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Aula 02 e 03 EMPRESA E A TI.

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1 Aula 02 e 03 EMPRESA E A TI

2 Processamento de dados em computadores
Processamento em lote As transações são acumuladas e armazenadas até o processamento Processamento on-line Transações são registradas diretamente no computador e processadas imediatamente

3 Comparação entre processamento em lote e on-line
Figura 6-6

4 Classificação dos computadores
Mainframes: É o maior computador, tem memória enorme e capacidade de processamento rápida Computadores de porte médio: Menos poderoso, mais barato e menor que um mainframe Servidor: Fornece software e outros recursos através de uma rede

5 Classificação dos computadores
Minicomputadores: Computadores de médio porte, usados em universidades, fábricas e laboratórios de pesquisa Server Farm: Grande grupo de servidores mantidos por um fornecedor comercial, disponível para o comércio eletrônico e outras atividades

6 Classificação dos computadores
Computador pessoal (PC): Pequeno computador de mesa ou portátil Workstation: Computador de mesa com recursos gráficos e matemáticos poderosos Supercomputador: Altamente sofisticado e poderoso, executa cálculos complexos

7 Redes de computadores e computação cliente/servidor
Processamento distribuído: Distribuição de trabalho de processamento entre vários computadores Processamento centralizado: Reslizado por umcomputador central de grande porte Computação cliente/servidor: Divide o processamento entre “clientes” e “servidores” na rede

8 Computação cliente/servidor
Figura 6-7

9 Tecnologia e a empresa Característisticas de tratamento
Hardware : Parte Física Equipamento Físico usado para atividades de entrada , processamento e saída Software: Parte Lógica Instruções lógicas para controlar e coordenar os hardwares e desenvolvimento de programas e aplicativos para uso em sistemas de informação Tecnologia de Armazenagem : abrange meios físicos de armazenagem de dados ,discos ,fitas magneticas e opticas Tecnologia de Comunicação: Abrange meios fisicos e lógicos que interligam os equipamentos de comunicação, conectados ou não em redes com a finalidade de compartilhar dados, voz ,imagens , sons e videos. Pessoas

10 Informática Velocidade Confiabilidade Processamento de Multi-Tarefas
Escalabilidade Potencial de Armazenamento Garantia de Funcionamento

11 UNIDADES DE MEDIDA NA INFORMÁTICA

12 Unidades de Medição em Informática
Sistemas Numéricos Clock Pixel Velocidade de Impressão Velocidade de Gravação

13 Sistemas Numéricos A = CIRCUITO ABERTO CIRCUITO FECHADO
= CIRCUITO ABERTO

14 Kbye – 1024 Letras ou dígitos
Sistemas Numéricos Bit – Menor Unidade representação , circuito eletrônico do Microcomputador que pode estar em 2 estados 0 ou 1 – Ligado ou desligado Byte – 1 Digito ou Letra 8 Bits Kbye – 1024 Letras ou dígitos 1024 Bytes Megabyte – 1024 * 1024 Bytes Bytes 1 MILHÃO Gigabyte – 1024 * 1024 * 1024 Bytes Bytes 1 BILHÃO Terabyte – 1024* 1024 * 1024 * 1024 Bytes bytes 1 TRILHÃO

15 Clock Clock é um sinal usado para sincronizar coisas dentro do computador. é uma onda quadrada passando de “0” a “1” a uma taxa fixa. O sinal de clock é medido em uma unidade chamada Hertz (Hz) que é o número de ciclos de clock por segundo. Um clock de 100 MHz significa que em um segundo existem 100 milhões de ciclos de clock. 3 ciclos

16 Clock Megahertz Gigahertz 1 milhão de ciclos por segundo
1 trilhão de ciclos por segundo

17 Velocidade de Impressão
CPS Caracteres por Segundo LPM Linhas por Minuto PPM Paginas por minuto

18 INFORMÁTICA HARDWARE SOFTWARE

19 Principio “ARQUITETURA DE VON NEUMANN Entrada  Processamento  Saída
Output input

20 Elementos básicos computador

21 O que preciso saber para comprar o computador ?
Processador Velocidade de processamento é dado em ghz Memória Ram Memoria é dada em Megabytes Disco Dado em Gigabytes Redes Placa de rede local Placa de rede Wi-Fi

