A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fatores responsáveis pela variação linguística: sintático e semântico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fatores responsáveis pela variação linguística: sintático e semântico"— Transcrição da apresentação:

1 Fatores responsáveis pela variação linguística: sintático e semântico
LINGUA PORTUGUESA Ensino Médio, 3º Ano Fatores responsáveis pela variação linguística: sintático e semântico

2 Língua Portuguesa, 3º Ano, Fatores responsáveis pela variação linguística: sintático e semântico

3 Língua Portuguesa, 3º Ano, Fatores responsáveis pela variação linguística: sintático e semântico
Nós , falantes, fazemos uso de registros distintos , a depender da situação comunicativa na qual nos encontramos. Em qualquer língua natural , há registros mais formais, mais informais , mais monitorados, menos monitorado, mais planejados, menos planejados. Isso é possível porque a língua é um fenômeno naturalmente variável, heterogêneo, mutável, ao mesmo tempo em que é um fenômeno com estrutura , com regras. Fonte:

4 Observe as construções a seguir :
Língua Portuguesa, 3º Ano, Fatores responsáveis pela variação linguística: sintático e semântico Observe as construções a seguir : Cara , tu tá a fim de dar um chega lá na escola comigo mais tarde ? Convidamos o Sr. Flávio Andrade a comparecer a um dos nossos escritórios nesta cidade a fim de solucionarmos uma pendência na Compesa. Fonte: Fonte:

5 Que diferenças são visíveis entre as duas frases ?
Língua Portuguesa, 3º Ano, Fatores responsáveis pela variação linguística: sintático e semântico Que diferenças são visíveis entre as duas frases ? É possível dizermos que uma é mais certa que a outra ? Embora sejam construções distintas em relação ao grau de maior e menor formalidade, são duas frases legítimas do português , passíveis de serem faladas ou escritas pelos usuários da língua. Fonte:

6 Ex. Vamo me dando logo essa papelada, gente !!
Língua Portuguesa, 3º Ano, Fatores responsáveis pela variação linguística: sintático e semântico Existem construções equivalentes que servem para comunicar o mesmo conteúdo informacional, ou seja, “elas dizem a mesma coisa”. Porém , elas dizem de formas diferentes, como os exemplos a seguir : Ex. Vamo me dando logo essa papelada, gente !! Ex. Os senhores queiram , por gentileza, entregar-me os documentos solicitados . __ A cada uma das formas diferentes de uso da língua chamamos de VARIEDADES LINGUÍSTICAS . Fonte:

7 Língua Portuguesa, 3º Ano, Fatores responsáveis pela variação linguística: sintático e semântico
IMPORTANTE SABER QUE ... A variação linguística é um fenômeno próprio da línguas , inerente a elas . Por isso, não é possível dizermos que uma forma variante seja mais ou menos correta que outra. Fonte: Fonte:

8 Língua Portuguesa, 3º Ano, Fatores responsáveis pela variação linguística: sintático e semântico
As formas variantes são sempre formas possíveis de usos linguísticos, mas precisamos não perder de vista que a variação linguística gera , sempre, alguma forma de avaliação social, porque a língua e sociedade são elementos inter-relacionados. Por esse motivo, precisamos estar cientes da necessidade de saber fazer a adequação da variedade usada e da situação de comunicação da qual participamos.

9 VARIAÇÃO FONÉTICO-FONOLÓGICA
Língua Portuguesa, 3º Ano, Fatores responsáveis pela variação linguística: sintático e semântico As variedades linguísticas estão presentes em todos os níveis da língua. Vamos observar ?? VARIAÇÃO FONÉTICO-FONOLÓGICA __ A pronúncia das palavras pode variar devido a diversos fatores. Pense na palavra “carta” que em diferentes regiões do país, o “r” é pronunciado de modos distintos. Fonte: Fonte:

10 Língua Portuguesa, 3º Ano, Fatores responsáveis pela variação linguística: sintático e semântico
VARIAÇÃO MORFOLÓGICA __ Essa variação afeta as formas constituintes da palavra. Como exemplo, as palavras “andar” e “anda” com o apagamento do “r” final no infinitivo do verbo. Como também as palavras com sufixos diferentes que expressam uma mesma ideia, por exemplo, “interneteiro” e “internauta”. Fonte: Fonte:

11 Língua Portuguesa, 3º Ano, Fatores responsáveis pela variação linguística: sintático e semântico
3) VARIAÇÃO SEMÂNTICA Na variação semântica, uma mesma palavra pode apresentar diferentes significados, a depender de fatores , como a região do falante ou sua idade. Exemplo : a palavra “miúdo”, em algumas regiões do Brasil, “miúdo” é um adjetivo que significa “muito pequeno” e , em outras regiões, esse termo é um substantivo que equivale a “menino”, “garoto”, “massa cefálica”, etc.

