A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

B O A S V I N D A S Ano Letivo 2013. 2 Informações gerais Disciplina: Segurança da Informação Prof. Davison Marques Recursos de comunicação:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "B O A S V I N D A S Ano Letivo 2013. 2 Informações gerais Disciplina: Segurança da Informação Prof. Davison Marques Recursos de comunicação:"— Transcrição da apresentação:

1 B O A S V I N D A S Ano Letivo 2013

2 2 Informações gerais Disciplina: Segurança da Informação Prof. Davison Marques Recursos de comunicação: Sites na Internet:

3 3 Ementa e Plano de aulas Veja arquivo no site Uniban. O cumprimento do programa é uma responsabilidade conjunta do professor e dos alunos. Vamos manter o acompanhamento do previsto e do realizado no que se refere aos tópicos da ementa.

4 4 Material de apoio às aulas Será disponibilizado material complementar em formato eletrônico. O uso dos livros é essencial para um bom aproveitamento do curso. Somente o uso do material complementar não garante o sucesso nas provas. A participação em sala de aula e a resolução das folhas de exercícios são essenciais.

5 5 Acesso aos Materiais de Apoio O material complementar será disponibilizado na Internet mediante criação de grupo. Qual grupo utilizar?

6 6 Aulas de revisão preparatórias para as provas Algumas aulas poderão ser destinadas à revisão da matéria, mas elas ocorrerão somente se houver disponibilidade de tempo com base no cronograma do curso previsto no programa, isso é, somente será possível se o programa estiver em dia, de acordo com o previsto na ementa do curso. A mecânica é muito simples. As folhas de exercícios respondidas e corrigidas serão repassadas nos pontos que os alunos, de viva-voz, manifestarem a necessidade de esclarecimentos, comentários e/ou complementações. Portanto, essas aulas demandam preparação prévia dos alunos interessados em aproveitar efetivamente a oportunidade. Recomenda-se uma leitura do Material de Apoio, das Perguntas & Respostas das Folhas de Exercício e a anotação das dúvidas e dificuldades.

7 7 Provas AC Todas as provas deverão ser preenchidas à tinta azul ou preta. Resoluções à lápis invalidam qualquer possibilidade de revisão de nota durante a vistas de provas. Todas as provas serão individuais e sem consulta. Evidências de cola durante as provas acarretam nota Zero sumária anotada na folha de prova no ato do delito. As questões de prova não cobrirão detalhes apresentados nos slides identificados como Comentários, porém poderão existir questões que abordem os conceitos dos temas desses mesmos slides. As provas não são mais devolvidas aos alunos, caso o mesmo queira visualizar a prova deverá solicitar a secretaria.

8 8 Faltas Lista de Chamada: Assinatura Normal. O professor poderá fazer chamada no período em que achar recomendável. O professor poderá fazer até 3 chamadas caso julgue necessário. A aula será ministrada normalmente, independente do número de alunos presentes. É responsabilidade do aluno acompanhar suas faltas. No caso de não concordância do aluno, esse deve enviar assim que perceber algum problema para que sejam tomas as devidas providências.

9 9 Disciplina Educação e respeito mútuo são a chave do bom relacionamento em sala de aula e proporcionam maior eficiência no aprendizado. Comentários, sugestões, contribuições, correções e quaisquer outras intervenções durante a aula são permitidas a qualquer tempo. Barulho e conversas desalinhadas com o tema da aula são indesejadas e serão combatidos todo o tempo. É importante que os demais alunos que estejam se prejudicando por essas ações que apoiem o professor na retomada do bom ambiente de aprendizado.

10 10 Uso dos laboratórios Ainda não temos confirmação da disponibilidade de laboratório e as aulas nesse ambiente não foram consideradas na ementa. Sempre que houver possibilidade e oportunidade do tema, será tentado esse agendamento. Alguns softwares serão sugeridos aos alunos que poderão exercitá-los em seus próprios computadores e fora do período de aula. Dúvidas serão esclarecidas sempre que possível.

11 11 O que esperar da aula ?? Apresentação dos principais conceitos de segurança da informação. Alinhamento da teoria com a prática, nas aulas em diversos momentos o professor trará exemplos práticos e fatos do dia-a-dia para exempificar. Discutir os principais aspectos relacionados a segurança da informação e suas diversas ramificações das quais veremos a seguir.

12 12 O que esperar da aula ?? Como trabalhar com segurança da informação de forma ética e responsável. Explorar eventos na área. Incentivo a pesquisa.

13 13 O que (NÃO) esperar da aula ?? Não é objetivo da disciplina ensinar: Criar vírus Invadir sistemas Quebrar senhas Ato ilícitos Todos os exemplos de análises, testes e desafios são exclusivos para fins didáticos. O uso das técnicas e conhecimentos apresentados na disciplina é de responsabilidade exclusiva do aluno.

14 14 Segurança da informação e suas áreas Gestão de continuidade dos negócios Compliance Gestão de segurança da informação Análise de vulnerabilidade Análise de malware Perícia forense computacional Segurança no desenvolvimento de software

15 15 Segurança da informação e suas áreas Segurança de redes (servidores, redes cabeadas ou não) Direito eletrônico Análise de risco Recuperação de desastres Segurança em cloud computing Dentre outras.

16 16 Comentários finais Comentários? Dúvidas?

17 SEJAM BEM VINDOS E APROVEITEM BEM O ANO DE 2013 $uce$$o!! Prof.Davison Marques


Carregar ppt "B O A S V I N D A S Ano Letivo 2013. 2 Informações gerais Disciplina: Segurança da Informação Prof. Davison Marques Recursos de comunicação:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google