22 Processador Unidade central de processamento (CPU)
Processador –ou Microcroprocessador Manipula símbolos, números e letras Controla outras partes do sistema computadorizado Quanto mais rápido melhor Tão importante que acaba determinando o nome do computador (intel , amd ) pentium , core 2 duo , duo core, quad core

23 *Menor numero de instruções no processador
RISC ou CISC RISC(Reduced Instruction Set Computer) *Menor numero de instruções no processador *Mais Rapido CISC (Complex Instruction Set Computer) Computador como um conjunto complexo de instruções)

24 Memória Dois tipos de memoria :
RAM: Acessa diretamente qualquer local escolhido ao acaso na mesma quantidade de tempo ROM: Chips semicondutores de memória com instruções de programa, não podem ser gravados

25 Memória Ram RAM - Random Acess Memory
Memória de acesso aleatório Leitura e Gravação Dado em Megabytes Quanto Maior melhor ,mais rápido ficará seu microcomputador

26 Disco Local onde será armazenados os seus dados localmente
Quanto maior , mais dados cabem no seu computador Exemplo: 1 120 gigabytes letras 2 160 gigabytes letras

27 Fontes de Entrada e Saída

28 USB aromatizador

29 USB

30 Fonte Entrada (teclado)
Portugues Padrão ABNT , com 104 Teclas

31 Fonte Entrada (Mouse) Serial , PS2 ou USB 3 Botões

32 Fonte Entrada /Saída(Mídia) e Armazenamento
Disquete Compact Disk DVD Zip Drive USB Scanner

33 Dispositivo Armazenamento
Harddisk, HD , winchester ou Disco Rígido Armazenamento e Leitura de dados Potencia : gigabytes Discos Removíveis

34 Armazenamento Temporário Cache
Memória Cache É uma memória que trabalha intimamente com o processador. O processador já possui um cache interno, os módulos adicionais de cache não são indispensáveis nos processadores mais modernos, mas é usual da placa mãe possuir módulos adicionais que configurem 256Kb, 512Kb ou até 1Mb de cache externo. Internas- Incorporadas pelo processador Externas – Dual in line – Chips adicionais ou Cache On a stick Cache de Disco

35 GABINETES de CPU HORIZONTAL VERTICAL

36 IMPRESSORAS MATRICIAL , LASER E JATO DE TINTA
Resolução (DPI ou PPP-Pontos por polegadas) Colunas de impressão VELOCIDADE : PPM – Páginas por Minuto LPM – Linhas por Minuto CPS- Caracteres por Segundo

37 Jato de Tinta Laser

38 Matricial 80 colunas IMPRESSORA MATRICIAL (LX 300)
Resolução : DPI Horizontais e DPI Verticais , mesclados em texto em uma linha Velocidade : 220 Cps a 10CPI por 264 Cps a 12 CPI Direção de Impressão : Bidirecional Alimentação de Formulário Continuo Alimentação de Folhas Soltas( Tamanho Oficio e A4 ) e Envelopes * Kit Color Opcional Cabo de Impressão Paralela Cabo de Energia Voltagem : 110 Volts

39 IMPRESSORA MATRICIAL 136 colunas
Tamanho do papel em até 136 colunas em até 6 Vias 9 agulhas Velocidade de impressão : 500 Cps á 10ppp 455cps a 12 ppp Resolução 240x216 ppp Voltagem : 110 Volts Cabos de energia e Paralelo Aceitação de folhas soltas e formulario Multivias Alimentação para entrada frontal , superior e por trás

40 IMPRESSORA JATO TINTA Impressora jato de tinta com resolução de 600 x 600 Dpi Velocidade de 5 a 6 páginas por minutos Iimpressão automática em dois cartuchos (Preto e colorido ) Alimentação de folhas soltas tamanho Ofício e A4, aceitação de envelopes Cabo de energia e Cabo paralelo Voltagem de 110 Volts    