12 Língua Portuguesa, 3º Ano, Fatores responsáveis pela variação linguística: sintático e semântico
4) VARIAÇÃO LEXICAL: __Na variação lexical, duas ou mais palavras diferentes têm o mesmo significado. Por exemplo, “jerimum” e “abóbora” são palavras que se referem ao mesmo alimento, mas são mais ou menos empregadas a depender da região do falante. Fonte: Fonte:

13 5)VARIAÇÃO ESTILÍSTICO-PRAGMÁTICA
Língua Portuguesa, 3º Ano, Fatores responsáveis pela variação linguística: sintático e semântico 5)VARIAÇÃO ESTILÍSTICO-PRAGMÁTICA __Esta variação refere-se aos diferentes tipos de interação social relacionados aos graus de formalidade de cada uma delas e ao nível de intimidade entre os interlocutores. O falante, considerando esses elementos, faz um uso linguístico mais ou menos monitorado. Como vimos anteriormente que as construções “Os senhores queiram, por gentileza, entregar-me os documentos solicitados.” e “ Vamo me dando logo essa papelada, gente!” podem ser equivalentes quanto ao conteúdo que informam, mais o fazem de modos diferentes. Fonte:

14 Da minha juventude lembro tudo. Lembro tudo da minha juventude.
Língua Portuguesa, 3º Ano, Fatores responsáveis pela variação linguística: sintático e semântico 6) VARIAÇÃO SINTÁTICA : __ A sintaxe é a parte da gramática que, de um modo geral, estuda a organização dos termos na oração. Exemplos: Da minha juventude lembro tudo. Lembro tudo da minha juventude. __ Nas duas frases, o sentido geral é o mesmo, mas a forma como cada uma foi organizada é diferente. Fonte:

15 COMO SURGEM AS VARIAÇÕES ??
Língua Portuguesa, 3º Ano, Fatores responsáveis pela variação linguística: sintático e semântico COMO SURGEM AS VARIAÇÕES ?? As variações surgem devido a diversos fatores, como as diferenças de grupos etários , de região, de gênero, de status socioeconômico, de grau de escolarização, de situação de comunicação, etc. Fonte: Fonte:

16 Língua Portuguesa, 3º Ano, Fatores responsáveis pela variação linguística: sintático e semântico
É fácil observar diferenças na linguagem usada pelas diferentes gerações. Um avô e um neto não fazem uso do mesmo vocabulário, das mesmas gírias. Do mesmo jeito , o status socioeconômico de um indivíduo determina o seu acesso à escolaridade, às mídias digitais, aos bens culturais, o que representa diferenças no uso da língua. Fonte:

17 Língua Portuguesa, 3º Ano, Fatores responsáveis pela variação linguística: sintático e semântico
O QUE É COMPETÊNCIA COMUNICATIVA NAS VARIEDADES LINGUÍSTICAS ??? __ A competência comunicativa é a capacidade de saber adequar o uso linguístico às necessidades impostas pela situação de comunicação. Exemplo: Você mandaria uma mensagem de texto via celular, ou um , ou mesmo um bilhete para um amigo da mesma maneira que escreveria uma carta de solicitação de emprego a uma empresa em que estivesse pleiteando uma vaga ??? Fonte:

18 Língua Portuguesa, 3º Ano, Fatores responsáveis pela variação linguística: sintático e semântico
NÃO ESQUEÇA QUE... A variação linguística é uma característica inerente às línguas. Não é um defeito, não é um problema .É somente uma propriedade natural das línguas .Prova disso é que todas as variedades linguísticas são usos possíveis. Fonte:

19 Saudosa Maloca - Adoniran Barbosa
Língua Portuguesa, 3º Ano, Fatores responsáveis pela variação linguística: sintático e semântico Vejamos como exemplo uma música de Adoniran Barbosa como observação da riqueza vocabular que existe na variação da língua portuguesa: Saudosa Maloca Adoniran Barbosa Si o senhor não "tá" lembrado Dá licença de "contá" Que aqui onde agora está Esse "edifício arto" Era uma casa véia Fonte:

20 Língua Portuguesa, 3º Ano, Fatores responsáveis pela variação linguística: sintático e semântico
Um palacete assombradado Foi aqui seu moço Que eu, Mato Grosso e o Joca Construímo nossa maloca Mais, um dia Nóis nem pode se alembrá Veio os homi c'as ferramentas O dono mandô derrubá Peguemo todas nossas coisas E fumos pro meio da rua Fonte:sulinhacidad3.blogspot.com

21 Língua Portuguesa, 3º Ano, Fatores responsáveis pela variação linguística: sintático e semântico
Aprecia a demolição Que tristeza que nóis sentia Cada táuba que caía Duia no coração Mato Grosso quis gritá Mas em cima eu falei: Os homis tá cá razão Nós arranja outro lugar Só se conformemo quando o Joca falou: "Deus dá o frio conforme o cobertor" Fonte:

