A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GEOGRAFIA JHONNY. Solos  O solo, mais do que simplesmente a camada superficial da Terra. Trata-se de um recurso natural renovável que é responsável por.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GEOGRAFIA JHONNY. Solos  O solo, mais do que simplesmente a camada superficial da Terra. Trata-se de um recurso natural renovável que é responsável por."— Transcrição da apresentação:

1 GEOGRAFIA JHONNY

2 Solos  O solo, mais do que simplesmente a camada superficial da Terra. Trata-se de um recurso natural renovável que é responsável por abrigar as espécies vegetais e também por ser o meio de sobrevivência do ser humano e dos animais.

3 Camadas do Solo

4 Qualidades de um bom solo  Fertilidade  Espessura rasos (menos de 50 cm) semiprofundos (50 a 100 cm) profundos (100 cm a 200 cm) muito profundos (mais de 200 cm)

5 Fertilidade  Para o desenvolvimento das Plantas é preciso que o solo tenha 13 componentes minerais:  Nitrogênio, Fósforo, Potássio, Cálcio, Magnésio, Enxofre.  Ferro, Manganês, Zinco, Cobre, Molibdênio, Boro, Cloro.

6 A fertilidade e o húmus  Húmus é a matéria orgânica depositada no solo, que resulta da decomposição de animais e plantas mortas, ou de seus subprodutos.

7  O húmus se forma através de um processo natural, produzido por bactérias e fungos do solo, e agentes externos como a humidade e a temperatura contribuem para a humificação.  Na formação do húmus há a libertação de diversos nutrientes, em especial o nitrogênio, o que acaba tornando o húmus um fertilizante orgânico para a agricultura.

8

9

10 O bom uso do solo – Curva de Nível

11

12

13 Rotação de Cultura

14

15 Consorciação de Culturas

16

17

18 Adubação Orgânica  Adubação Vegetal  Adubação Animal (Adubo Composto)

19 Problemas na Ocupação do Solo  Coivara  Erosão  Lixiviação  Laterização  Voçoroca  Assoreamento

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32 Tipos de Solo  Solo arenoso  Possui grande quantidade de areia.  Esse tipo de solo é muito permeável, pois a água infiltra facilmente pelos espaços formados entre os grãos de areia.  Normalmente ele é pobre em nutrientes.

33

34

35

36 Solo calcário  Com pouco nutriente e grande quantidade de partículas rochosas em sua composição.  O solo calcário é inadequado para o cultivo de plantas.  Ele é típico de regiões desérticas.

37

38

39

40 Solo argiloso  É formado por grãos pequenos e compactos, sendo impermeável e apresentando grande quantidade de nutrientes.  Bom para a prática da atividade agrícola.

41

42

43 Solo humoso  Chamado em alguns lugares de terra preta, esse tipo de solo é bastante fértil, pois contém grande concentração de material orgânico em decomposição.  O solo humoso é muito adequado para a realização da atividade agrícola.

44

45


Carregar ppt "GEOGRAFIA JHONNY. Solos  O solo, mais do que simplesmente a camada superficial da Terra. Trata-se de um recurso natural renovável que é responsável por."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google