A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REVISÃO PROVA MENSAL 4° BIMESTRE – 6°S ANOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REVISÃO PROVA MENSAL 4° BIMESTRE – 6°S ANOS"— Transcrição da apresentação:

1 REVISÃO PROVA MENSAL 4° BIMESTRE – 6°S ANOS
SOLO

2 A VIDA NO SOLO - Os componente do solo são: húmus, ar, água e seres vivos; - As minhocam cavam galarias por onde o ar circula e são responsáveis pela produção de húmus (adubo natural);

3 O solo - ADUBAÇÃO ORGÂNICA: Quando adicionamos matéria orgânica ao solo, que ao ser decomposta devolve os nutrientes ao solo. Ex: esterco, dejetos de aves, ossos moídos, bagaço de cana, etc. - ADUBOS MINERAIS: são formados por sais minerais e podem ser obtidos naturalmente (extraídos da natureza) ou industrialmente (produzidos em laboratório).

4 ROTAÇÃO DE CULTURAS Consiste em plantar alternadamente, diferentes culturas no mesmo solo, sendo pelo menos uma leguminosa (feijão, soja, amendoim, ervilha).

5 ADUBAÇÃO VERDE Nas raízes das leguminosas forma-se nódulos, onde vivem as bactérias fixadoras de Nitrogênio, que captam o Nitrogênio e transformam em amônia. A decomposição dessas leguminosas enriquecem o solo com compostos nitrogenados que serão usados posteriormente por outra cultura.

6 IMPORTÂNCIA DA ÁGUA E DOS NUTRIENTES PARA O SOLO
- IRRIGAÇÃO: Consciste em levar água à solos muito secos; - DRENAGEM: Retirada do excesso de água do solo; - ADUBAÇÃO QUÍMICA: Utilização de adubos químicos e pesticidas. Esses elementos podem se acumular no solo, e infiltrarem nas camadas até atingirem os lençois subterrâneos; - CALAGEM: Consiste em corrigir a acidez do solo pelo uso do calcário.

7 MONOCULTURAS O plantio de uma única cultura. Nesse tipo de cultura aparecem muitas pragas, necessitando o uso de substâncias para combatê-las. Essas substâncias são carregadas pela chuva e infiltra-se no solo, contaminado-o, e contaminando também as águas subterrâneas, e os cursos de água.

8 EUTROFIZAÇÃO O uso intenso de fertilizantes, acumula substâncias nutritivas nas águas, o que ocasiona o crescimento anormal de algas, quando essas algas se decompõem, provocam a proliferação de micro-organismos que utilizam o oxigênio da água, o que causa a morte de animais

9 DESMATAMENTO A vegetação é a proteção natural do solo. Um solo sem vegetação está sujeito a erosão e ao seu desgaste. QUEIMADAS: Essa técnica destrói a camada superficial do solo que é mais “rica” em nutrientes e onde vivem os animais, os fungos e bactérias que são importantes para a decomposição da matéria orgânica, além de poluir a atmosfera.

10 - ASSOREAMENTO: É uma das consequencias da erosão pluvial
- ASSOREAMENTO: É uma das consequencias da erosão pluvial. Areia e solo trazidos pela chuva podem depositar-se no leito dos rios, tornando- os mais rasos e sujeitos a transbordar com facilidade.

11 LATERIZAÇÃO Ao chover, as águas não conseguem infiltar e empoçam. Rapidamente, a água evapora e forma crostas duras e rachadas na superfície do solo.

12 CONSERVAÇÃO DO SOLO - REFLORESTAMENTO: plantio de árvores. Deve ser feito pela vegetação nativa – mesmo tipo de vegetação da mata primária; Assim o solo volta a ficar protegido e fica sempre fértil.

13 Curvas de Nível Sulcos feitos no terreno onde a água infiltra, deixando-o úmido e prevenindo a erosão.

14 Faixas de retenção Espaços deixados numa plantação para serem ocupados por outro tipo de planta, para evitar a erosão pluvial. Ex:

15 TERRACEAMENTO Degraus feitos no solo para impedir erosão e aumentar a infiltração da água.

16 ADUBAÇÃO ORGÂNICA Técnica utilizada para diminuir o uso de agrotóxicos, e o controle as pragas é feito usando seu inimigo natural.


Carregar ppt "REVISÃO PROVA MENSAL 4° BIMESTRE – 6°S ANOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google