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3° aulão de Matemática RUMO À UNIVERSIDADE EU POSSO, EU CHEGO LÁ

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Apresentação em tema: "3° aulão de Matemática RUMO À UNIVERSIDADE EU POSSO, EU CHEGO LÁ"— Transcrição da apresentação:

1 3° aulão de Matemática RUMO À UNIVERSIDADE EU POSSO, EU CHEGO LÁ
PROF:. ROGÉRIO SOARES 3° aulão de Matemática

2 ESTUDO DE GRÁFICOS

3 COMPREENDER OS GRÁFICOS É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA A PROVA DO ENEM, POIS, A PROVA DE MATEMÁTICA ENVOLVE TODOS OS CONCEITOS MATEMÁTICOS COM O CONHECIMENTO DA ATUALIDADES E TAMBÉM DE ARÉAS ESPECÍFICAS.

4 ENEM 04. As Olimpíadas são uma oportunidade para o
congraçamento de um grande numero de países, sem discriminação política ou racial, ainda que seus resultados possam refletir características culturais, socioeconômicas e étnicas. Em 2000, nos Jogos Olímpicos de Sydney, o total de 300 medalhas de ouro conquistadas apresentou a seguinte distribuição entre os 196 países participantes, como mostra o gráfico. Esses resultados mostram que, na distribuição das medalhas de ouro em 2000, a) cada país participante conquistou pelo menos uma. b) cerca de um terço foi conquistado por apenas três países. c) os cinco países mais populosos obtiveram os melhores resultados. d) os cinco países mais desenvolvidos obtiveram os melhores resultados. e) cerca de um quarto foi conquistado pelos Estados Unidos.

5 Sydney, em 2000. a) homens e mulheres, na mesma proporção.
ENEM 04 - O número de atletas nas Olimpíadas vem aumentando nos últimos anos, como mostra o gráfico. Mais de atletas participaram dos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000. Nas últimas cinco Olimpíadas, esse aumento ocorreu devido ao crescimento da participação de a) homens e mulheres, na mesma proporção. b) homens, pois a de mulheres vem diminuindo a cada Olimpíada. c) homens, pois a de mulheres praticamente não se alterou. d) mulheres, pois a de homens vem diminuindo a cada Olimpíada. e) mulheres, pois a de homens praticamente não se alterou.

6 Durante esse período, a época em que o real esteve
Enem 05- No gráfico abaixo, mostra-se como variou o valor do dólar, em relação ao real, entre o final de 2001 e o início de Por exemplo, em janeiro de 2002, um dólar valia cerca de R$ 2,40. Durante esse período, a época em que o real esteve mais desvalorizado em relação ao dólar foi no a) final de 2001. b) final de 2002. c) início de 2003. d) final de 2004. e) início de 2005.

7 Emen – 05 . Um pátio de grandes dimensões vai ser revestido por pastilhas quadradas brancas e pretas, segundo o padrão representado ao lado, que vai ser repetido em toda a extensão do pátio. As pastilhas de cor branca custam R$ 8,00 por metro quadrado e as de cor preta, R$ 10,00. O custo por metro quadrado do revestimento será de R$ 8,20. b) R$ 8,40. c) R$ 8,60. d) R$ 8,80. e) R$ 9,00.

8 Enem 06. Os gráficos 1 e 2 a seguir mostram, em milhões de reais, o total do valor das vendas que uma empresa realizou em cada mês, nos anos de 2004 e Como mostra o gráfico 1, durante o ano de 2004, houve, em cada mês, crescimento das vendas em relação ao mês anterior. A diretoria dessa empresa, porém, considerou muito lento o ritmo de crescimento naquele ano. Por isso, estabeleceu como meta mensal para o ano de 2005 o crescimento das vendas em ritmo mais acelerado que o de Pela análise do gráfico 2, conclui-se que a meta para 2005 foi atingida em: a) janeiro, fevereiro e outubro. b) fevereiro, março e junho. c) março, maio e agosto. d) abril, agosto e novembro. e) julho, setembro e dezembro.

9 É um título adequado para a matéria jornalística em que
Enem 06 - O gráfico abaixo foi extraído de matéria publicada no caderno Economia & Negócios do jornal O Estado de S. Paulo, em 11/6/2006. É um título adequado para a matéria jornalística em que esse gráfico foi apresentado: a) Brasil:inflação acumulada em 12 meses menor que a dos EUA. b) Inflação do terceiro mundo supera pela sétima vez a do primeiro mundo. c) Inflação brasileira estável no período de 2001 a 2006. d) Queda no índice de preços ao consumidor no período e) EUA; ataques terroristas causam hiperinflação.

10 ENEM 2007.

11 ENEM 06

12 Enem 2006

13 ENEM. Uma criança brinca com um grande tabuleiro de xadrez 8x8 estendido no piso da sala de sua casa, como mostrada na figura, e uma grande quantidade de grãos de feijão. Ela coloca um grão na casa de número 1, dois grãos na casa de número 2, quatro grãos na casa de número 3, oito grãos na casa de número 4 e assim sucessivamente até a casa de número 64. Quantos grãos de feijão a criança terá colocado até a 5° casa? A) b) c) d) e) 15

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15 12. UMA URNA TEM 30 BOLAS, SENDO 10 VERMELHAS E 20 AZUIS
12. UMA URNA TEM 30 BOLAS, SENDO 10 VERMELHAS E 20 AZUIS. SE SORTEARMOS 2 BOLAS, 1 DE CADA VEZ E RESPONDO A SORTEADA NA URNA. QUAL SERÁ A PROBABILIDADE DE A PRIMEIRA SER BRANCA E A SEGUNDA SER PRETA? 2/8 1/8 2/9 2/7 1/9

16 13. EM UM GRUPO DE 500 ESTUDANTES, 80 ESTUDAM ENGENHARIA, 150 ESTUDAM ECONOMIA E10 ESTUDAM ENGENHARIA E ECONOMIA. SE UM ALUNO É ESCOLHIDO AO ACASO. QUAL A PROBABILIDADE DOS ALUNO QUE NÃO ESTUDAM NENHUM CURSO? 1/50 7/50 11/25 14/25 7/25

17 Enem 2007

18 Enem 07 ½ b) 1/ c) ¼ d)1/ e)1/6

19 BOM DIA E BONS ESTUDOS!!!


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