A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professores Ronalt Oliveira Adriano (X-Tudo). Neurociência é o estudo do sistema nervoso: sua estrutura, seu desenvolvimento, funcionamento, evolução,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professores Ronalt Oliveira Adriano (X-Tudo). Neurociência é o estudo do sistema nervoso: sua estrutura, seu desenvolvimento, funcionamento, evolução,"— Transcrição da apresentação:

1 Professores Ronalt Oliveira Adriano (X-Tudo)

2 Neurociência é o estudo do sistema nervoso: sua estrutura, seu desenvolvimento, funcionamento, evolução, relação com o comportamento e a mente, e também suas alterações.

3 VISÃOAUDIÇÃO OLFATO TATO PALADAR QUAIS SÃO OS CINCO SENTIDOS HUMANOS?

4

5 Material: Papel e caneta Instruções: Em um papel, anote os números das respostas que o deixa mais confortável, ou o identifica.

6 A) Quando lhe apresentam a uma pessoa: 1. Para você é suficiente vê-la para saber como é. 2. Precisa falar com ele uns minutos para poder conhecê-lo. 3. Basta lhe dar um aperto de mão para saber com que tipo de pessoa está lidando.

7 B) Diante de uma entrevista importante de trabalho com alguém que não conhece: 4. Leva preparado tudo o que você vai dizer. 5. Tem visto fotos dessa pessoa ou lendo tudo que ela escreve. 6. O que mais lhe preocupa e se você se sentirá bem ou mal durante a entrevista.

8 C) Nos seus momentos livres prefere: 7. Ver TV 8. Praticar algum esporte ou se reunir com seus amigos 9. Escutar sua música favorita

9 D) Diante do seu automóvel: 10. O comprou pelo seu design. 11. Está muito atento aos ruídos do motor ou da suspensão. 12. O que mais lhe importa é que seja cômodo, veloz e silencioso.

10 E) Quando vai comer em um restaurante: 13. O escolhe em função do sabor e o cheiro de seus pratos. 14. O importante para você é a apresentação, o colorido dos alimentos 15. Não suporta um local cheio de ruídos ou de música no volume alto

11 F) Diante de seu chefe: 16. Prefere que lhe diga as coisas, não que lhe envie por escrito 17. As instruções são mais claras por escrito 18. O importante é que acha um ambiente de comodidade.

12 G) Em geral, 19. Gosta de observar os demais 20. Não pode ficar quieto sem se movimentar mais de dez minutos seguidos 21. Fala com você mesmo em voz alta

13 H) Com um amigo: 22. Se fixa na expressão do seu rosto 23. Se fixa na sua atitude 24. Se fixa no que diz e no tom de sua voz

14 I) Quando recebe uma carta: 25. Você mesmo a lê, não suporta que a leiam 26. É importante o cheiro e a textura do papel 27. Volta a relê-la na sua mente

15 J) Em um lugar 31. O ruído não te incomoda para trabalhar 32. Percebe imediatamente o ambiente desse lugar 33. Não suporta os ruídos das crianças, os timbres ou as sirenes.

16 K) Em um bate-papo 34. As projeções visuais lhe incomodam 35. Precisa ver projeções e esquemas 36. O que importa é a temperatura da sala.

17 L) Diante de um conhecido: 37. Para saber que ele te escuta é imprescindível que ele esteja te olhando 38. Importa-lhe o tom, o ritmo, o timbre de sua voz. 39. O que importa de verdade são os sentimentos que sente por ele.

18 M) Vendo a TV: 40. A imagem só serve para enriquecer os diálogos e a música. 41. Chora ou ri segundo o argumento do filme 42. Faz comentários em voz alta

19 N) É primavera 43. Você nota o canto dos pássaros ao acordar pela manhã 44. O maravilhoso é a mistura de diferentes tons de verde 45. Nota uma sensação interior difícil de explicar com palavras

20 Questão A 132 B 564 C 789 D 101211 E 141315 F 171816 G 192021 H 222324 I 252627 J 313233 K 353634 L 373938 M 424140 N 444543 Total de itens Resultado anterior ÷ 14 = Porcentagem x 100% = Utilização de canal

