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LÍNGUA PORTUGUESA Ensino Médio, 2º Ano

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Apresentação em tema: "LÍNGUA PORTUGUESA Ensino Médio, 2º Ano"— Transcrição da apresentação:

1 LÍNGUA PORTUGUESA Ensino Médio, 2º Ano Reconhecimento da construção linguística da superfície textual: o uso de conectores

2 Os conectores textuais
Língua Portuguesa, 2º Ano, Reconhecimento da construção linguística da superfície textual Os conectores textuais

3 Os conectores textuais
Língua Portuguesa, 2º Ano, Reconhecimento da construção linguística da superfície textual Os conectores textuais Conector é uma designação genérica para as palavras ou locuções que servem para ligar ideias ou orações, permitindo construir frases complexas. Embora a conjunção seja a classe de palavras mais representativa desta função, também os pronomes, as preposições, os advérbios e até os verbos, para além da própria pontuação, servem para ligar orações. Exemplos: Não fui à festa, porque estava doente! (conjunção) João faltou à aula, ele estava enfermo. (pronome) Todos estão unidos contra o crack!!! (preposição) A casa de Ruy é onde estão os noivos. (advérbio) A estrada deve estar distante! (verbos) São meus amigos: Inácio e Amaro! (pontuação)

4 Conectores/ articuladores do discurso.
Língua Portuguesa, 2º Ano, Reconhecimento da construção linguística da superfície textual  Conectores/ articuladores do discurso. Os conectores são articuladores do discurso que se utilizam para especificar as relações entre os vários segmentos linguísticos de um texto – fazem a ligação entre frases num período, dos períodos dentro dos parágrafos e dos parágrafos no texto. O bom uso dos conectores resulta numa maior coesão textual. `Por conta disso mesmo é que iremos, doravante, estudar o real uso de boa parte dos muitos conectores em textos que circulam na sociedade , tais como : anúncios publicitários, tirinhas, cartuns, charges, comerciais de TV, avisos, bilhetes, cartas pessoais, s, requerimentos, ofícios, e em um sem número de outros gêneros textuais. Veja a aplicabilidade dos conectores na prática:

5 Texto- Coerência e coesão textual
Expressão/ produção escrita Texto- Coerência e coesão textual Conectores/ articuladores do discurso. Os conectores são articuladores do discurso que se utilizam para especificar asrelações entre os vários segmentos linguísticos de um texto – fazem a ligação entrefrases num período, dos períodos dentro dos parágrafos e dos parágrafos no texto. Obom uso dos resulta numa maior coesão textual.Os pertencem a diversas subclasses de palavras: podem ser  conjunções, advérbios, locuções adverbiais ; podem, até ser  orações inteiras. Para... Usa-se... ...articular ideias de contraste,oposição, restriçãoMas, porém, todavia, contudo, no entanto, apesar de, aindaque, embora, mesmo que, por mais que, se bem que......adicionar e agrupar elementos eideiasE, e ainda, não só...mas também/como ainda, bem como,assim como, por um lado...por outro lado, nem...nem(negativa), além disso...introduzir uma conclusão a partir da ideia principalPois, portanto, por conseguinte, assim, logo, enfim,concluindo, em conclusão... ...resumir, reafirmar Por outras palavras, ou seja, em resumo, em suma, oumelhor... ...exemplificar Por exemplo, isto é, ou seja, é o caso de, nomeadamente,em particular, a saber, entre outros......comparar Como, conforme, também, tanto...quanto, tal como, assimcomo, pela mesma razão......indicar uma consequência Por tudo isto, de modo que, de tal forma que, daí que,tanto...que, é por isso que......dar uma opinião Na minha opinião, a meu ver, em meu entender, parece-meque......exprimir a dúvida Talvez, provavelmente, é provável que, possivelmente,porventura... ...insistir nas ideias já expostas Com efeito, efectivamente, na verdade, de facto... ...esclarecer, explicar uma ideia Quer isto dizer, isto (não) significa que, por outras palavras,isto é... ...organizar as ideias por ordemsequencial (tempo ou espaço)Em primeiro lugar, num primeiro momento, antes de, emsegundo lugar, em seguida, seguidamente, depois de, após,até que, simultaneamente, enquanto, quando, por fim,finalmente, ao lado, à direita, à esquerda, em cima, no meio,naquele lugar... ...introduzir raciocínios queapresentam a intenção, o objectivocom que se produz o que é descritoanteriormenteCom o intuito de, para (que), a fim de, com o objectivo de,de forma a anunciar uma ideia de causa Pois, pois que, visto que, já que, porque, dadoque, uma vezque, por causa de... ...indicar uma hipótese ou condição Se, caso, a menos que, salvo se, excepto se, a não ser que, desde que, supondo que... ...exprimir um facto dado como certo Com certeza, naturalmente, é evidente que, certamente,sem dúvida que... ...evidenciar ideias alternativas Fosse...fosse, ou(...ou), ora...ora, quer...quer... 1                                                                                                                                                          Língua Portuguesa, 2º Ano, Reconhecimento da construção linguística da superfície textual w Para articular ideias de contraste, oposição, restrição. Usa-se: mas, porém, todavia, contudo, no entanto, apesar de, ainda que, embora, mesmo que, por mais que, se bem que..

