A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS ELEMENTOS D0 CLIMA 1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS ELEMENTOS D0 CLIMA 1."— Transcrição da apresentação:

1 OS ELEMENTOS D0 CLIMA 1

2 Voce conhece o tupa?

3 Todos os elementos que permitem caracterizar o clima.
3

4 Precipitação Queda de água no estado líquido (chuva, orvalho,geada) ou sólido (neve e granizo).

5

6 Nível de calor resultado da ação da radiação solar.
Temperatura Nível de calor resultado da ação da radiação solar.

7 Com a mudança de temperatura, as doenças
mais comuns surgem no homem.

8 Vento Movimento do ar com uma determinada direção e intensidade.
Os ventos se movimentam das áreas de alta pressão para as áreas de baixa pressão.

9

10 Pressão que o ar (atmosfera) exerce sobre a superfície da Terra.
Pressão atmosférica Pressão que o ar (atmosfera) exerce sobre a superfície da Terra.

11

12 Que tipo de fator climático a
imagem está nos condicionando?

13 Quantidade de vapor de água presente na atmosfera.
Umidade Quantidade de vapor de água presente na atmosfera.

14 ELEMENTOS DO CLIMA Precipitação Temperatura Vento Pressão Atmosférica
Umidade

15 Precipitação - Queda de água no estado
Precipitação - Queda de água no estado líquido (chuva) ou sólido (neve e granizo). Temperatura - Grau de aquecimento do ar. Vento - Movimento do ar com uma determinada direção e intensidade. Pressão Atmosférica - Força que o ar (atmosfera) exerce sobre a superfície da Terra. Umidade - Quantidade de vapor de água presente na atmosfera.

16 FACTORES DO CLIMA ELEMENTOS DO CLIMA
Altitude Latitude; Massas de Ar Maritimidade/proximidade Correntes Maritimas Vegetação e Relevo Vamos Abreviar: TUPA T –Temperatura U – Umidade P – Pressão A - Atmosférica V – Vento P - Precipitações

17 ATIVIDADES: 1. O que entendo por tempo atmosférico? 2. Qual o conceito de clima? 3. Quais os fatores climáticos que caracterizam o clima? 4. Cite os atributos ou elementos climáticos mais importantes que influenciam no clima de um lugar? 5. Crie uma tabela que apresente as características dos fatores climáticos citados anteriormente?

18 CARACTERISTICAS LATITUDE
FATORES CLIMATICOS CARACTERISTICAS LATITUDE * Quanto maior a latitude, ou seja, mais distante da linha do equador, menor são as temperaturas médias anuais, dizemos que é alta latitude; * E dizemos que é baixa latitude, com aumento da temperatura, quando nos aproximamos da linha do equador. ALTITUDE * Quanto maior a altitude menor a temperatura e mais rarefeito se torna o ar; E quanto menor a altitude maior a temperatura. * Quanto menor o albedo maior absorção de raios solares e maior aquecimento e irradiação solar. E quanto maior o albedo menor absorção de raios solares. MASSAS DE AR Podem ser divididas da seguinte forma: oceânicas (ar úmido) e continentais (ar seco); as tropicais e equatoriais (ar quentes); e as temperadas e polares (ar frios).

19 CONTINENTALIDADE E MARITIMIDADE
FATORES CLIMATICOS CARACTERISTICAS CONTINENTALIDADE E MARITIMIDADE São grandes massas de águas. A continentalidade exerce forte influência de temperatura e a umidade do ar devido a sua maior absorção de calor sobre a superfície. A maritimidade diminui a temperatura do lugar, e consequentemente a umidade relativa do ar aumenta provocando chuvas na região oriundo dessas massas de ar. CORRENTES MARINHAS São extensas porções d’águas; Se deslocam na mesma direção, movimentadas pela ação dos ventos ou rotação da Terra. Suas diferenças são a temperatura, salinidade e direção; VEGETAÇÃO  São importantes colaboradas na fator do clima. Elas retiram do solo, através de suas raízes, a umidade e transferem para atmosfera (na evapotranspiração) pelas folhas. RELEVO Influi na temperatura e na umidade; Facilita ou dificulta a circulação das massas de ar pois está associado a sua altitude dependendo do relevo onde se encontra.

