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Brazil Scrum Gathering São Paulo, Maio de 2009 Brazil Scrum Gathering 2009 Implantando Scrum em ambientes distribuídos Heitor Roriz Filho, MSc, CSP São.

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1 Brazil Scrum Gathering São Paulo, Maio de 2009 Brazil Scrum Gathering 2009 Implantando Scrum em ambientes distribuídos Heitor Roriz Filho, MSc, CSP São Paulo, 12 de Maio de 2009

2 Brazil Scrum Gathering São Paulo, Maio de 2009 Agenda  Biografia  Times geograficamente distribuídos  Problemas e soluções de implantação do Scrum  Estudo de caso: Siemens Mobile e FPF  Resultados alcançados  Indo além do horizonte

3 Brazil Scrum Gathering São Paulo, Maio de 2009 Hands-on consulting Biografia Times distribuídos Problemas e soluções Siemens Mobile e FPF Resultados alcançados Indo além  10 anos de experiência no mercado de TI atuando como developer e gerente de projetos de software  2 anos como Project Management Consultant no Fraunhofer Institut em Stuttgart, Alemanha  3 anos como Gerente de Informação e ScrumMaster no Instituto de Planejamento Urbano de Manaus  3 anos como ScrumMaster em projetos Java J2ME e J2EE  2 anos como developer na DaimlerChrysler AG em Esslingen, Alemanha  Mestre em Information Technology, Universität Stuttgart  Fundador da Massimus Consulting, empresa de consultoria e treinamento para adoção de Scrum no Brasil

4 Brazil Scrum Gathering São Paulo, Maio de 2009  Fundada em abril de 2006, a Massimus Consulting atua no mercado nacional ajudando as empresas a implantar Scrum Foco no comportamental Treinamentos, certificação e palestras em parceria com CSTs renomados no mercado nacional e internacional ScrumExpress: pacote de serviços para adoção gradativa do Scrum, minimizando os impactos nos negócios, otimizando o ROI Biografia Times distribuídos Problemas e soluções Siemens Mobile e FPF Resultados alcançados Indo além A empresa

5 Brazil Scrum Gathering São Paulo, Maio de 2009 Projetos em andamento  Concepção de uma solução de Data Warehouse (DW) e Business Intelligence (BI) para a Superintendência da Zona Franca de Manaus, com Scrum  Engenharia de Software com Scrum  Pesquisa experimental para adoção do Scrum como metodologia de GP fora da realidade de projetos de software e fatores que afetam sua adoção Aplicação do Scrum em projetos de edificações (arquitetura e engenharia civil) Biografia Times distribuídos Problemas e soluções Siemens Mobile e FPF Resultados alcançados Indo além

6 Brazil Scrum Gathering São Paulo, Maio de 2009 Times distribuídos  Times virtuais Forma de transpassar as diferenças em tempo e geografia através da co-presença virtual (colocation)  Quando ocorre? Offshore software development Multinacionais que desenvolvem software, seja como produto final ou não Cidades, prédios: scrum teams separados fisicamente  Como organizar? Aplicando tecnologia, explorando a comunicação como forma de solucionar as fricções do tempo e geografia Biografia Times distribuídos Problemas e soluções Siemens Mobile e FPF Resultados alcançados Indo além

7 Brazil Scrum Gathering São Paulo, Maio de 2009 Times distribuídos Biografia Times distribuídos Problemas e soluções Siemens Mobile e FPF Resultados alcançados Indo além GMT+2 GMT+5 GMT-4 GMT-7 GMT-3 24 horas de desenvolvimento non-stop

8 Brazil Scrum Gathering São Paulo, Maio de 2009 Problemas e soluções Biografia Times distribuídos Problemas e soluções Siemens Mobile e FPF Resultados alcançados Indo além  Em pesquisa conduzida pela VersionOne, 57% dos times entrevistados são distribuídos 3rd Annual Survey: 2008 “The State of Agile Development” http://www.versionone.com/pdf/3rdAnnualStateOfAgile_FullDataReport.pdf  Desafio: ater-se aos princípios ágeis em um ambiente que afeta a comunicação  Soluções:  Utilizar paliativos de forma a minimizar os impactos  Utilizar diferentes tipos de tecnologia de comunicação ao mesmo tempo (IM, video, telcos)  Ter representantes do time externo com posterior reunião entre tais representantes

9 Brazil Scrum Gathering São Paulo, Maio de 2009  Palavra-chave: comunicação Tecnologia: telcos e alta velocidade Processo: foco nas pessoas  Características Organizacionais e culturais intrínsecas G. Hosftede, “Cultural Dimensions for International Business”  Cultura é geralmente um fator de conflitos ao invés de sinergia ScrumMaster como gerenciador de conflitos Atenção redobrada aos soft skills do SM Problemas e soluções Biografia Times distribuídos Problemas e soluções Siemens Mobile e FPF Resultados alcançados Indo além