22 Língua Portuguesa, 3º Ano, Fatores responsáveis pela variação linguística: sintático e semântico
E hoje nóis pega a páia nas grama do jardim E prá esquecê nóis cantemos assim: Saudosa maloca, maloca querida, Dim dim donde nóis passemos os dias feliz de nossas vidas Saudosa maloca,maloca querida, Dim dim donde nóis passemo os dias feliz de nossas vidas. Fonte:

23 Língua Portuguesa, 3º Ano, Fatores responsáveis pela variação linguística: sintático e semântico
As músicas de Adoniran Barbosa conquistaram os brasileiros, em geral, por retratarem o cotidiano das camadas mais simples da população urbana da capital paulista, com erros intencionais de português, que mostram a maneira de falar dos moradores de origem italiana de bairros como a Barra Funda, o Bexiga e o Brás . Fonte:

24 Língua Portuguesa, 3º Ano, Fatores responsáveis pela variação linguística: sintático e semântico
Música gravada em 1951, quando São Paulo passava por grandes modificações, onde eram demolidos os casebres para construção de novos prédios. Na música ele é um personagem do cotidiano da cidade de São Paulo. A letra da música é um exemplo de variação social. Fonte:

25 Língua Portuguesa, 3º Ano, Fatores responsáveis pela variação linguística: sintático e semântico

26 Língua Portuguesa, 3º Ano, Fatores responsáveis pela variação linguística: sintático e semântico
ATIVIDADES: 1. Observe a imagem abaixo e responda as perguntas a seguir: a) Qual tipo de linguagem o personagem da imagem acima usou para se expressar: linguagem culta ou coloquial? b) Observando bem a imagem, diga pelo menos dois fatores que contribuem para que o personagem fale dessa forma? c) Esse jeito como o personagem falou dar para o ouvinte/leitor compreender? d) Essa linguagem usada por ele é considerada “correta” ou “errada”? Por que? e) Reescreva essa fala do personagem seguindo a norma culta da linguagem.

27 Língua Portuguesa, 3º Ano, Fatores responsáveis pela variação linguística: sintático e semântico
2) Observe a charge abaixo e marque a alternativa correta:  A linguagem da charge revela: a) Pelo tipo de linguagem usada pelos falantes eles não conseguem se comunicar. b)  Evidenciamos um uso formal da linguagem, visto que eles personagens são estudantes. c)  Expressões como “cê”, “pra”, pobrema” devem ser banidos da língua em qualquer situação. d)   A fala dos personagens evidenciam o uso coloquial da linguagem, motivado por diversos fatores. e)  Não há nenhum tipo de problema com a linguagem usada por eles, podendo ser utilizada também em trabalhos escolares, requerimentos...

28 3) Leia o texto abaixo e assinale a única alternativa correta:
Língua Portuguesa, 3º Ano, Fatores responsáveis pela variação linguística: sintático e semântico 3) Leia o texto abaixo e assinale a única alternativa correta: “Iscute o que to dizeno, Seu dotor, seu coroné: De fome tão padeceno Meus fio e minha muiér. Sem briga, questão nem guerra, Meça desta grande terra Umas tarefas pra eu! Tenha pena do agregado Não me dexe deserdado Daquilo que Deus me deu” (Patativa do Assaré) Fonte:

29 Escolarizado proveniente de uma metrópole.
Língua Portuguesa, 3º Ano, Fatores responsáveis pela variação linguística: sintático e semântico Esse falante, pelos elementos explícitos e implícitos no poema, é identificável como: Escolarizado proveniente de uma metrópole. Sertanejo de uma área rural. Idoso que habita uma comunidade urbana. Escolarizado que habita uma comunidade no interior do país. e) Estrangeiro que imigrou para uma comunidade do sul do país.

30 Língua Portuguesa, 3º Ano, Fatores responsáveis pela variação linguística: sintático e semântico
Fonte:

31 Língua Portuguesa, 3º Ano, Fatores responsáveis pela variação linguística: sintático e semântico
Fonte:

32 Língua Portuguesa, 3º Ano, Fatores responsáveis pela variação linguística: sintático e semântico
MATERIAL DE REFERÊNCIA USADO NA PESQUISA :   Nicola, Floriana, Ernani. Português para o ensino médio. Volume Único. São Paulo, Editora Scipione. 2003, 1ª Edição. Terra, Ernani. Gramática e produção de texto.São Paulo : Scipione,2002 Angela Paiva, Anna Machado, Maria Auxiliadora Bezerros.Gêneros textuais & ensino.Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. Cereja, William Roberto. Português e Linguagem. São Paulo: Saraiva, 2013. BORBA, Francisco da Silva. Introdução aos estudos linguísticos. 16.ed. Campinas – SP: Pontes Editores, 2008. CUNHA, Celso. Gramática do Português contemporâneo. 2.ed. Porto Alegre: L&PM, 2008. MESQUITA, Roberto Melo. MARTOS, Cloder Rivas. Gramática pedagógica. São Paulo: Saraiva, 2009.


Carregar ppt "Fatores responsáveis pela variação linguística: sintático e semântico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google