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Desenvolvimento ágil: eXtreme Programming vs SCRUM Tiago Rodrigues de Mello CCO-230 – ENGENHARIA DE SOFTWARE / 2010.

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1 Desenvolvimento ágil: eXtreme Programming vs SCRUM Tiago Rodrigues de Mello CCO-230 – ENGENHARIA DE SOFTWARE / 2010

2 Agenda Desenvolvimento Ágil de Software eXtreme Programming SCRUM Comparações Conclusão

3 Manifesto Ágil Indivíduos e interação entre eles mais que processos e ferramentas; Software em funcionamento mais que documentação abrangente; Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos; Responder a mudanças mais que seguir um plano.

4 eXtreme Programming - XP Método de desenvolvimento de software; Conjunto de valores, princípios e práticas; Ciclo de desenvolvimento curtos e releases frequentes; Permite respostas rápidas a mudanças de requisitos em qualquer etapa do desenvolvimento; Enfatiza o trabalho em equipe que se auto- organiza em que todos são iguais num trabalho colaborativo.

5 XP - Valores Simplicidade; Comunicação; Feedbacks; Coragem; Respeito.

6 XP: Simplicidade Não tente prever o futuro! Comece por soluções simples e que funcionem. Melhorias são adicionadas depois.

7 XP: Comunicação Todos são parte do time, inclusive o cliente! Contato diário e face a face. Pair programming.

8 XP: Feedbacks Testes: Unitários; Integração. Cliente: Testes funcionais. Membros do time: Quando um novo requisito chega o time estima quanto tempo será necessário.

9 XP: Coragem Não deixe para amanha o que pode ser feito agora! Não ficou bom?! Refaça o quanto necessário! Se não precisa, jogue fora!

10 XP: Respeito Ninguém modifica o código no repositório sem testar antes; Todos buscam a melhor solução, o melhor design para poupar retrabalhos futuros; Todos os valores anteriores são respeitados; Pessoas são valorizadas e ninguém é ignorado.

11 XP - Práticas Process – On-site customer (cliente no local), testing (testes), small releases (versões pequenas), planning game (planejamento do jogo) Programming – Simple design (projeto simples), testing (testes), refactoring(reconstrução), coding standars(código padrão) ; Team – Collective ownership (código coletivo), continuous integration (integração continua), metaphor (metáfora), pair programming (programação em par), small releases (versões pequenas) ;

12 SCRUM Framework iterativo e incremental para desenvolvimento ágil de sofware; Não há prática de engenharia pré-definida; Conjunto de práticas e papéis predefinidos; Sprints (iterações);

13 SCRUM

14 SCRUM: Planejamento, Product Backlog Product Backlog é criado; Data de entrega do produto final é definida; Componentes do sistema são priorizados; Custo e riscos são estimados; Cliente participa.

15 SCRUM: Sprints Ciclo iterativo de desenvolvimento; 1 a 4 semanas de duração (o time define); Um subconjunto do Product Backlog é selecionado para fazer parte do Sprint atual (Sprint Backlog) ; Durante o sprint, nenhuma funcionalidade deve ser adicionada; no entanto as existentes no Sprint Backlog podem ser atualizadas ou alteradas.

16 SCRUM: Papéis Dono do produto (Product Owner); ScrumMaster; Equipe.

17 Dono do Produto Define as funcionalidades do produto e as prioriza; Responsável pela visão de negócios do projeto; Aceita ou rejeita resultados dos trabalhos; Cliente + Analista de Requisitos.

18 ScrumMaster Facilitador: responsável por remover obstáculos do time e assegurar que as práticas estão sendo executadas corretamente; Escudo contra interferências externas.

19 Time Reponsável pela entrega de soluções; Desenvolvedores de software, analista de testes, designers entre outros; Trabalha de forma auto-gerenciada.

20 Reuniões Sprint Planning 1 Product Backlog (Todos participam); Sprint Planning 2 (Cliente não participa) Sprint Backlog; Daily Scrum (Time + ScrumMaster) Sprint Review/Reflection (30 dias).

21 Daily Scrum Reunião curta (15 min); ScrumMaster é o responsável e pergunta a cada membro do time: O que fez ontem? O que fará hoje? Existe algum obstáculo?

22 XP vs SCRUM Semelhanças: Ambos não prevêem o futuro (não definem todos os requisitos já de início); Ambos produzem software que funcionam a cada iteração; Comunicação é essencial (Reuniões diárias).

23 XP vs SCRUM Diferenças: SCRUM tem papéis pré-definidos; XP a validação do software é feita a todo instante (Testes); SCRUM somente ao final de cada Sprint; XP adota a programação em par como prática fundamental; XP é um método e SCRUM é um FRAMEWORK?!

24 Conclusão Ambas abordagens procuram resolver limitações dos métodos tradicionais de desenvolvimento ; Reduzir custos com mudanças de requisitos ao longo do desenvolvimento; Reduzir tempo de entrega do produto final ao cliente. Embora SCRUM seja mais abrangente; ambas dependem de uma avaliação do contexto para serem utilizadas.

25 Referências Extreme Programming Explained: Embrace Change, Kent Beck; http://www.extremeprogramming.org/; http://www.extremeprogramming.org/ Wikipedia; http://improveit.com.br.

26 Dúvidas e discussões


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