21 VISÃO (VISUAIS) AUDIÇÃO (AUDITIVOS) OLFATO, TATO E PALADAR (SINESTÉSICOS) Anota detalhes das explicações, listas de compras, tarefas. Gosta de longas conversas.Não consegue ficar sem mexer mãos e pés quando ouve música. Gosta de exposições, fotos, museus, pinturas e paisagens. Tem ótimo ouvido para música.Boa coordenação motora. Assiste a vários filmes.Prefere notícias de rádio e TV, do que revistas e jornais. Toca as pessoas ao conversar com elas. Fala rapidamente, pois as imagens se sucedem rapidamente como um filme. Reconhece tons de vozes com facilidade. Têm a necessidade de manusear para sentir o objeto e entendê-lo melhor. Atenta para beleza, estética, formas e detalhes. Conversa contigo mesmo ou com animais. Gostam de conforto, bem-estar, aconchego e contato com a natureza. Tenta fazer resumos usando anotações, gráficos, tabelas, esquemas desenhos. Apresenta dificuldade de concentração quando existem ruídos no ambiente. Precisa ser abraçada, beijada, tocada fisicamente para se sentir amada. Cola esquemas no quarto todo para relembrar a cada vez que vê. São equilibradas e estão sempre prontas a discutir os problemas, gostam de argumentos. Gosta de professores que ministram aulas dinamicamente, com alterações de voz e muitos movimentos. Fonte: Processamento Auditivo: Fundamentos e Terapias, de Ana Maria Alvarez, Editora Lovise

22

23 Aluno visual Aprendem através de leitura de texto, imagens, gráficos, diagramas, etc. Usar a linguagem corporal ao ensinar, Fazer resumo quando toma notas. Sempre instruções escritas, ao invés de orais, e mantenha os ruídos de fundo reduzidos. Alunos visuais tendem a recordar melhor as informações se eles as leem silenciosamente para si mesmos antes de lerem em voz alta ou discutirem. Sempre fazer um resumo geral do material que será abrangido numa discussão ou leitura. Usar mapas conceituais também ajuda a criar conexões sobre o material.

24 Aluno auditivo Se beneficiam lendo um texto em voz alta, ouvindo uma história gravada em áudio, ou participando de uma discussão. Considerar usar histórias online com áudio gravado, videoaulas, ou fazer um revezamento nas leituras em voz alta. Alguns apresentam a habilidade e funcionam bem com música instrumental tocando ao fundo enquanto estudam. Pode ser proveitoso usar o dedo ou algo para apontar durante a leitura, a fim de evitar pular linhas. Se beneficia repetindo as instruções recebidas, realizando avaliações orais, e usando associação de palavras para relembrar um conteúdo.

25 Aluno sinestésico Aprendem melhor através de uma abordagem “mão na massa”, ou seja movendo, tocando e fazendo. Considera aulas de campo, experimentos de laboratório, e usar técnicas de memorização que envolvam gestos. Sinestésicos precisam trabalhar em curtos períodos de tempo e fazer pausas frequentes enquanto estiverem estudando. Preferem livros que tragam orientações de ações/tarefas.

26 CONCENTRAÇÃO – DEFINIÇÃO DISTRAÇÃO - PARTE DA EVOLUÇÃO HUMANA MECANIZAÇÃO MENTAL DESQUALIFICAÇÃO IMPORTÂNCIA PROPRIEDADES DA MENTE HUMANA

27

28

29

30

31

32 MENTE FORTE FOCO GRANDE PODER DE REALIZAÇÃO REDUÇÃO DO TEMPO DE EXECUÇÃO DA TAREFA EM ATÉ 73% PRODUTIVIDADE- O QUE É. EM SEU ESTUDO - COMO É FAZER A TAREFA DO DIA (FOCO) ESTABELEÇA O TEMPO (DETERMINE PRAZOS- INÍCIO E FIM)

33

34 TIRANDO A CABEÇA AMBOS ESTÃO PENSANDO O PENSAMENTO NOS LEVA À CONCENTRAÇÃO E À DISTRAÇÃO O QUE É O PENSAMENTO AS ESFERAS DO PENSAMENTO (PASSADO E FUTURO- FUGA DO PRESENTE- DECISÕES RAZAS) NÃO PENSE EM MACACOS BRINQUE COM OS MACACOS APRENDA A DIZER NÃO METAPENSAMENTO

