A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MATEMÁTICA FINANCEIRA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MATEMÁTICA FINANCEIRA"— Transcrição da apresentação:

1 MATEMÁTICA FINANCEIRA
Prof. MILTON MONTEIRO

2 INFORMAÇÕES BÁSICAS IMPORTANTES
UTILIZAÇÃO DA CALCULADORA HP-12C INFORMAÇÕES BÁSICAS IMPORTANTES Valor Pagamento ou parcelas Valor Presente Valor Futuro Taxa de Juros Tempo ou período de capitalização Entrada de Dados Limpar Dados Liga/Desliga

3 A Calculadora HP12C possui algumas características ou particulares muito singulares em relação às outras calculadoras que conhecemos. Vejamos algumas fundamentais para sua utilização: 1º. Ela não possui a tecla igual “( = )” como as calculadoras comuns, pois ela trabalha com armazenamento de dados para posterior realização da operação, ou seja: a.) antes de obter o resultado necessitamos inserir e armazenar as informações utilizando a tecla “ENTER” e somente depois realizar a operação desejada. Vamos testar: digite o número 10 e tecle “ENTER” e em seguida digite o número 2 e tecle a operação “X” (multiplicação) e verá no visor o número 20.

4 2º. A grande maioria das teclas executam duas ou até três funções
2º. A grande maioria das teclas executam duas ou até três funções. As funções primárias de uma tecla é indicada pelos caracteres impressos em branco na sua face superior e as secundárias de uma tecla são indicadas pelos caracteres impressos em letras douradas ou azuis na sua face inferior. Estas funções secundárias são selecionadas apertando a tecla de prefixo apropriada antes da tecla função e estão destacadas nas cores douradas (letra “f”) ou azuis (letra “g”) localizadas no canto inferior esquerdo de sua HP12C.

5 3º. Números Negativos – para trocar o sinal de um número no visor simplesmente aperte a tecla “CHS”.
Caso este número esteja negativo e deseja que ele se torne positivo faça o mesmo procedimento 4º. Apagando dados – para apagar um registro ou o dado informado no visor, basta zera-lo ou apertar a tecla “CLX”. Mas existem outros registros que necessitam ser apagados e para isto segue uma tabela que demonstra os principais:

6 Teclas Apaga/Zera g GTO 00 Apaga a memória de programação ou substitui as intruções ali contidas f CLEAR ∑ Registros estatísticos (R1 a R6), registros da pilha e mostrador CLx Mostrador e Registro X. f CLEAR PRGM Memória de Programação (só quando apertado no Modo de Programação) f CLEAR FIN Registros Financeiros f CLEAR REG Registros de armazenamento de dados, registros financeiros, registros da pilha e LAST X, e mostrador. A palavra CLEAR é a identificação no corpo da HP onde esta localizada a tecla e em negrito a tecla.

7 SALVAR DADOS NA MEMÓRIA
Como em qualquer calculadora a HP12C também possui memória de armazenamento de dados, num total de 10, para guarda de valores ou registros importantes, que são identificadas do “0” ao “9”. Procedimento de registro na memória: 1º. Passo – digite o número que deseja salvar – Ex.123 2º. Passo – aperte a tecla STO + o número da memória onde deseja salvar – usaremos a 1 Então temos Teclas Visor , STO , ,00

8 SALVAR DADOS NA MEMÓRIA
Para recuperar os dados salvos na memória basta apertar a tecla RCL + o número da memória onde esta salvo o dado. Para apagar o registro desta memória basta digitar zero e utilizar os procedimentos descritos em como salvar os dados na memória. Caso queira apagar todos os registros ao mesmo tempo aperte as teclas f CLEAR REG e todos os registros das 10 memórias serão eliminados.

9 CALCULOS ARITMÉTICOS SIMPLES
O cálculo aritmético simples consiste em dois números e uma operação (adição, subtração, multiplicação ou divisão). Para executar um cálculo desse tipo você precisa informar os números primeiro e indicar a operação a ser executada depois. Exemplo: 13 ÷ 2 Teclas Visor 13 ENTER ,00 2, ÷ ,50

10 CALCULOS ARITMÉTICOS COMPLEXO
Os cálculos complexos são quando utilizamos mais de uma operação matemática e vários dados simultaneamente. Por exemplo, quando uma resposta acaba de ser calculada e esta no mostrador, você pode executar uma outra operação com esse número, simplesmente digitando o número que deseja realizar a operação com este resultado. Não há necessidade de apertar o ENTER pois a calculadora já reconhece a entrada do dado mediante a operação que resultou o valor.