6 Para organizar as ideias por ordem sequencial (tempo ou espaço)
Língua Portuguesa, 2º Ano, Reconhecimento da construção linguística da superfície textual Para organizar as ideias por ordem sequencial (tempo ou espaço) Usa-se: Ante que , Em primeiro lugar, num primeiro momento, antes de, em segundo lugar, em seguida, seguidamente, depois de, após,até que.

7 Língua Portuguesa, 2º Ano,
Reconhecimento da construção linguística da superfície textual Para exemplificar  Usa-se por exemplo, isto é, ou seja, é o caso de, nomeadamente , em particular, a saber, entre outros..

8 Para adicionar e agrupar elementos e ideias
Língua Portuguesa, 2º Ano, Reconhecimento da construção linguística da superfície textual Para adicionar e agrupar elementos e ideias Usa-se: E, e ainda, não só...mas também/como ainda, bem como,assim como, por um lado...por outro lado, nem...nem(negativa), além disso

9 Para introduzir ideia de companhia, meio Usa-se ao lado de com .
Língua Portuguesa, 2º Ano, Reconhecimento da construção linguística da superfície textual Para introduzir ideia de companhia, meio Usa-se ao lado de com .

10 Para comparar, exprimir consequência
Língua Portuguesa, 2º Ano, Reconhecimento da construção linguística da superfície textual Para comparar, exprimir consequência Usa-se: Como, conforme, também, tanto...quanto, tal como, assim como, pela mesma razão.

11 Para anunciar uma ideia de causa
Língua Portuguesa, 2º Ano, Reconhecimento da construção linguística da superfície textual Para anunciar uma ideia de causa Usa-se  Pois, pois que, visto que, já que, porque, da do que , uma vez que, por causa de.

12 Para introduzir uma conclusão a partir da ideia principal
Língua Portuguesa, 2º Ano, Reconhecimento da construção linguística da superfície textual Para introduzir uma conclusão a partir da ideia principal Usa-se: Pois, portanto, por conseguinte, assim, logo, enfim, concluindo, em conclusão..

13 Para resumir, reafirmar
Língua Portuguesa, 2º Ano, Reconhecimento da construção linguística da superfície textual Para resumir, reafirmar Usa-se Por outras palavras, ou seja, em resumo, em suma, ou melhor...

14 Língua Portuguesa, 2º Ano,
Reconhecimento da construção linguística da superfície textual Para comparar Usa-se Como, conforme, também, tanto...quanto, tal como, assim como, pela mesma razão..

