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1 Gerenciamento do Custo do Projeto Professor: Prof. Ms. Luiz Fernando da Silva.

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1 1 Gerenciamento do Custo do Projeto Professor: Prof. Ms. Luiz Fernando da Silva

2 2 Roteiro da aula Os Processos de Gerenciamento dos Custos do Projeto: Estimativa dos Custos Orçamentação dos Custos Controle dos Custos

3 3 Conceitos - Introdução O gerenciamento de custos do projeto inclui os processos de modo que seja possível terminar o projeto dentro do orçamento aprovado. Esses processos interagem entre si e também com processos nas outras áreas de conhecimento. Cada processo pode envolver esforço de uma ou mais pessoas ou grupos de pessoas, dependendo das necessidades do projeto. Os processos ocorrem pelo menos uma vez em todos os projetos e também em uma ou mais fases do projeto, se ele estiver dividido em fases. Processos relacionados : Estimativa de Custos Orçamentação Controle dos Custos

4 4 Conceitos - Introdução 1.Estimativa de Custos Envolve uma aproximação dos custos dos recursos necessários para desenvolver cada atividade do cronograma do projeto. Na aproximação dos custos, o avaliador considera as possíveis causas de variação das estimativas de custos, inclusive os riscos. Em geral, as estimativas de custos são expressas em unidades de moeda (reais, dólares, euro, iene, etc.) para facilitar as comparações dentro de projetos e entre eles. A exatidão de uma estimativa de projeto irá aumentar conforme o projeto se desenvolve através do ciclo de vida do projeto. Por exemplo, um projeto na fase de iniciação poderia ter uma estimativa grosseira na faixa de -50 a +100%. Numa etapa posterior do projeto, conforme mais informações são conhecidas, as estimativas poderiam se reduzir a uma faixa de -10 a +15%. Os custos das atividades do cronograma são estimados para todos os recursos cujos custos serão lançados no projeto. Isso inclui mas não se limita a mão-de-obra, materiais, equipamentos, serviços e instalações, além de categorias especiais como uma provisão para inflação ou um custo de contingência.

5 5 Salário mensal + encargos $ 10.000,00 Provisão Mensal de Férias e 13o salário $ 2.000,00 Provisão mensal de Telefonia e TI $ 800,00 Provisão mensal de Treinamento e Desenvolvimento $ 500,00 TOTAL MENSAL $ 13.300,00 Taxa de Utilização Objetivo 70% Número de Horas no Mês 160 Número de Horas Faturáveis no mês 112 Taxa Horária do Consultor $ 119 Exemplo: estimativa de custos de um consultor para uma certa atividade do projeto. Estimativa de Custos (Conceitos Básicos)

6 6 Custos Fixos x Variáveis; Custos Fixos x Variáveis; Custos Diretos x Indiretos Custos Diretos x Indiretos Custo Unitário de Recurso Custo Unitário de Recurso Estimativa de Custos (Conceitos Básicos)

7 7 Estimativa de Custos

8 8

9 9 Estimativa de Custos (cont.)

10 10 Estimativa de Custos (cont.)

11 11 Estimativas por Analogia; Estimativas por Analogia; Modelagem Paramétrica; Modelagem Paramétrica; Estimativas botton-up. Estimativas botton-up. Estimativa de Custos (cont.)

12 12 Estimativa de Custos (cont.)

13 13 Estimativa de Custos (cont.)

14 14 Estimativa de Custos por Analogia VantagensDesvantagens b Rapidez; b Menor nível de detalhamento de atividades; b Menor esforço (tempo / custo) para desenvolvimento da estimativa; b Fornece ao gerente de projeto uma visão do nível de expectativa do patrocinador do projeto; b Apresenta uma visão geral dos custos do projeto b Menor acurácia; b Estimativa preparada com informações e entendimento limitados do projeto; b Requer experiência para ser feita de maneira adequada; b Bastante difícil de ser elaborada quando há muitas incertezas no projeto.

15 15 Estimativa de Custos ‘Bottom-up’ VantagensDesvantagens b Maior acurácia; b Desenvolve o comprometimento do time do projeto; b Baseada na análise detalhada do projeto; b Fornece a base para monitoramento e controle do projeto. b Maior esforço de tempo, custo e recursos para desenvolver a estimativa; b Tendência do time em ‘inflar’ as estimativas; b Requer que o projeto esteja bem definido e entendido;

16 16 Estimativa de Custos (cont.)

17 17 Estimativa de Custos (cont.)

18 18 Estimativa de Custos (cont.)

19 19 Estimativa de Custos (cont.)

20 20 Orçamentação dos Custos

21 21 Orçamentação dos Custos (cont.)

22 22 Orçamentação dos Custos (cont.)

23 23 Orçamentação dos Custos (cont.)

24 24 Orçamentação dos Custos (cont.)

25 25 Baseline de Custos Tempo Custo Acumulado Baseline (referência) de desempenho de custos

26 26 Relatório por Recursos

27 27 Relatório por Atividades

28 28 Uso do MS-Project

29 29 Orçamentação dos Custos (cont.)

30 30 Controle de Custos

31 31 Controle de Custos

32 32 Controle de Custos

33 33 Controle de Custos

34 34 Controle de Custos

35 35 Controle de Custos

36 36 Controle de Custos

37 37 Controle de Custos

38 38 Controle de Custos

39 39 Controle de Custos Gerenciamento de Custos do Projeto 9.Quais os passos para a elaboração do planejamento de custo do projeto? 10. A linha de Base de Custos é uma saída de qual processo de gerenciamento de custos? 11. Assinale a alternativa errada em relação ao gerenciamento de custos do projeto. a) O gerenciamento de custos inclui os processos envolvidos em estimativa, orçamentação e controle de custos. b) Orçamentação envolve a agregação dos custos realizados de atividades individuais ou pacotes de trabalho para estabelecer uma linha base de custos. c) O controle de custos envolve o controle dos fatores que criam as variações de custos e o controle das mudanças no orçamento do projeto. d) O gerenciamento de custos do projeto trata principalmente do custo dos recursos necessários para terminar as atividades do cronograma.


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