11 CALCULOS ARITMÉTICOS COMPLEXO
Façamos um cálculo para exemplificar: (3x4) + (5x6): Teclas Visor 3 ENTER 4 x 12,00 5 ENTER 6 x 30,00 + 42 Com a HP12C você não precisa armazenar ou anotar o resultado pois ela armazena na memória o resultado automaticamente, ou seja, depois de digitar o 5 e o 6 a calculadora estava armazenando dois números o 12 e o 5 por você além do 6 no visor. A HP 12C armazena um total de três números na memória, além do número no visor. Depois do passo 2 (5ENTER6X) a calculadora armazenou o 12 e o 30 e quando realizou o passo 3 (+) ela somou os dois numeros armazenados. FÁCIL NÃO.

12 CALCULOS ARITMÉTICOS COMPLEXO
Então vamos tentar: Façam os cálculos abaixo: (3+4) x (5+6) = 77,00 (27 – 14) = 0,25 ( ) = 0,13 ( )

13 FUNÇÃO CALENDÁRIO As funções de calendários da HP12C (DATE e ΔDYS) trabalham com datas entre 15 de outubro de 1582 e 25 de novembro de 4046. A HP12C possui dois formatos de data: 1º. Mês-Dia-Ano – para configurar desta maneira digitar g M.DY. Desta maneira o visor de sua calculadora quando utilizado este módulo aparecerá 4, (07 de abril de 2004). 2º. Dia-Mês-Ano – para configurar desta maneira digitar g D.MY. Desta maneira o visor de sua calculadora quando utilizado este módulo aparecerá 7, (07 de abril de 2004).

14 FUNÇÃO CALENDÁRIO g M.DY g D.MY

15 FUNÇÃO CALENDÁRIO Mas para que serve esta função? 1º. DATE – esta função serve para identificar datas passadas e futuras, ou seja, partindo de uma data específica e quer saber que dia cairá ou o dia em que ocorreu um determinado pagamento você conseguirá através desta função. Vamos exemplificar: Digamos que você esteja no dia e deseja saber a data de um pagamento que vai ocorrer daqui 120 dias pois fez uma opção para compra de um terreno. Então faça os seguintes passos:

16 FUNÇÃO CALENDÁRIO Teclas Mostrador g D.MY 0,00 e no canto direito aparecerá D.MY 08,032010 08,03 120 g DATE A resposta calculada pela função DATE é exibida em um formato especial. Os números do dia, mês e ano (ou mês, dia e ano) são separados por “separadores” de digitos (.) e o dígito ao lado direito da resposta no mostrador indica o dia da semana: 1 para a segunda-feira a 7 para o domingo.

17 FUNÇÃO CALENDÁRIO Mas para que serve esta função? 2º. ΔDYS – esta função serve para identificar o número de dias entre datas. Ela compara as datas informadas, inclusive considerando o dia 29 de fevereiro nos anos bisextos, se houver. A HP12C também calcula o número de dias entre as duas datas com base no ano comercial (mês de 30 dias). Essa resposta é retida na memória da calculadora. Para mostrá-la, aperte a tecla x<>y. Apertando-se x<>y a resposta original novamente será exibida no visor. Vamos exemplificar: Digamos que você esteja no dia e deseja saber quantos dias se passaram desde a compra de seu terreno ocorrido em

18 FUNÇÃO CALENDÁRIO Então faça os seguintes passos: Digite a data mais antiga e aperte ENTER Digite a data mais recente e aperte g ΔDYS Teclas Mostrador g D.MY 0,00 e no canto direito aparecerá D.MY 21, ENTER 08,03 08, g ΔDYS 7.777,00 A resposta calculada pela função g ΔDYS é exibida e verás que se passaram dias desde a sua compra. Esta função é muito usual nos cálculos de juros compostos que veremos mais adiante.

19 LISTA DE EXERCICIOS VAMOS PRATICAR

20 MATEMÁTICA FINANCEIRA
Prof. MILTON MONTEIRO


Carregar ppt "MATEMÁTICA FINANCEIRA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google