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Estruturas de repetição ou ciclos

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Apresentação em tema: "Estruturas de repetição ou ciclos"— Transcrição da apresentação:

1 Estruturas de repetição ou ciclos

2 Estruturas de repetição
Podem ser de 2 tipos: Ciclos controlados por uma condição; Ciclo com base numa condição a avaliar no fim Repeat <instruções> Until <condição> Ciclo com base numa condição a avaliar no inicio While <condição> do <instruções> Ciclos controlados por um contador; Ciclo controlado por um contador automático For <cont:=v_inicial> to v_final do <instruções>

3 Ciclo com condição no final “Repeat…Until…”
Sintaxe: Repeat <instruções> Until <condição>

4 Exemplo: Cálculo de um somatório com um número de parcelas desconhecido à partida:
program repeat1; var conta, soma, valor : integer; begin writeln(‘Cálculo do somatório de uma serie de valores’); writeln(‘termine com 0’); conta:=0; soma:=0; repeat write(‘introduza um valor’); readln(valor); Conta:=conta+1; // conta por cada valor que entra, incrementa 1 Soma:=soma + valor; // soma cada valor que entra Writeln(‘soma=’, soma); until valor = 0; writeln(‘foram introduzidos’, conta, ‘valores.’); end.

5 Ciclo com condição no inicio “While…Do…”
Sintaxe: While <condição> Do <instruções>

6 Exemplo: Cálculo de um somatório de um número de parcelas desconhecido à partida
program while1; var valor, soma : real; begin writeln(‘Introduza um valor. Termine com 0’); readln(valor); soma := valor; while valor <> 0 Do writeln (‘Introduza um novo valor’); soma := soma + valor; writeln(‘soma:’, soma); end; end.

7 Ciclo com contador automático “For…To…Do”
Sintaxe: For<varcont> := <v_inicial>TO/DOWNTO <v_final> Do <instruções>

8 Exemplo: Repetir uma condição um determinado número de vezes
program for1; var i : integer; nome : string; begin write(‘escreva o seu nome’); readln(nome); for i := 1 to 3 do writeln(nome); for i := 0 to 5 do writeln (i); end.

9 Instruções de saltos “GOTO”
Instrução 1 Instrução 2 . Goto Local x Local x: Instrução x1 Instrução x2 Salto

10 GOTO A utilização de uma instrução GOTO obriga à declaração prévia, na parte declarativa do programa, de uma cláusula especifica: Label <etiqueta> exemplo: label localx; Depois, na parte das instruções do programa, o label ou etiqueta previamente declarado deverá aparecer em duas situações distintas, pelo menos:

11 Goto 1) LocalX; O label é seguido por 2 pontos, assinalando assim que este é uma marcação do código para onde se poderá reenviar o fluxo do programa em instruções de salto com Goto; 2) GOTO LocalX; aqui o label surge antecedido do comando Goto; portanto, estamos perante uma instrução de salto que reenvia a continuação das acções do programa para o local onde está o referido label LocalX (com dois pontos)


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