; Tend. Da Pesq. Bras. em CI B2 - Brazilian Journal of I.C.; Informação & Informação; LIINC
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PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO 2011-2020
QUESTÕES CONCEITUAIS PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO Conhecimento e Tecnologia = desenvolvimento econômico e social Associação propulsora: UNIVERSIDADE + ESTADO + EMPRESAS Qualificação da formação profissional Ações Induzidas e Parcerias: agências de fomento + SNPG Relação entre a Pós-graduação e Ensino Básico Novas modalidades de interação entre universidade e sociedade Atenuação da distância entre produção de conhecimento e apropriação prática Ampliação da Agenda Nacional de Pesquisa e as redes de pesquisa
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FUNCIONAMENTO & QUALIFICAÇAO DE PPGs
INSERÇÃO SOCIAL TESE. DISSERTAÇÃO. PRODUTO PRODUÇÃO CIENTÍFICA PESQUISA: LINHAS + PROJETOS PROJETO ACADÊMICO PROPOSTA DO CURSO IDENTIDADE. OBJETIVOS AVALIAÇÃO Curso 7 Curso 6 Curso 5 Curso 4 Curso 3 QUALIFICAÇÃO & AVALIAÇÃO
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Equação & Desafios IDENTIDADE DO PPG SELEÇÃO INSERÇÃO SOCIAL FORMAÇÃO
PROJETO ACADÊMICO PESQUISA PRODUÇÃO
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Equação & Desafios IDENTIDADE DO PPG SELEÇÃO INSERÇÃO SOCIAL FORMAÇÃO
PROJETO ACADÊMICO PESQUISA PRODUÇÃO
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Equação & Desafios IDENTIDADE DO PPG SELEÇÃO INSERÇÃO SOCIAL FORMAÇÃO
PROJETO ACADÊMICO PESQUISA PRODUÇÃO POLÍTICAS PÚBLICAS DESENVOLVIMENTO NACIONAL CULTURA NACIONAL EDUCAÇÃO AMPLIADA EMANCIPAÇÃO SOCIAL INTERNACIONALIZAÇÃO MUDANÇAS
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Equação & Desafios Qualidade Responsabilidade Compromisso
SELEÇÃO INSERÇÃO SOCIAL FORMAÇÃO IDENTIDADE DO PPG Qualidade Responsabilidade Compromisso INSTITUIÇÃO PROGRAMA DOCENTES PESQUISADORES DISCENTES PROJETO ACADÊMICO PESQUISA PRODUÇÃO
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Muito obrigada!
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