10 Brazil Scrum Gathering São Paulo, Maio de 2009 Problemas e soluções Biografia Times distribuídos Problemas e soluções Siemens Mobile e FPF Resultados alcançados Indo além  ScrumMaster em times distribuídos Responsável pela correta adoção da metodologia + Estratégias com táticas diferenciadas + Preparação da infraestrutura de comunicação + Foco nos aspectos comportamentais do Scrum Conhecimento de processos internos em implantação ou já existente  Perfil negociador  Desenvolvimento da inteligência emocional  Inspect and adapt: lucrar com os conflitos

11 Brazil Scrum Gathering São Paulo, Maio de 2009 Estudo de caso Biografia Times distribuídos Problemas e soluções Siemens Mobile e FPF Resultados alcançados Indo além  Siemens Mobile, BenQ-Siemens, BenQ Mobile Escritório Manaus, ca. 60 pessoas Escritório Munique, ca. 800 pessoas Escritório Polônia, ca. 40 pessoas  FPF: Fundação Paulo Feitoza Base em Manaus, ca. 300 pessoas  Projeto: desenvolvimento de plataforma emuladora CLDC em Java (J2SE e J2ME) Emulador-base: conjunto mínimo de JSRs Produtos específicos: adição de novas JSRs ao framework do emulador

12 Brazil Scrum Gathering São Paulo, Maio de 2009 Descrição do ambiente Biografia Times distribuídos Problemas e soluções Siemens Mobile e FPF Resultados alcançados Indo além GMT+2 GMT-4 GMT+3 BenQ Mobile MAO: 6 integrantes FPF: 20 integrantes BenQ Mobile POL: 4 integrantes BenQ Mobile DE: 6 integrantes

13 Brazil Scrum Gathering São Paulo, Maio de 2009 Overview da implantação Biografia Times distribuídos Problemas e soluções Siemens Mobile e FPF Resultados alcançados Indo além  Processo gradual e simples de implantação  Específico para a empresa envolvida Preparação“Oficialização”Fine-tuning ProsCons Maior transparênciaDemora na adoção Menor resistência Menor impacto no cotidiano

14 Brazil Scrum Gathering São Paulo, Maio de 2009 Preparação para implantação Biografia Times distribuídos Problemas e soluções Siemens Mobile e FPF Resultados alcançados Indo além  Semestre de introdução dos conceitos iniciais  Iterações e timebox  Seletividade de conceitos SDLC: high level design, low level design, teste e release  Reuniões de planejamento ao final das iterações  Treinamento CSM com Martine Devos: certificação de 5 ScrumMasters  Replicação de conhecimento: cross-functional teams  Treinamentos nos respectivos processos de cada empresa

15 Brazil Scrum Gathering São Paulo, Maio de 2009 Preparação para implantação  Atividades impactantes em andamento  Consultoria CMMI em andamento para obtenção de certificação  Desenvolvimento do processo interno da empresa FPF  BenQ Mobile: adoção do Scrum na Europa e confecção de artefatos para replicação nas demais sedes da empresa  Top-down adoption  Adequação dos parceiros BenQ-Siemens  Outros projetos rodando em paralelo também implantando o Scrum Biografia Times distribuídos Problemas e soluções Siemens Mobile e FPF Resultados alcançados Indo além

16 Brazil Scrum Gathering São Paulo, Maio de 2009 Oficialização da implantação Biografia Times distribuídos Problemas e soluções Siemens Mobile e FPF Resultados alcançados Indo além  Treinamento interno nas empresas dado pelos ScrumMasters  Scrum patterns levados à risca: requisição imposta pelo cliente  Utilização dos artefatos do framework Scrum: Product Backlog Sprint Backlog  Tradeoff: até que ponto adaptar? Artefatos do processo definido interno + backlogs

17 Brazil Scrum Gathering São Paulo, Maio de 2009 Backlogs Biografia Times distribuídos Problemas e soluções Siemens Mobile e FPF Resultados alcançados Indo além  Problema comum: conteúdo padrão dos templates por aí afora mas... Processo final de trabalho PMBOKScrumCMMI

18 Brazil Scrum Gathering São Paulo, Maio de 2009 Backlogs Biografia Times distribuídos Problemas e soluções Siemens Mobile e FPF Resultados alcançados Indo além  Realizado um estudo para determinação dos possíveis impactos e possibilidade de coexistência do Scrum e demais processos definidos Selecionados artefatos criados no processo e analisado frente aos artefatos Scrum Backlog como adendo a determinados artefatos ou backlog extendido para atender as áreas de processo Exemplo: Configuration Management, Project Monitoring and Control, Measurement and Analysis

19 Brazil Scrum Gathering São Paulo, Maio de 2009 Backlogs Biografia Times distribuídos Problemas e soluções Siemens Mobile e FPF Resultados alcançados Indo além  Scrum e processos CMMI-like podem coexistir  Conhecimento empírico. Além disso: Vide Jeff Sutherland: Scrum corretamente implantado, corresponde a CMMI level 3 “Initial pilots show productivity on Scrum teams almost twice that of traditional teams. Other projects demonstrated a story based test driven approach to software development reduced defects found during final test by 38%.” “In order to maintain CMMI Level 5 certification, a careful assessment of practices required in addition to Scrum was necessary. Because Scrum reduced by almost 50% every category of work (defects, rework, total work required, and process overhead), it substantially cut the ongoing cost of maintaining CMMI Level 5 certification.”

