A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Solos Definição - A formação do solo - Componentes do solo - Tipos de solo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Solos Definição - A formação do solo - Componentes do solo - Tipos de solo."— Transcrição da apresentação:

1 Solos Definição - A formação do solo - Componentes do solo - Tipos de solo

2 DEFINIÇÃO DO SOLO O que é o solo? O solo, também chamado terra, tem grande importância na vida de todos os seres vivos do nosso planeta, assim como o ar, a água, o fogo e o vento. É do solo que retiramos parte dos nossos alimentos e que sobre ele, na maioria das vezes, construímos as nossas casas.

3 FORMAÇÃO DO SOLO Como o solo é formado? O solo é formado a partir da rocha (material duro que também conhecemos como pedra), através da participação dos elementos do clima (chuva, gelo, vento e temperatura), que com o tempo, e a ajuda dos organismos vivos (fungos, liquens e outros) vão transformando as rochas, diminuindo o seu tamanho, até transformá-la em um material mais ou menos solto e macio, também chamado de parte mineral.

4 Componentes do solo Qual a composição do solo? O solo ou terra como também é chamado, é composto de quatro partes, a saber: Ar; Água; Matéria orgânica (restos de pequenos animais e plantas); Parte mineral que veio da alteração das rochas, ou seja a areia da praia, o barro que gruda no sapato e o limo que faz as crianças escorregarem. Estes quatro componentes do solo se encontram misturados uns aos outros. A matéria orgânica está misturada com a parte mineral e com a água.

5 TIPOS DE SOLO O solo chamado arenoso possui uma quantidade maior de areia do que de outros componentes. Este solo, por ser formado em grande parte por grãos de areia, deixa espaços entre os grãos, proporciona uma passagem maior de água e circulação de ar, sendo assim muito permeável. Os solos arenosos, sendo bastante permeáveis, são pobres em vegetação, pois não fornecem as substâncias necessárias à maioria das plantas, como principalmente a água. É por esta razão que somente algumas plantas se adaptam a este tipo de solo, como os coqueiros, as palmeiras e certos tipos de capim, por possuírem raízes profundas.

6

7 Já os solos argilosos, onde os grãos de argila são bem menores que os grãos de areia, retêm mais água, isto é, são pouco permeáveis e bem menos arejados, porque os espaços são menores dificultando o escoamento de água e a entrada de ar. Quando esses solos secam, racham-se e arrebentam as raízes das plantas, conseqüentemente matando-as. O solo argiloso não é bom para o cultivo de determinados vegetais, mas alguns se desenvolvem bem, como o cafeeiro.

8

9 Outro tipo de solo é o humífero, que tem um aspecto escuro, o que demonstra a existência de matéria orgânica, o húmus, tornando este solo fértil. No solo humífero vivem seres vivos microscópicos, quer dizer, tão pequenos que só podem ser vistos pelo microscópio, que transformam os nutrientes, ou melhor, substâncias presentes no solo, para serem utilizadas pelos vegetais na sua nutrição. O húmus é muito bom para o cultivo de plantas em geral e para a jardinagem. Além de seres vivos microscópicos, podemos encontrar outros pequenos animais, como minhocas, tatuzinhos de jardim e outros.

10

11

12 1-) Relacione os tipos de solo às suas características. ( 1 ) Solo arenoso ( 2 ) Solo argiloso ( 3 ) Solo humífero Tem cor escura, é fonte de nutrientes para as plantas e retém muita água. Contém muita areia, é seco e não favorece o desenvolvimento das plantas. Contém muita argila, é úmido e barrento.

13 2 - ) Quais são os elementos que compõem o solo? 3 - ) Quais são os tipos de solo?


Carregar ppt "Solos Definição - A formação do solo - Componentes do solo - Tipos de solo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google