A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

POLÍTICA E POLÍTICOS Importância do tema para a formação da cidadania

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "POLÍTICA E POLÍTICOS Importância do tema para a formação da cidadania"— Transcrição da apresentação:

1 POLÍTICA E POLÍTICOS Importância do tema para a formação da cidadania

2 O que tive que apresentar para fazer um concurso público para professor
Diploma de curso superior (cópia autenticada) Títulos Atestado de bons antecedentes. Diversos documentos pessoais (CPF, Identidade, Título de Eleitor, etc.) Tive que submeter-me a uma banca de examinadores. Passei por um período chamado “probatório”, sujeito a ser demitido do emprego, se não mostrasse capacidade e idoneidade para o cargo.

3 Estar inscrito em algum partido político.
O que é necessário a alguém para candidatar-se a um cargo político: Presidente, Governador, etc. Ter idade mínima de 21 anos (para vereador, apenas 18 anos de idade). 35 anos para Presidente. Estar inscrito em algum partido político. Ter nacionalidade brasileira. Estar em pleno exercício dos direitos políticos. Residir no estado ou cidade pelo qual está concorrendo ao cargo. CONCLUSÃO: Qualquer cidadão brasileiro que preencha estes requisitos, poderá candidatar-se, ainda que não tenha nenhum preparo para o cargo que pretende ocupar.

4 O que é um partido político?
União voluntária de cidadãos com afinidades ideológicas e políticas, organizada e com disciplina, visando a disputa do poder político"

5 CARGOS POLÍTICOS Presidente da República Senador Deputado Federal Governador Deputado Estadual Prefeito Vereador

6 Presidente da República
Tem por função chefiar o poder Executivo, o que significa que ele precisará administrar o país, dirigindo seus rumos políticos. Emite decretos e regulamentos para a execução de leis federais, nomeia e demite pessoas em cargos-chave, como os comandantes das Forças Armadas, ministros e o presidente do Banco Central.

7 O QUE DEVE FAZER UM SENADOR
Representar o seu estado no Congresso Nacional Zelar pelos direitos constitucionais do povo Propor, debater e aprovar leis de interesse nacional. Aprovar a escolha de presidentes e diretores de empresas públicas, membros do poder judiciário e diplomatas. Autorizar operações financeiras externas Fiscalizar o Presidente da República Mandato: 8 anos

8 O QUE DEVE FAZER UM DEPUTADO FEDERAL
Representar o seu estado na Câmara dos Deputados, em Brasília. Legislar e ser um defensor das leis Propor, alterar, revogar leis, etc. OBS: Pode mudar de partido durante o mandato que é de quatro anos.

9 O QUE DEVE FAZER UM GOVERNADOR
Dirigir a administração estadual Representar o estado em suas relações jurídicas, políticas e administrativas Defender os interesses do estado junto à Presidência da república. OBS: Tem mandato de quatro anos

10 O QUE DEVE FAZER UM DEPUTADO ESTADUAL
Representar o povo na Assembléia Legislativa de cada estado. Elaborar as leis estaduais e zelar pelo seu cumprimento Propor, alterar, revogar leis, etc. OBS: Pode mudar de partido durante o mandato que é de quatro anos.

11 TRÊS QUESTÕES BÁSICAS Que requisitos espera-se de um candidato a qualquer cargo político? O que leva uma pessoa a lutar para ser eleito para algum cargo político? Ser “popular ou famoso” necessariamente significa ser “competente”?

12 PERFIL IDEAL DE UM BOM POLÍTICO
Deve possuir capacitação técnica, boa cultura geral e condições morais. Deve ter amplo conhecimento da História. Deve rodear-se de assessores honestos e capazes. Não deve profissionalizar-se na política. Não deve temer a impopularidade. Nunca deve colocar interesses pessoais acima do interesse coletivo. Nunca deve abrir mão da honestidade e de princípios morais.

13 ALGUNS CANDIDATOS DE OUTROS ESTADOS BRASILEIROS

14 ESPORTISTAS Vampeta (PTB-SP) – Ex-jogador – candidato a deputado federal Fabiano (PMDB-RS) – Ex-atacante do Inter – candidato a deputado estadual Danrlei (PTB-RS) – Ex-goleiro do Grêmio – candidato a deputado federal

15 Acelino Popó (PRB-BA)- Boxeador – candidato a deputado estadual Maguila (PTN-SP)- Ex-boxeador, – candidato a deputado federal Marcelinho Carioca (PSB-SP)- Ex-jogador, – candidato a deputado federal Romário (PSB-RJ)- Ex-jogador – candidato a deputado federal

16 MÚSICOS Gaúcho da Fronteira (PTB-RS) – Cantor- candidato a deputado estadual Kiko (DEM-SP) – Membro do grupo KLB – candidato a deputado federal Leandro (DEM-SP) – Integrante do KLB – candidato a deputado estadual

17 Netinho (PCdoB-SP) – candidato a senador Reginaldo Rossi (PDT-PE) – candidato a deputado estadual Renner (PP-GO) – Da dupla Rick & Renner – candidato a senador Sérgio Reis (PR-MG) – candidato a deputado federal Tati Quebra-Barraco (PTC-RJ) – Funkeira – candidata a deputada federal

18 TELEVISÃO Ronaldo Esper (PTC-SP) – Estilista – candidato a deputado federal (flagrado roubando no cemitério) Dedé Santana (PSC-PR) – Humorista – candidato a deputado estadual Tiririca (PR-SP) – Humorista – candidato a deputado federal Batoré (PP-SP) – Humorista – candidato a deputado federal 

19 Qual a responsabilidade do eleitor ao escolher um candidato?
Quais poderão ser as consequências da escolha de um candidato despreparado? O que podemos fazer hoje, para revertermos essa situação?

20 VÍDEO COM ALGUMAS PROPAGANDAS DE CANDIDATOS DE SÃO PAULO Assistir para observar, pensar e refletir

21 “... É necessário que surja uma força nova; que se erga como um titã das entranhas do próprio povo e arraste multidões, incorpore as novas gerações à vida cívica e forme homens conscientes da hora histórica que vivemos; PATRIOTAS QUE POSSUAM A VIRTUDE DE DAR SEM PEDIR NADA EM TROCA; QUE NÃO ABRACEM A POLÍTICA PARA FAZER DELA UM MEIO DE VIDA, porque isto rebaixa as consciências e converte o candidato aproveitador em um mendigo dos cargos públicos. A pátria reclama o concurso desinteressado dos homens capazes, que, com uma compreensão superior e amplitude de visão, destinem suas inteligências e energias ao seu engrandecimento em todas as ordens.” (NCP-75-2,76-1) (González Pecotche, do livro Nova Concepção Política, 1950)


Carregar ppt "POLÍTICA E POLÍTICOS Importância do tema para a formação da cidadania"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google