35

36 SEXO COMIDA TELEVISÃO(WHATTS-TELEFONE) ELETRÔNICOS RELACIONAMENTO MÚSICA DINHEIRO

37

38 TÉCNICA DA FOLHA SOLUÇÕES EXTERNAS ( MÚSICAS CLÁSSICAS) VISUALIZAR UM SOM E JOGUE O VOLUME NO ZERO

39

40

41

42

43

44

45

46

47 1- Sair do “piloto automático” e fazer coisas diferentes a cada dia, que saiam um pouco da rotina, já ajudam a trabalhar o que os médicos chamam de atenção ativa. Vale fazer as compras semanais em um supermercado diferente, mudar o caminho para o trabalho ou tentar um restaurante novo no fim de semana. Novidades em geral fazem bem à memória. 2- Para melhorar a sua memória visual, auditiva e tátil, observe detalhadamente uma moeda de 25 centavos e outra de 1 real, estudando bem as semelhanças e diferenças de cada uma. Após um minuto, cubra-as com um papel e tente desenhá-las com o maior número possível de detalhes. Depois, avalie seu desempenho, comparando seus desenhos e as moedas. Em seguida, recomece o exercício, colocando as moedas em um saco e tentando descobrir, pelo tato, qual é a de 25 centavos. Durante o exercício, passe os dedos sobre as moedas e imagine-se olhando para elas.

48 3- Para associar nomes e fisionomias de pessoas conhecidas, faça associações verbais. Se o objetivo é memorizar um nome, como Alcino, por exemplo, ou uma pessoa que tem um bigode marcante, crie uma associação do tipo: “Ele tem um sino na boca”. Quando o encontrar, você certamente lembrará do sino, e a ligação será quase automática. E arrisque. Quanto mais inusitada a associação, melhor para a sua memória. 4- A concentração, importantíssima para o processo de memorização, também pode ser trabalhada com exercícios simples, como a técnica do ponto fixo. Para treinar, fixe um objeto de mais ou menos 5 centímetros de diâmetro à sua frente, na parede. Deixe todos os outros pensamentos de lado enquanto estiver olhando aquele ponto e volte a seu foco de atenção sempre que necessário. Repita o exercício por 3 minutos, todos os dias.

49 5- A habilidade de resgatar dados também é fundamental para a memória. Para treinar essa capacidade, fale, em voz alta, durante um minuto, o que você consegue comprar com uma nota de 1 real e com uma nota de 10 reais. Em seguida, fale, em voz alta, o que poderia comprar com as duas notas juntas por mais um minuto. Procure lembrar-se de tudo o que falou e escreva. Repita com outros elementos, colocando obstáculos sempre maiores à sua mente. 6- Se você sempre se esquece se tomou ou não o seu remédio, acostume-se a conversar consigo mesma, dizendo algo como: “Missão cumprida, já tomei meu remédio hoje”, logo depois de bebê- lo. Essa simples frase ajudará a guardar o ato, já automático, na memória.

50 7- Essa dica também melhora a concentração: sem escrever, escolha uma palavra e soletre-a de trás para a frente. Comece com palavras curtas e que conhece bem e passe gradualmente para palavras mais longas e complicadas. Continue o exercício até que verifique que ele já não é tão desafiador. 8- Para treinar a sua capacidade de organizar informações, e armazená-las de um modo mais adequado, tente os exercícios de categorização. Observe o quadro. Agora separe as palavras em quatro categorias. Memorize-as. Quando estiver pronto, reescreva as 16 palavras, categorizando-as. Se quiser, você pode continuar o exercício, para trabalhar a sua capacidade de associar ideias. Basta voltar ao quadro e estudar uma sequência de palavras a cada vez, cobrindo as demais com uma régua. Então, imagine um cenário onde apareçam todas as palavras.

51 Desenvolvimento Da Memória. A memória é classificada em três etapas distintas: memória imediata, memória evocativa e memória de longo prazo. A memória imediata está muito sujeita a interferências externas (ambiente, ruído, pessoas a volta etc.). A informação aí registrada tem um período de evocação muito pequeno, de alguns minutos a poucas horas e, se não for significativa, cai no esquecimento. É o caso de se conhecer uma pessoa e, após um tempo, não lembrar seu nome

52 Já a memória evocativa é mais duradoura, podendo os registros permanecer por várias semanas. Normalmente estes são de grande interesse para o indivíduo. Interesse é sem dúvida nenhuma um elemento fixador de extrema importância, capaz de fixar detalhes pequenos de uma conversa ou observações feitas por um tempo bastante longo. Na memória de longo prazo, as informações recebidas podem durar uma vida inteira e, de modo geral, os fatos ocorridos na infância são os últimos a serem esquecidos. A emoção é uma das principais causas deste registro, em função dos neurotransmissores que são liberados no cérebro.