20 tipos de clima

21 OBJETIVOS DA AULA Conhecer os tipos de climas existentes
no Brasil e as influências das mudanças de temperaturas;

22

23

24 VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM CLIMOGRAMA?
SABE PARA QUE SERVE?

25

26

27

28 QUAIS OS CLIMAS ATUANTES NO BRASIL?

29 VOCÊ TEM BOA MEMÓRIA? LEMBRA DO MAPA ANTERIOR? AGORA IDENTIFIQUE
OS CLIMAS DO BRASIL REPRESENTADO PELOS NÚMEROS.

30

31 VOCÊ LEMBRA O QUE SÃO MASSAS DE AR?
VAMOS CONHECER AS MASSAS DE AR ATUANTES NO BRASIL

32 Atividades Observe atentamente os dois gráficos termopluviométricos e
assinale “V” para as informações verdadeiras, e “F” para as frases falsas:  ( ) O gráfico 1 representa uma cidade mais chuvosa do que a cidade representada no gráfico 2. b. ( ) O gráfico 1 apresenta grande amplitude térmica. c. ( ) O gráfico 2 apresenta grande amplitude térmica. d. ( ) O gráfico 2 representa uma localidade localizada no hemisfério sul. e. ( ) O gráfico 2 representa uma localidade localizada no hemisfério norte. f. ( ) A variação de temperatura é maior na localidade representada no gráfico 2. g.( ) No gráfico 2, as chuvas são bem distribuídas ao longo do ano. h.( ) Pode-se deduzir que os dados do gráfico 1 representam uma localidade do Sertão Nordestino, com clima semi-árido. i. ( ) As chuvas estão melhores distribuídas no gráfico 1. j. ( ) A temperatura está mais equilibrada, com poucas variações, ao longo do ano no gráfico 1.

33 02. Explique com suas palavras o que é um climograma
02. Explique com suas palavras o que é um climograma. E quais informações podemos observar neste tipo de representação gráfica? 03. (VUNESP) De modo geral, os espaços geográficos cujo clima é influenciado pela maritimidade apresentam: a) menor amplitude térmica anual. b) chuvas escassas e mal distribuídas durante o ano. c) maior amplitude térmica anual. d) menor quantidade de dias chuvosos e de nevoeiro. e) chuvas escassas concentradas no inverno.

34 04. (UFRN – 2009) O clima é influenciado pelo movimento das massas de ar que atuam
sobre as diferentes áreas do planeta. A respeito das massas de ar, pode-se afirmar: a) Os seus deslocamentos ocorrem de uma zona de alta pressão atmosférica para uma de baixa pressão. b) Os valores originais de pressão, temperatura e umidade são mantidos no decorrer de seu deslocamento. c) Aumentam sua umidade, ao passarem sobre as corren-tes marítimas frias, e provocam chuvas intensas no conti-nente. d) Ao se formarem próximo às altas latitudes, são quentes e, em áreas de baixas latitudes, são frias.

35 05. As características descritas abaixo fazem referência a
um único tipo de clima brasileiro. Temperaturas médias elevadas ao longo do ano. Baixa precipitação anual e chuvas mal distribuídas. Encontro de quatro massas de ar: Equatorial Continental Equatorial Atlântico e Tropical Atlântico O fenômeno La Niña, em que há um resfriamento da temperatura média das águas do Oceano Pacífico Equatorial, pode acarretar um excesso de precipitação. Analise-as e responda a qual tipo de clima elas estão se referindo.     Clima Tropical b)     Clima Semiárido c)     Clima Equatorial d)     Clima Subtropical e)     Clima Tropical Úmido

36 Respostas: 1. 2. VER RESPOSTA DE ALUNO V F 3. LETRA ‘A’ 4. LETRA ‘A’
5. LETRA ‘B’


Carregar ppt "OS ELEMENTOS D0 CLIMA 1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google