15 Para indicar uma consequência
Língua Portuguesa, 2º Ano, Reconhecimento da construção linguística da superfície textual Para indicar uma consequência  Usa-se Por tudo isto, de modo que, de tal forma que, daí que,tanto...que, é por isso que

16 Usa-se Na minha opinião, a meu ver, em meu entender..
Língua Portuguesa, 2º Ano, Reconhecimento da construção linguística da superfície textual Para dar uma opinião  Usa-se Na minha opinião, a meu ver, em meu entender..

17 Língua Portuguesa, 2º Ano,
Reconhecimento da construção linguística da superfície textual Para exprimir a dúvida Usa-se: Talvez, provavelmente, é provável que, possivelmente,porventura

18 Para insistir nas ideias já expostas
Língua Portuguesa, 2º Ano, Reconhecimento da construção linguística da superfície textual Para insistir nas ideias já expostas Usa-seCom efeito, efetivamente, na verdade, de facto...

19 Para introduzir raciocínios que apresentam a intenção
Língua Portuguesa, 2º Ano, Reconhecimento da construção linguística da superfície textual Para introduzir raciocínios que apresentam a intenção Usa-se: Com o intuito de, para (que), a fim de, com o objetivo de,de forma a

20 Para indicar uma hipótese ou condição
Língua Portuguesa, 2º Ano, Reconhecimento da construção linguística da superfície textual Para indicar uma hipótese ou condição  Usa-se : Se, caso, a menos que, salvo se, exceto se, a não ser que, desde que, supondo que

21 Exercitando Questão 1 (UFPB 2010)
Língua Portuguesa, 2º Ano, Reconhecimento da construção linguística da superfície textual Exercitando Questão 1 (UFPB 2010) No fragmento “A vida ganhou em qualidade, prorrogando a juventude, sem com isso perder os benefícios da longevidade bem-vinda [...], a oração destacada expressa ideia de: A)  Condição B)  Consequência C)  Concessão D)  Comparação E)  Causa

22 Língua Portuguesa, 2º Ano,
Reconhecimento da construção linguística da superfície textual Exercitando Questão A alternativa em que o conectivo sublinhado tem seu valor semântico corretamente identificado é:  (A) “...expõem ali aos domingos e vendem suas coisas” = tempo.  (B) “...para se defender de assaltantes” = direção.  (C) “...exige cuidado do pedestre para não pisar naquelas coisas” =lugar.  (D) “...como a praça é do condor” = comparação.  (E) “...mas podia haver menos cães e bolas...” = intensidade. 

23 Língua Portuguesa, 2º Ano,
Reconhecimento da construção linguística da superfície textual Exercitando Questão 3   “Os camelôs são pais de famílias bem pobres, e, então, merecem nossa simpatia e nosso carinho; logo eles se multiplicam por 1000”; os termos sublinhados indicam, respectivamente:  (A) conclusão e tempo;  (B) tempo e conclusão;  (C) explicação e situação;  (D) situação e explicação;  (E) causa e conclusão.

24 Língua Portuguesa, 2º Ano,
Reconhecimento da construção linguística da superfície textual Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso 2 Ian Starr / GNU Free Documentation License. 20/07/2015 5 Agência Brasil / Creative Commons. l Attribution 3.0 Brazi 6 José Cruz/Abr / Creative Commons Attribution 3.0 Brazil. 7 Valter Campanato/Abr / Creative Commons Attribution 3.0 Brazil. 8 Agência Brasil / Creative Commons Attribution 3.0 Brazil. 9 10 11 12 13

25 Língua Portuguesa, 2º Ano,
Reconhecimento da construção linguística da superfície textual Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso 14 Ian Starr / GNU Free Documentation License. 20/07/2015 15 Agência Brasil / Creative Commons. l Attribution 3.0 Brazi 16 Valter Campanato/Abr / Creative Commons Attribution 3.0 Brazil. 17 José Cruz/Abr / Creative Commons Attribution 3.0 Brazil. 18 19 Agência Brasil / Creative Commons Attribution 3.0 Brazil. 20


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