20 Brazil Scrum Gathering São Paulo, Maio de 2009 Backlog fine-tuning Biografia Times distribuídos Problemas e soluções Siemens Mobile e FPF Resultados alcançados Indo além Prioritization of user stories  PDT: Product Definition Team: Product Owner, ScrumMasters, ADT – Architecture Definition Team  Adição de métricas: BV Growth, Bug correction, Velocity, BV Gained (per Sprint, per Project), PBIs: Accepted, Suspended

21 Brazil Scrum Gathering São Paulo, Maio de 2009 O poder dos backlogs Biografia Times distribuídos Problemas e soluções Siemens Mobile e FPF Resultados alcançados Indo além  Sprint Backlog: Um para entrada do trabalho restante para cada atividade Um para o overview geral do Sprint  Burndown graph Por time  Script VB para cálculos estatísticos: Horas trabalhadas vs. horas planejadas Geração automatizada de gráficos  O poder dos backlogs: base para a geração dos dados em nível gerencial

22 Brazil Scrum Gathering São Paulo, Maio de 2009 Testes Biografia Times distribuídos Problemas e soluções Siemens Mobile e FPF Resultados alcançados Indo além  Os testes eram realizados por testadores diluídos nos times Scrum: black box e white box  Cada time solicitava testadores do pool de testers durante o planejamento, sempre que necessário Alfa teamBeta team Gama team Planilhas de teste, com base nos testes de aceitação contidos no PBL Participação nos daily scrums Atuação apenas ao final do sprint Tester

23 Brazil Scrum Gathering São Paulo, Maio de 2009 Comunicação Biografia Times distribuídos Problemas e soluções Siemens Mobile e FPF Resultados alcançados Indo além  Cerimônias padrão do framework Scrum Sprint Planning Sprint Retrospective Daily Scrums  Semanalmente, realização do Scrum of Scrums com os ScrumMasters na Europa e Brasil Participação do Product Owner Teleconferência (WebEx, etc.)

24 Brazil Scrum Gathering São Paulo, Maio de 2009 Resultados alcançados Biografia Times distribuídos Problemas e soluções Siemens Mobile e FPF Resultados alcançados Indo além  Feedback dos times: Aumento do comprometimento Maior sentimento de responsabilidade pelo produto Objetivos claramente definidos Maior visibilidade sobre o processo de desenvolvimento Melhorias podem ser aplicadas gradativamente Aumento da qualidade do produto Time mais ágil Sentimento de produção Maior participação do cliente

25 Brazil Scrum Gathering São Paulo, Maio de 2009 Resultados alcançados Biografia Times distribuídos Problemas e soluções Siemens Mobile e FPF Resultados alcançados Indo além  Feedback do cliente: Maior interação com os times de desenvolvimento Habilidade de encontrar onde os problemas realmente estão Número otimizado de reuniões Gerenciamento de risco razoável Aumento da qualidade do produto

26 Brazil Scrum Gathering São Paulo, Maio de 2009 Indo além: melhorias Biografia Times distribuídos Problemas e soluções Siemens Mobile e FPF Resultados alcançados Indo além  Utilização de ferramentas para aumentar a interação entre os times  Clara definição de um processo de bug fixing  Definição de um processo de release  Utilização de ferramentas ajuda na adoção do Scrum: ScrumWorks ScrumDesk Etc.  Treinamentos sobre os conceitos lean Redução da resistência à mudança Aumento da confiança na metodologia

27 Brazil Scrum Gathering São Paulo, Maio de 2009 Indo além: melhorias Biografia Times distribuídos Problemas e soluções Siemens Mobile e FPF Resultados alcançados Indo além  Criação de um meta-time de processo para tratar de tarefas específicas de adesão ao processo interno baseado no CMMI  Participação em diversos projetos em atividades como Gerência de configuração Criação inicial de artefatos Melhoria contínua do processo Alfa team Gama team Process team Beta team

28 Brazil Scrum Gathering São Paulo, Maio de 2009 Brazil Scrum Gathering 2009 Implantação do Scrum em ambientes distribuídos Heitor Roriz Filho, MSc, CSP São Paulo, 12 de Maio de 2009


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