53

54 Testes 01: Leia apenas uma vez, a lista de 15 objetos que se segue. Em seguida tente escrevê-la, sem olhar para o texto. É lógico que você deverá fazê-lo, exatamente, na mesma ordem que aparece aqui. Quando avaliar a si próprio, lembre-se de que, se esquecer uma palavra, errará as seguintes, pois não estarão na seqüência exata. Livro, cinzeiro, vaca, casaco, fósforo, gilete, maçã, bolsa, persiana, frigideira, relógio, óculos, maçaneta, garrafa e minhoca. _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ Resultado: acertei___________ palavras, na seqüência certa

55 Ligação Mnemônica Você vai agora aprender a lembrar-se imediatamente, como jamais fez antes. Vai recordar-se de 20 itens sem associação e em seqüência, após vê-los ou ouvi- los apenas uma vez. A memória está baseada, quase que exclusivamente, em imagens mentais. Você poderá memorizar com facilidade essas imagens, se as tornar RIDÍCULAS ou ILÓGICAS, ao máximo. Eis os 20 objetos que irá memorizar, em seqüência. Carpete, papel, garrafa, cama, peixe, cadeira, janela, telefone, cigarro, prego, máquina de escrever, sapato, microfone, caneta, aparelho de TV, prato, rosquinha, automóvel, cafeteira e tijolo. Agora, você vai fazer o primeiro exercício de ligação mnemônica, isto é, vai usar imagens mentais RIDÍCULAS ou ILOGICAS, ligando os objetos entre si. Cumpra corretamente as próximas instruções.

56 FORME, NA MENTE, a imagem do 1º objeto que é: carpete. Procure VER o carpete em sua mente, de preferência o carpete de sua casa ou de seu escritório. Esforce-se para VER A IMAGEM DO CARPETE EM SUA MENTE. Agora vamos ligá-lo ao segundo objeto que é: papel. Procure VER, na mente, a imagem do mesmo carpete, feito de papel. VEJA-SE, na mente, caminhando sobre o carpete de papel e ouvindo-o amarrotar sob seus pés. Uma folha de papel solta, sobre o carpete, seria uma imagem por demais lógica e comum e não daria uma boa associação. A IMAGEM MENTAL PRECISA SER RIDÍCULA E ILÓGICA; SE FOR COMUM OU LÓGICA, não irá lembrar-se dela. É muito importante que VEJA a imagem absurda, na mente, por uma fração de segundo. Não tente apenas mentalizar as palavras, mas procure realmente VER A IMAGEM NA MENTE. Se facilitar, pode fechar os olhos, por um segundo, nos primeiros exercícios. Depois não precisará mais disso. Agora pare de pensar no assunto e vamos ao próximo objeto da lista que é: garrafa. Não pense mais na palavra carpete.

57 Agora você vai fazer uma associação RIDÍCULA ou ILÓGICA entre papel e garrafa e em seguida forma uma imagem mental dessa associação. Veja a si mesmo, mentalmente sentado à mesa do escritório, escrevendo sobre uma imensa garrafa achatada, em lugar do papel procure forma essa imagem mental. Acentue bastante essas imagem e procure e seguindo sempre formando as imagens mentais agora tente você, com a cama faça uma associação RIDÍCULA ou ILÓGICA com a cama e a garrafa.

