A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções..."— Transcrição da apresentação:

1 www.santacecilia.g12.br Telefones: 2771-2705/2652-6522

2 Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...

3 O que é Desempenho Escolar?
Desempenho Escolar – é o procedimento adotado pela escola para acompanhar e avaliar o grau de desenvolvimento do aluno, conhecer dificuldades e possibilidades a fim de programar as ações educacionais necessárias.

4 Porque escolhemos esse tema para discutirmos hoje em nossa Reunião?

5 Rendimento após o resultado da Recuperação da 1ª Etapa Avaliativa
Mais de 50% de nossos alunos não conseguiram um bom aproveitamento na Avaliação de Recuperação; Surpreendentemente não somente nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, como também nas demais.

6 Pergunta que não quer calar!
Obs.: O conteúdo aplicado na Avaliação de Recuperação de Etapa, foi o mesmo trabalhado durante toda a “Primeira Etapa”. Como Explicar???

7 Destacaremos os principais Motivos e/ou Fatores que podem atrapalhar o desempenho escolar dos alunos...

8 Uso das ferramentas tecnológicas(principalmente a Internet); Disciplina(comportamento indevido durante as aulas); Atenção/Concentração; Déficit de Atenção; Chegar atrasado na Escola; Parceria entre Alunos e Professores;

9 Estabilidade Familiar; Hábitos Alimentares; Problemas de Visão; Formação dos Pais; Hábitos de Estudo.

10 Hábitos que podem aumentar o desempenho escolar de seu filho...

11 Utilização da Agenda_ O aluno pode usar sua agenda ou listas para escrever suas tarefas e não perder nenhum prazo de entrega, provas e outras lições.  

12 Lição de Casa _ De que adianta fazer as lições e esquecê-las em casa
Lição de Casa _ De que adianta fazer as lições e esquecê-las em casa? Ou não fazê-las? Para evitar esse tipo de problema, separe um local específico no quarto ou sala de estudos em que o aluno possa colocar essas lições e não correr o risco de perdê-las ou esquecê-las.  

13 Conversar com o Professor _ A falta de comunicação afeta todos os relacionamentos, inclusive o do aluno com seus professores. Se no fim da aula o aluno ficou com alguma dúvida ou ainda não entendeu a lição, estimule ele a conversar com seu professor e saiba exatamente o que ele espera de você.

14 Ambiente de estudos _ Assim como a lição precisa de um local específico para ser guardada, os estudos também devem ser feitos em um ambiente exclusivo. Nele o aluno vai conseguir se concentrar com mais facilidade e dispor de todos os materiais necessários para completar as tarefas.

15 Preparar-se para provas _ Além de estudar, o aluno também deve se preparar para lidar com o limite de tempo que as provas estabelecem. Por exemplo, em uma prova que contém testes e uma redação ele terá que equilibrar as questões de maneira que consiga fazer o texto de maneira tranquila.

16 Faça anotações _ Fazer anotações durante as aulas e estudos é muito importante. Elas ajudam o aluno a memorizar os conteúdos e a fazer pequenos resumos daquilo que pode ser cobrado na prova. Além disso, servem como material de consulta para coisas que o professor citou, mas que não estão nos livros de teoria.

17 Ajude o seu filho a vencer a procrastinação _ Procrastinar é adiar as responsabilidades o máximo possível para não ter que fazê-las. Fazer isso prejudica muito o rendimento do aluno, pois o aluno acumula várias tarefas de diferentes matérias em um período curto de tempo para realizá-las.

18 Pais e Responsáveis...

19 “Os pais devem estar envolvidos com a vida escolar dos filhos desde o começo. Deixar a educação somente nas mãos da escola não é uma solução. A participação ativa dos pais na educação e no aprendizado dos filhos, além de ser um facilitador para perceber as dificuldades e facilidades das crianças, dá mais segurança para elas avançarem e melhorarem o desempenho.”

20 “A família tende a poupar o filho de suas responsabilidades
“A família tende a poupar o filho de suas responsabilidades. Já a escola cobra da criança mais autonomia e responsabilidade. Esse conflito faz com que a criança não tenha noção de seus deveres.”

21 Dicas para melhorar o desempenho escolar dos seus filhos...

22 Não deixe para ir na escola somente quando surgir um problema;
*Não deixe para ir na escola somente quando surgir um problema; *Crie um vínculo de comunicação entre seu filho e a escola; * Acompanhe os deveres de casa; * Estabeleça uma rotina; * Organize um espaço para os estudos _ determine para a criança estudar em um local arejado, iluminado, sem barulhos e interferências externas, com acesso direto a todo o material escolar; * Estimule a Leitura prazerosa em casa; * Ajude seu filho a descobrir a fórmula ideal de estudos ( algumas crianças são mais visuais, outras são mais auditivas);

23 *Cuide da saúde de seu filho_ bons hábitos alimentares facilitam no aprendizado; * Estimule a prática de exercícios físicos, pois estes ajudam no desempenho escolar; * Dê mais responsabilidades para seu filho: o indicado é que ele tenha responsabilidades desde cedo;

24 *Mantenha contato com a escola para saber qual é o comportamento do seu filho em sala de aula; * Tenha paciência, pois a melhoria no desempenho não é imediata, e o tempo de recuperação pode demorar; * Procure especialistas para descobrir até que ponto fatores emocionais, fisiológicos ou cognitivos podem interferir no desempenho da criança na escola.

25 Palavra chave... Parceria

26 Família e Escola

27 "Educar é crescer. E crescer é viver
"Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra". Anísio Teixeira


Carregar ppt "Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções..."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google