A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO"— Transcrição da apresentação:

1 VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO

2 VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO
CONTEXTO ATUAL DO IDOSO EM PORTO ALEGRE: Idosos em Porto Alegre-IBGE-2010 15% da População Total Primeira capital em Idosos do Brasil. Região do Centro concentra 20% dos idosos da cidade. Feminização do Envelhecimento Concentração maior de idosos analfabetos no meio rural, em torno de 2/3. Crescimento de 32% População de Idosos entre Censo 2000 e 2010. População dos 90 aos 94 anos cresceu 134%. Os maiores percentuais de crescimento foram nos Idosos acima de 80 anos.

3 O QUE É VIOLÊNCIA? É a ação de um ser humano contra outro provocado pelo abuso de força e ou do poder. Também pode ser por omissão de socorro. **É O AVESSO DO DIREITO**.

4 VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO
Que fatores contribuem para que ocorra a violência contra o Idoso: Crescimento populacional dos idosos desproporcional a resposta de políticas públicas que lhe dizem respeito. Mitos negativos sobre a velhice- redução da velhice ao processo orgânico ou de doença, considerá-la como decadência do ser humano e interpretá-la como problema. Cultura do descartável. Condição de pobreza. Condição de dependência f’ísica e mental.

5 VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO
Que fatores contribuem para que ocorra a violência contra o Idoso: Falta do protagonismo do Idoso nas decisões das Políticas Públicas de seu interesse. Conflitos intergeracionais. Custo elevado dos cuidados do Idoso dependente. Stress do Cuidador. Perda de independência e autonomia. Alcoolismo e drogadição. Desconhecimento dos Direitos dos Idosos pela sociedade em geral. Isolamento Social.

6 VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO
TIPOS DE VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO: Abuso Físico Abuso Psicológico Abuso Sexual Abandono Negligência ( individual,familiar,social e institucional) Abuso Financeiro Autonegligência. Estrutural( bens e riqueza) Patrimonial Violência Simbólica. Medicalização da morte (Hipermedicina) *****PODEM ESTAR ASSOCIADOS *****.

7 VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO
Notificação de Violência em Porto Alegre. Amostragem de 250 Casos de Violência, Entre e 2015. Casos de Violência segundo Raça/Cor. Porcentagem. BRANCA ,00% PRETA ,88% AMARELA ,39% PARDA ,76% IGNORADA ,95% Total %

8 VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO.
Casos segundo sexo da vítima. F ,16% M ,84% Total ,00%

9 VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO
Tipos de violência ( pode haver sobreposição). CGVS/PMPA DISQUE 100 NEGLIGÊNCIA 56,91% 68% FÍSICA 35,96% 34% PSICOLÓGICA 34,78% 59% FINANCEIRA 16,99% 40% SUICÍDIO 13,00% SEXUAL 2,37% 1% (Minayo)

10 VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO
Possíveis Autores da Violência Por citação FILHO ° lugar INSTITUCIONAL ° lugar FILHO CUIDADOR ° lugar CUIDADOR ° lugar

11 VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO
Primeira vez descrito por Baker e Burston (1975), como Espancamento dos avós. Violência ao Idoso é subnotificada e subdiagnosticada. Lei n° de 26/07/ Obrigatoriedade da Notificação pelos profissionais da saúde, caráter público e privado DENÚNCIAS DEVEM SER FEITAS PARA: Autoridade policial Ministério Público Conselho Municipal do Idoso Conselho Estadual do Idoso. Conselho Nacional do Idoso.

12 VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO
Considerações: Os idosos minimizam as situações vividas de violência. Os profissionais que atendem os idosos muitas vezes não diagnosticam a violência. Os idosos,segundo estudos nacionais e internacionais,tentam 4 vezes o suicídio,antes de efetivá-lo. Solidão é um fator de negligência e abandono, podendo se apresentar como causa ou como conseqüência de abusos. As quedas e os acidentes de trânsito são considerados como situações de negligência e respondem por uma alta taxa de mortalidade em idosos.

13 ESTRATÉGIAS DE AÇÃO: Investir numa sociedade para todas as idades.
Governos devem priorizar os direitos da pessoa idosa. Protagonismo do Idoso. NADA SOBRE NÓS SEM NÓS. Apoiar as famílias que abrigam pessoas idosas. Divulgar imagem positiva do idoso, recriminando preconceitos e discriminações. Criar espaços sociais seguros e amigáveis fora de casa. Formar profissionais de saúde, assistência e Notificação compulsória da violência ao idoso. Tornar as cidades amiga do idoso.(Infra-estrutura). Estimular atividades físicas de lazer e voluntariado. Divulgação em locais públicos sobre o Estatuto do Idoso.

14 ESTRATÉGIAS DE AÇÃO: Prevenir quedas, acidentes trânsito, bem como doenças crônicas. Tratamento do alcoolismo e drogadição. Estimular atividades intergeracionais. Melhorar as condições de atendimento das ILPI e ampliá-las em número compatível com o aumento de idosos. Apoio psicológico aos cuidadores de idosos e remuneração do trabalho. Estimular o uso correto do Disque 100. Estimular a participação dos Idosos nos Conselhos e órgãos representativos. Divulgar os locais para fazer as denúncias da violência contra o Idoso. cuidadores profissionais. Prevenir dependências.

15 VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO
Rede de Atenção e Proteção Unidades de Saúde CRAS CREAS Centro Dia-FASC ILPI conveniadas Casa Lar-FASC. CAPS Associação de Bairro Igrejas CIEE ANAPPS SESC Universidades PET Saúde. Hospitais Pronto Atendimento Todas Secretarias da PMPA-SME,SMED,EPTC.... Delegacia do Idoso COMUI SAID MP Defensoria Pública Conselho Estadual Conselho Nacional

16 OBRIGADA


Carregar ppt "VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google