58 Memorize as seguintes tarefas: Lavar o carro Depositar dinheiro no banco Pôr uma carta no correio Ir ao dentista Pegar um guarda-chuva, esquecido na casa de um amigo Comprar um perfume para a esposa Procurar um técnico para consertar sua TV Comprar, numa loja de ferragens: uma lâmpada, um martelo, um quadro, um fio de extensão e uma tábua de passar roupas. Consertar seu relógio Levar uma dúzia de ovos para casa

59 Você deverá usar tanto o sistema de LIGAÇÃO como o de FIXAÇÃO, para memorizar esta lista de tarefas. Usando o sistema de LIGAÇÃO, vamos criar uma associação ridícula, ilógica ou absurda entre a 1ª e a 2ª tarefa, depois entre a 2ª e a 3ª e assim por diante. Vamos ajudá-lo, nas primeiras associações, depois você deverá usar sua própria imaginação. Mentalize-se estacionando o CARRO, todo ensaboado, em frente ao BANCO. Mentalize-se depositando CARTAS, no banco, ao invés do dinheiro. Mentalize seu DENTISTA, usando urna CARTA em sua boca, ao invés da broca. Mentalize seu dentista com uma carta em uma das mãos e na outra, segurando um GUARDA- CHUVA aberto. Mentalize diversos vidros de PERFUME, pendurados no GUARDA-CHUVA aberto. Mentalize um técnico de TV, todo sujo e se PERFUMANDO, enquanto trabalha. Agora use sua imaginação associando os próximos itens e formando a IMAGEM de cada associação, em sua MENTE. Técnico de TV (ou televisão) e loja de ferragens. (Você terá uma pausa de 10 segundos. Se o tempo for insuficiente, demore quanto quiser).

60 Loja de ferragens e Lâmpada. Lâmpada e martelo. Martelo e quadro, Quadro e fio de extensão. Fio de extensão e tábua de passar roupas. Tábua de passar roupas e relógio. Relógio e ovos. Se conseguiu VER as IMAGENS ridículas e ilógicas das ASSOCIAÇÕES, em sua MENTE, conseguirá facilmente escrever a relação das tarefas. Faça isso agora..

61 ESTUDO EM CASA – EXERCÍCIOS Resolver os exercícios sobre a matéria dada sempre no mesmo dia. Resolver os exercícios do livro no prazo de uma semana sempre que o professor terminar o capítulo. Resolver os exercícios extras no prazo de uma semana. ESTUDO EM CASA- LEITURA Ler no livro didático o assunto dado no mesmo dia da aula. Selecionar e ler diariamente/semanalmente as matérias de jornal passíveis de ser cobradas no vestibular. Selecionar e ler semanalmente/mensalmente na revista da qual é assinante as matérias passíveis de ser cobradas no vestibular. ESTUDO EM CASA- MÉTODO Cumprir os horários e os estudos estabelecidos para o dia; Montar fichário ou caderno por matéria para anotações de dúvidas a ser dirimidas em plantões ou aulas; Organizar a mesa ou a escrivaninha sempre que terminar de estudar; Adquirir uma luminária para a mesa de estudo no prazo de uma semana; Reservar, imediatamente, na estante, no armário ou na gaveta um espaço específico para os livros. ESTUDO EM CASA – RESUMO Fazer a leitura do livro-texto das matérias X, Y E Z realizando a marcação de palavras-chaves; Elaborar o resumo das matérias X, Y e Z toda vez que realizar a leitura do livro, com base nas palavras-chaves; Montar um fichário ou quadro de fórmulas e observações para cada matéria da área de Exatas no prazo de três dias; Atualizar o fichário ou quadro de fórmulas e observações no mesmo dia da aula. ESTUDO EM CASA – REVISÃO Ler os parágrafos marcados na primeira leitura; Rever os resumos recorrendo ao livro-texto em caso de não recordar significados e princípios; Rever o fichário ou quadro, recorrendo ao livro-texto em caso de não recordar significados e princípios; Fazer os exercícios do livro reservados à revisão; Assistir ao programa educativo gravado especificamente para este fim; Refazer as questões de provas e simulados que tenha errado;

62 ESTUDO EM CASA- MÉTODO Cumprir os horários e os estudos estabelecidos para o dia. Montar fichário ou caderno por matéria para anotações de dúvidas a ser dirimidas em plantões ou aulas. Organizar a mesa ou a escrivaninha sempre que terminar de estudar. Adquirir uma luminária para a mesa de estudo no prazo de uma semana. Reservar, imediatamente, na estante, no armário ou na gaveta um espaço específico para os livros. ESTUDO EM CASA – RESUMO Fazer a leitura do livro-texto das matérias X, Y e Z realizando a marcação de palavras-chaves. Elaborar o resumo das matérias X, Y e Z toda vez que realizar a leitura do livro, com base nas palavras-chaves. Montar um fichário ou quadro de fórmulas e observações para cada matéria da área de Exatas no prazo de três dias

