A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TRADIÇÕES E LENDAS DE NATAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TRADIÇÕES E LENDAS DE NATAL"— Transcrição da apresentação:

1 TRADIÇÕES E LENDAS DE NATAL

2 PORQUÊ O 25 DE DEZEMBRO? A data 25 de Dezembro foi estabelecida entre os anos 243 e 336. A escolha desta data teve como principal objectivo dar um sentido cristão a uma festa pagã.

3 No ano 274 o imperador Aureliano oficializou o culto ao sol, mandando construir um templo e fixou a sua data a 25 de Dezembro que, segundo a astronomia do tempo, era a data do solestício de Inverno. Os cristãos passam a festejar nessa data o nascimento de Jesus, o Sol da Justiça, a Luz do mundo.

4 O QUE SIGNIFICA PRESÉPIO?
De origem hebraica, PRESÉPIO significa manjedoura de animais. A partir de 1223, S. Francisco de Assis fez um presépio ao vivo, em Itália, na noite de 24 para 25 de Dezembro. A partir daqui começaram a vulgarizar-se representações de presépios com figuras esculpidas. Em Portugal, o Presépio foi introduzido e divulgado pelos frades franciscanos.

5 A ÁRVORE DE NATAL! A tradição da Árvore do Natal é de origem germânica. Costuma usar-se, como ornamento das casas por ocasião do Natal, pois as suas folhas simbolizam a vida eterna. Jesus, como se sabe, veio dizer que tínhamos a vida em abundância. Uma das primeiras pessoas a adoptar o costume da árvore do Natal, parece ter sido a rainha Carlota, esposa de Jorge III de Inglaterra.

6 MISSA DO GALO Teve origem na província espanhola de Toledo.
Cada lavrador matava um galo em memória daquele Que cantou três vezes quando Pedro negou Jesus. A ave era levada para a igreja e oferecida aos pobres, Para terem um almoço melhorado no dia de Natal.

7 0 PAI-NATAL EXISTIU? No século IV, um bispo chamado Nicolau tinha o costume de distribuir presentes aos pobres, mas não gostava de receber agradecimentos. Mesmo depois da sua morte, espalhou-se o costume das crianças colocarem os sapatos à porta de suas casas, esperando a visita de S. Nicolau. Faziam-no na noite de 5 para 6 de Dezembro, que era o dia da festa do santo. Esta tradição começou na Holanda. Mais tarde, este costume passou para a noite de Natal, passou-se a chamar Pai-Natal àquele que ia levar as prendas.

8 AS VELAS DE NATAL O uso de se acenderem velas na noite de Natal começou com um sapateiro alemão que vivia numa cabana afastada da cidade. Embora pobre, tinha por hábito colocar durante a noite, na janela da sua cabana, uma vela acessa para guiar os viajantes durante o período nocturno. Isto levou outros a emitia-lo durante as festas do Natal, e o costume espalhou-se por toda a parte. As velas de Natal simbolizam a Cristo, que um dia disse: «Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não caminha na escuridão».

9 QUAL O SIGNIFICADO DOS PRESENTES?
Quando gostamos de uma pessoa, damos-lhe presentes. No Natal damos presentes às pessoas para manifestar o nosso amor por elas, pois Jesus veio para anunciar uma mensagem de amor fraterno e de alegria. Ao darmos um presente, nós simbolizamos a amizade. Nesse presente vai como que a nossa pessoa. A data da oferta dos presentes não é a mesma para todos os países. Na Espanha, Por exemplo, são entregues a 6 de Janeiro, simbolizando sobretudo as prendas que os Reis Magos deram ao Menino.

10 BOLO REI Diz a lenda que quando os Magos foram visitar Jesus com a intenção de Lhe oferecerem presentes: ouro, incenso e mirra, a poucos quilómetros do local onde o Menino se encontrava tiveram uma discussão: qual deles seria o primeiro a oferecer os presentes. Foi então que um artífice lhes sugeriu que fizessem um bolo cuja massa incorporaria uma fava. Repartido pelos três, seria o primeiro a oferecer os presentes ao Menino Jesus, em cuja fatia se encontrasse a fava.


Carregar ppt "TRADIÇÕES E LENDAS DE NATAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google