A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ARÁBIA PRÉ-ISLÂMICA; Situada no sudoeste da Ásia, de Clima quente e seco, com 80% de sua área coberta por desertos. Árabes do Litoral; sedentários, moravam.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ARÁBIA PRÉ-ISLÂMICA; Situada no sudoeste da Ásia, de Clima quente e seco, com 80% de sua área coberta por desertos. Árabes do Litoral; sedentários, moravam."— Transcrição da apresentação:

1

2 ARÁBIA PRÉ-ISLÂMICA; Situada no sudoeste da Ásia, de Clima quente e seco, com 80% de sua área coberta por desertos. Árabes do Litoral; sedentários, moravam em cidades da costa como Meca e Yatrib e praticavam o comércio Árabes do deserto; Seminômades, chamados de Beduínos que viviam da criação de camelos, cabras, carneiros e saques a cidades

3 MECA era o principal centro político da Arábia, onde se localizava a CAABA, local das imagens das centenas de divindades árabes e que recebiam milhares de peregrinos anualmente, enriquecendo o comércio com o turismo religioso.

4 Construção do Estado Árabe se relaciona com a fundação do Islamismo Muhammad Maomé (570-632), Fundador e Profeta do Islã, inicia suas pregações aos 40 anos de idade na cidade de Meca 622 d.c, Fuga de Maomé para Yatrib, hoje chamada de Medina (cidade do profeta). Essa fuga é chamada de HÉGIRA, e marca o início do calendário muçulmano

5 630, Conquista de MECA e início da expansão Islâmica pela Arábia. 632, Morte de MAOMÉ, e início de uma nova organização política e social conhecida como ESTADO ISLÂMICO de governo teocrático. Esse estado passa a ser governado pelos CALIFAS, que concentravam os poderes religioso, político e militar.

6 Princípios básicos do Islamismo * Crer em Alá, o Deus único e em Maomé, seu profeta * Fazer cinco orações diárias com o rosto voltado para Meca * Ser generoso com os pobres e dar esmolas * Cumprir o jejum religioso durante o ramadã (mês sagrado) * Peregrinar a Meca pelo menos uma vez na vida

7 Alcorão, o livro sagrado SUNITAS e XIITAS Os Sunitas são mais conservadores, e defendem que como condição para ocupar o cargo de chefe de estado, o muçulmano (califa) deve possuir virtudes sólidas, como moral, honra e respeito pelas leis, não sendo necessário ser parente de Maomé. Seguem o além do Alcorão, a Suna, um conjunto de pregações do profeta, narrativas curtas. São 85% dos muçulmanos do mundo.

8 Os Xiitas postulam que a chefia do Estado Islâmico só deve ser exercida por um legítimo descendente de Maomé ou com ele aparentado. São mais radicais correspondem a mais ou menos 15% dos muçulmanos do mundo distribuidos principalmente no Irã, Iraque e Iêmem.

9 Expansão Árabe: Primeira Etapa 632-661; Período dos Califas eleitos após a morte de Maomé. Conquistaram Pérsia, Palestina, Síria e Egito Segunda Etapa 661-750: Período da dinastia Omíadas. Transferência da capital para Damasco. Conquistas do noroeste da China, norte da África e Península Ibérica. Batalha de Poitiers no reino Franco em 732, onde Carlos Martel barrou o avanço Islâmico.

10 Terceira Etapa 750-1258 Período da dinastia dos Califas Abássidas, marcado pela ascensão dos persas rumo ao mundo Islâmico. Capital transferida para Bagdá. Conquista da parte sul da Europa na península Itálica. Diversificação econômica nas regiões conquistadas, com a prática da agricultura na produção de trigo, algodão, arroz, linho, cana-de-açúcar, café, oliveira, laranja e outros, além do comércio de diversos produtos pelo Mediterrâneo, Oceano Índico, mar Vermelho e Golfo Pérsico.

11 Declínio do Império; A partir do século XVII, o poder central é minado com crises internas provocadas em sua maior parte por disputas de poder entre os Califas. No plano externo, os árabes enfrentaram a reação dos povos conquistados, como a Guerra de Reconquista empreendida pelos cristãos contra os muçulmanos.


Carregar ppt "ARÁBIA PRÉ-ISLÂMICA; Situada no sudoeste da Ásia, de Clima quente e seco, com 80% de sua área coberta por desertos. Árabes do Litoral; sedentários, moravam."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google