63 Atualizar o fichário ou quadro de fórmulas e observações no mesmo dia da aula. ESTUDO EM CASA – REVISÃO Ler os parágrafos marcados na primeira leitura. Rever os resumos recorrendo ao livro-texto em caso de não recordar significados e princípios. Rever o fichário ou quadro, recorrendo ao livro-texto em caso de não recordar significados e princípios. Fazer os exercícios do livro reservados à revisão. Assistir ao programa educativo gravado especificamente para este fim. Refazer as questões de provas e simulados que tenha errado;

64 ESTUDO NA ESCOLA – SIMULADO Participar de todos os simulados e resolver as questões de todas as matérias. Anotar em uma folha a sequência de matérias a ser obedecida para resolução da prova de acordo com o grau de dificuldade (estratégia de resolução de prova). Registrar em uma folha as questões erradas para resolução em época de revisão de matéria. Fazer a marcação de tempo gasto para a resolução das questões de cada matéria a fim de elaborar a melhor estratégia para o processo seletivo.

65 ESTUDO NA ESCOLA – AULAS Obter 100% de frequência em todas as aulas. Estar em sala sempre antes do professor. Estar com o caderno ou livro selecionado e aberto antes de o professor iniciar a aula. Não conversar durante a aula. Responder às questões propostas pelo professor. Pedir esclarecimentos imediatamente quando não entender o exposto. Fazer todos os exercícios propostos pelo professor dentro do tempo determinado, procedendo à correção e anotação de dúvidas e erros para revisão. Anotar a síntese do quadro ou principais observações orais do professor. Pedir esclarecimento de dúvidas conforme anotações em fichário ou caderno de dúvidas

66 ESTUDO NA ESCOLA – PALESTRAS Agendar e participar de todas as palestras com temas relativos às matérias dos processos seletivos. Selecionar, agendar e participar de palestras de assuntos relevantes no campo pessoal e profissional. ESTUDO NA ESCOLA – PLANTÃO DE DÚVIDAS Frequentar semanalmente os plantões de dúvidas portando o fichário/caderno por matéria com anotações de dúvidas. Elaborar lista de exercícios não resolvidos ou não entendidos para tirar dúvidas.

67 BEM-ESTAR FÍSICO Determinar horários de alimentação. Preparar cardápio conforme a jornada de estudo e a necessidade do organismo. Elaborar lista de alimentos não recomendáveis em período de estudo. Consultar um nutricionista. Estabelecer a jornada de sono necessário. Fazer caminhada nos dias a, b e c de x a y horas. Frequentar a academia/sala de ginástica nos dias a, b e c. Marcar consulta com o oftalmologista. Marcar consulta com um clínico geral.

68 BEM-ESTAR EMOCIONAL Procurar o Serviço de Orientação Educacional da escola para discutir a estratégia de estudo/dificuldades. Procurar um psicólogo para discutir a dificuldade de concentração, aversão à matéria, ao professor e à escola ou algo que perturbe ou esteja dificultando o rendimento escolar e intelectual. Discutir com amigos e/ou familiares a questão sobre os problemas x ou y. Frequentar os cultos ou ciclo de amigos tais dias. Programar passeios para os finais de semana sozinho, com amigos ou com família. Não se isolar apenas no whats up para não criar vício de comunicação nem sensação ilusória de consolo. Assistir a um filme ou a um documentário todo dia x.

69 CULTURA GERAL – TV, LEITURA, FILMES, TEATRO Assistir ao programa x de entrevista/documentário ou gravá-lo. Ler o caderno/a coluna/o artigo y do jornal/da revista. Fazer lista de livros que possam auxiliar no estudo e no vestibular indicados pelos professores e ler um a cada mês ou bimestre. Elaborar lista de filmes que possam auxiliar no vestibular ou na compreensão da matéria indicados pelos professores e vê-los um a cada semana/duas semanas/ mensalmente. Assistir às peças teatrais que possam contribuir para a compreensão de um assunto ou despertar o pensamento crítico ou criativo.

70


Carregar ppt "Professores Ronalt Oliveira Adriano (X-Tudo). Neurociência é o estudo do sistema nervoso: sua estrutura, seu desenvolvimento, funcionamento, evolução,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google