41 Impressora a Laser -Velocidade: 15ppm (Papel Carta) e 14ppm (Tamanho A4) em preto e branco -Resolução: 1200 dpi (Preto) -Memória: 8Mb padrão expansivel até 72Mb(1 slot vago) -Linguagem de Impressão: PCL 5e e PCL 6 e Post Script 2 (45 fontes escaláveis). Tamanhos de Papéis: A4, ofício, A5, cartões A6, envelopes DL e C6, carta. Capacidade de entrada e saída de papéis: 250 folhas de entrada ou 30 envelopes e 125 páginas de saída. -Aceita Impressão em rede -Conexão: paralela e USB , já com os cabos inclusos - Voltagem:110V Garantia Mínima de 1 ano balcão

42 Garantia física Estabilizador estático de tensão de 1 Kva,
Alimentação de 120 Volts Saída : 3 tomadas tripolares Filtro de Linha com tres tomadas 110 ou 220Volts Filtro de Linha com 3 Tomadas de saída 110 e 200Volts

43

44

45 Banco de dados

46 ORGANIZAÇÃO DE DADOS EM AMBIENTE DE ARQUIVO TRADICIONAL
Termos e conceitos de organização de arquivos Registro: Grupo de campos relacionados Arquivo: Grupo de registros do mesmo tipo Banco de dados: Grupo de arquivos relacionados

47 Hierarquia de dados em um sistema de computador

48 Problemas do ambiente de arquivos tradicional
Redundância de dados Dependência programa-dados Falta de flexibilidade Baixo nível de segurança Falta de compartilhamento e disponibilidade dos dados

49 Processamento tradicional de arquivos
Figura 7-3

50 Sistemas de gerenciamento de banco de dados (DBMS)
Cria e mantém bancos de dados Elimina a necessidade de comandos de definição de dados Atua como uma interface entre aplicativos e arquivos físicos de dados Separa as visões lógica e física dos dados

51 O ambiente de banco de dados atual é globalizado na empresa

52 Banco de dados podem ser:
Centralizados Distribuídos

53 Banco de dados centralizado
Usado por um único processador central ou por múltiplos processadores em uma rede cliente/servidor

54 Bancos de dados distribuídos
Armazenado em mais de um local físico Banco de dados particionado Banco de dados duplicado

55 Bancos de dados distribuídos

56 Requisitos de gerenciamento para sistemas de banco de dados
Principais elementos de um ambiente de banco de dados: Gerenciamento de dados Planejamento de dados e metodologia de modelagem Tecnologia e gerenciamento de bancos de dados Usuários

57 TENDÊNCIAS DOS BANCOS DE DADOS
Data warehouses Datamart Datamining

58 TENDÊNCIAS DOS BANCOS DE DADOS
Data warehouses Suporta ferramentas de relatório e consultas Armazena dados atuais e históricos Consolida dados para análise da administração e tomada de decisão

59 Componentes de um Data Warehouse

60 Data Warehouses Data mart Subconjunto de um data warehouse
Contém uma porção resumida ou específica de dados para uso de um departamento ou grupo de usuários específico

61 Datamining Ferramentas para analisar grandes repositórios de dados
Encontra padrões ocultos e infere regras para prever o comportamento futuro

62 Benefícios dos Data Warehouses
Acesso mais fácil e eficaz às informações Capacidade de modelar e remodelar os dados

63 Bancos de dados e a Web A Web e o banco de dados hipermídia
Organiza dados como uma rede de nós Vincula os nós em um padrão especificado por usuário Suporta texto, gráficos, som, vídeo e programas executáveis

64 Um banco de dados hipermídia
Figura 7-17

65 Bancos de dados e a Web Servidor de banco de dados
Computador em um ambiente cliente/servidor roda um DBMS para processar requisições SQL e executar tarefas de gerenciamento de banco de dados Servidor de aplicação Software que administra todas as operações de aplicativos

66 Ligando bancos de dados internos à Web
Figura 7-18


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