A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como evitar a repetição

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como evitar a repetição"— Transcrição da apresentação:

1 Como evitar a repetição

2 A repetição de palavras só é considerada um problema na composição de um texto sob algumas condições: 1. Quando há proximidade entre os vocábulos repetidos Ex.: Oscar tinha um sítio. Um dia Oscar resolveu viajar.

3 2. Quando os vocábulos são rigorosamente os mesmos, sem qualquer expansão ou redução e mesmo sem variação de gênero ou número. Ex.: Ao divulgar sua tabela de preços, a Sunab poderá anunciar a tabela de preços do frango vendido em corte, anexando-a a atual tabela de preços dos alimentos. 3. Quando ocorre em número excessivo. Ex.: A fome vem se agravando nos países pobres. São vários os motivos que causam a fome, por isso a fome tem sido uma preocupação constante dos governantes mundiais.

4 Observações a) Em alguns casos especiais (textos publicitários, literários, ditados populares), a repetição não é vista como deficiência. Ex.: Quem bebe cerveja alemã, não bebe outra cerveja; Quem bebe cerveja dinamarquesa, bebe qualquer cerveja; Quem bebe cerveja inglesa, não gosta de cerveja. b) Também no caso de o termo repetido estar sendo usado em outro sentido, a repetição não é vista como um problema textual. Ex.: Há duas espécies de mulheres: as que arrumam a casa e as que se arrumam.

5 Como evitar a repetição problemática de palavras?
Podemos reunir os processos que evitam a repetição problemática em dois grupos: Substituição Omissão

6 Substituição Pronomes pessoais. Ex.: A pressão da sociedade de consumo foi elevada a tais extremos que os presentes de Natal já não os damos por generosidade, mas por medo. Pronomes relativos. Ex.: O homem é o único animal que ri. Pronomes indefinidos. Ex: O mundo tem muitos idiotas, mas, felizmente, estão todos nas outras mesas.

7 Pronomes adverbiais. Ex
Pronomes adverbiais. Ex.: Devagar se vai ao longe, mas quando se chega lá não se encontra mais ninguém. Pronomes numerais. Ex.: Chegaram separados o homem e a mulher, mas logo os dois se sentaram juntos. Sinônimos ou quase sinônimos em substituição a termos anteriormente expressos. Ex.: Os alunos das escolas particulares estão em greve, pois esse foi o caminho que os estudantes encontraram para protestar contra as altas mensalidades.

8 O emprego dos hiperônimos
O emprego dos hiperônimos. Nesse caso duas situações podem apresentar-se: a) O hiperônimo tem por antecedente um só de seus hipônimos. Ex.: Logo depois de o sargento ter sido vítima de um acidente, o militar foi levado ao hospital. b) O hiperônimo pode abarcar uma série de hipônimos. Ditados, cópias, redações, todas essas atividades preenchiam o tempo de aula.

9 Emprego de termos resumitivos.
Ex.: Até o século XIX, as cidades ficavam em contato bastante estreito com o campo ou com o mar, de maneira que o homem podia satisfazer suas necessidades fisiológicas e psicológicas. Com a industrialização, elas se desenvolveram unicamente em função de imperativos econômicos ou políticos, ignorando os imperativos ecológicos naturais. As conseqüências dessa expansão desordenada foram trágicas.

10 Nominalização, ou seja, a transformação de uma frase ou de uma proposição em grupo nominal, que pode ser feita a partir de: a) Verbo. Ex.: Armando se casou no final de O casamento, entretanto, não durou muito. b) Adjetivo. Ex.: Este trabalho é fácil. A facilidade deste trabalho.

11 Emprego de termos cognatos dos antecedentes. Ex
Emprego de termos cognatos dos antecedentes. Ex.: O emprego da vírgula é bastante difícil, mas não é por isso que devemos desistir de empregá-la. Utilização de símbolos. Ex.: Santo Inácio foi um soldado da Igreja e divulgou, por meio de sua ordem, os ideais da cruz.

12 Omissão O soldado pretendia casar-se no final de semana. (?) Decidiu deixar o quartel e procurar a noiva.


Carregar ppt "Como evitar a repetição"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google