A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EFÉSIOS Lição 4 A PAREDE CAIU E UM NOVO POVO APARECEU

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EFÉSIOS Lição 4 A PAREDE CAIU E UM NOVO POVO APARECEU"— Transcrição da apresentação:

1 EFÉSIOS Lição 4 A PAREDE CAIU E UM NOVO POVO APARECEU
Efésios, Filipenses e Filemom Lição 4 EFÉSIOS A PAREDE CAIU E UM NOVO POVO APARECEU

2 “Portanto, lembrai-vos que, OUTRORA, vós, gentios na carne
“Portanto, lembrai-vos que, OUTRORA, vós, gentios na carne... estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo. Mas, AGORA, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo.” Efésios

3 JUDEU Aquele que descende de Abraão, que pertence ao povo de Israel. GENTIO Quem não é judeu; todos que não pertencem ao povo de Israel.

4 QUEM ÉRAMOS OUTRORA (Ef 2.11-12)
Os gentios eram objeto de desprezo dos judeus (v.11) Os judeus se achavam o único povo de Deus, por causa da circuncisão Paulo os chama de “circuncisos na carne, por mãos humanas” (v.11) Mas tanto judeus como gentios podem gozar da circuncisão espiritual, do coração

5 2. Os gentios estavam espiritualmente alienados (v.12)
QUEM ÉRAMOS OUTRORA 2. Os gentios estavam espiritualmente alienados (v.12) Estavam sem Cristo Estavam separados da comunidade de Israel Não tinham esperança nem Deus

6 E nós? Quem éramos antes da cruz de Cristo?
QUEM ÉRAMOS OUTRORA E nós? Quem éramos antes da cruz de Cristo? Qual era a nossa condição?

7 “Mas, AGORA, em Cristo Jesus...”

8 II. QUE JESUS FEZ (Ef ) O que Cristo fez para aproximar os gentios de Si e para reconciliá-los com os judeus.

9 Jesus aboliu a lei dos mandamentos (v.15)
II. QUE JESUS FEZ Jesus aboliu a lei dos mandamentos (v.15) Cristo os desobrigou da lei como caminho de salvação e instituiu a graça.

10 II. QUE JESUS FEZ Que leis eram essas? Os judeus possuem leis que são consideradas “leis cerimoniais”, e segundo a tradição, elas complementariam as 10 leis “morais” que são os 10 mandamentos dados por Deus a Moisés e ao Seu povo Israel. Halachá (em hebraico הלכה) é o nome do conjunto de leis judaicas, são 613 mandamentos que constam na Torá (os ciinco livros de Moisés) Os 613 mandamentos ou 613 mitzvot (do hebraico תרי"ג מצוות ou Taryag mitzvot sendo TaRYaG um acrônimo do valor numérico "613“)

11 II. QUE JESUS FEZ Esse é o nome dado ao conjunto de todos os mandamentos que, de acordo com o judaísmo, constam na Torá (os cinco livros de Moisés). De uma forma geral, a expressão "A Lei de Moisés" (em hebraico Torat Moshé תורת משה) também é utilizada em referência ao corpo legal judaico. Estes 613 mandamentos estão divididos em "mandamentos positivos“ (mitzvot assê, mandamentos do tipo "faça!", obrigações) e "mandamentos negativos” (mitzvot ló taassê, mandamentos do tipo "não faça!", proibições).

12 II. QUE JESUS FEZ Existem 365 mandamentos negativos, correspondendo ao número de dias no ano solar, que é como se cada dia dissesse à pessoa "Não cometa uma transgressão hoje"; e 248 mandamentos positivos, relacionados ao número de ossos ou órgãos importantes no corpo humano, isto é, como se cada membro dissesse à pessoa: "Cumpra um preceito comigo".

13 Mandamentos positivos (exemplo):
II. QUE JESUS FEZ Mandamentos positivos (exemplo): 1 - Saber que existe um Deus; 14 - Amar convertidos; 38 - Não deixar de odiar o idólatra; 188 - Caridade; 200 – Amar ao Estrangeiro. Mandamentos negativos (exemplos): 1 - Crer ou atribuir algo à deidades e não a Ele; 40 - Homem usar roupas e adornos femininos; 88 - Rasgar as beiradas da túnica do Sumo sacerdote; 302 – Odiar um ao outro.

14 2. Jesus criou uma nova humanidade (v.15)
II. QUE JESUS FEZ 2. Jesus criou uma nova humanidade (v.15) Em Cristo, judeus e gentios compartilham a mesma nova vida, a mesma liberdade, a mesma salvação.

15 3. Jesus reconciliou os judeus e os gentios com Deus (v.16-18)
II. QUE JESUS FEZ 3. Jesus reconciliou os judeus e os gentios com Deus (v.16-18) A paz foi estabelecida por Cristo na cruz, reconciliando judeus com gentios e pecadores com Deus.

16 E nós? Que Jesus fez para nos reconciliar com Deus?
II. QUE JESUS FEZ E nós? Que Jesus fez para nos reconciliar com Deus? Após a cruz de Cristo, ficou mais fácil ou mais difícil obedecer aos dez mandamentos? Por quê?

17 III. QUEM SOMOS AGORA (Ef ) Crentes judeus e crentes gentios gozam dos mesmos benefícios, privilégios e responsabilidades em Cristo.

18 Nação de Deus (v.19) 2. Família de Deus (v.19)
III. QUEM SOMOS AGORA Nação de Deus (v.19) Em Cristo, gentios e judeus passaram a fazer parte do povo de Deus, concidadãos do Seu reino. 2. Família de Deus (v.19) Em Cristo, judeus e gentios tornaram-se irmãos, filhos de Deus-Pai. 3. Templo de Deus (v.20-22) Em Cristo, judeus e gentios estão sendo edificados para a habitação de Deus.

19 E nós, quem somos agora, depois de salvos por Cristo Jesus?
III. QUEM SOMOS AGORA E nós, quem somos agora, depois de salvos por Cristo Jesus? Qual a essência da Igreja de Cristo, segundo Efésios ?

20 Conclusão "Pergunto a mim mesmo se há alguma coisa mais urgente hoje, para a honra de Cristo e para a propagação do evangelho, do que isto: a Igreja... ser vista como tal: uma nova humanidade, um modelo de comunidade humana, uma família de irmãos e irmãs reconciliados que amam ao seu Pai e se amam uns aos outros, a habitação evidente de Deus pelo seu Espírito. Somente então o mundo crerá em Cristo como Pacificador.“ (John Stott)

21 Será que temos refletido, como Igreja, essa nova essência adquirida em Cristo?
De que maneira nossa igreja tem testemunhado essa essência à comunidade descrente?


Carregar ppt "EFÉSIOS Lição 4 A PAREDE CAIU E UM NOVO POVO APARECEU"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google